EDUCAÇÃO: Foco no engajamento dos professores e aprendizagem - BrazilLAB
PT EN
Logo BrazilLAB
EDUCAçãO INOVAçãO SETOR PúBLICO

EDUCAÇÃO: Foco no engajamento dos professores e aprendizagem

04/05/2016

Nas últimas décadas, o Brasil avançou de maneira significativa expandindo o acesso à educação fundamental para 95% da po

Nas últimas décadas, o Brasil avançou de maneira significativa expandindo o acesso à educação fundamental para 95% da população. No entanto, o aumento de acesso não veio com uma melhoria na qualidade. A taxa oficial de analfabetismo funcional é de 27%, ou seja, os jovens estão na escola, mas não estão aprendendo, pois não conseguem interpretar textos simples ou fazer operações matemáticas básicas.

Um dos elementos mais importantes para reverter esse cenário é o professor e o seu engajamento com o processo de aprendizagem do aluno.

Estudos também apontam outras razões que explicam os possíveis problemas de aprendizagem. As causas mais destacadas são: falta de assistência e acompanhamento dos pais na vida escolar, nível cultural dos pais, pobreza, violência e conteúdos curriculares inadequados.

Sabemos que a pobreza e a baixa escolaridade dos pais são fatores de forte impacto negativo no processo de aprendizagem. Porém acreditamos na hipótese de que os altos índices de absenteísmo dos professores comprometam o processo. Um estudo elaborado por uma pesquisadora da FGV intitulado – “A Falta Faz Falta?” – demonstrou, por exemplo, que a cada duas ausências de um professor titular, os alunos perdem 0,14 ponto na prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - o Saresp.

A partir deste cenário, desafiamos empreendedores a pensarem e submeterem ideias e/ ou soluções já existentes a partir das seguintes perguntas:

- Como a tecnologia pode contribuir com o desafio de engajar pais e professores no processo de aprendizagem do aluno, reduzindo as taxas de absenteísmo?

- Como podemos implementar soluções tecnológicas para transformar o modelo atual de educação e preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do futuro?

Para mais informações acesse:

Ranking de Competitividade dos Estados

Estudo Visão Brasil 2030

Qedu

Estudo A Falta Faz Falta?

Veja Também:

Inovação no Setor Público O Brasil precisa construir um governo 100% digital

O Brasil precisa construir um governo 100% digital

Próximos governantes precisam deixar de ser espectadores e se tornem protagonistas dessa pauta

Empreendedorismo Feminino Uso de tecnologia no próximo governo pode reduzir em quase 100% custos de serviços públicos

Uso de tecnologia no próximo governo pode reduzir em quase 100% custos de serviços públicos

Adoção de uma agenda digital para o setor público poderia também elevar o PIB em 5,7%

Inovação no Setor Público Aprendizado e experimentação em inovação: o caso das encomendas tecnológicas

Aprendizado e experimentação em inovação: o caso das encomendas tecnológicas

Será que a inovação de fato está no centro da agenda de governo de quem almeja comandar o país?