Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
EDUCAçãO INOVAçãO SETOR PúBLICO

EDUCAÇÃO: Foco no engajamento dos professores e aprendizagem

04/05/2016

Nas últimas décadas, o Brasil avançou de maneira significativa expandindo o acesso à educação fundamental para 95% da po

Nas últimas décadas, o Brasil avançou de maneira significativa expandindo o acesso à educação fundamental para 95% da população. No entanto, o aumento de acesso não veio com uma melhoria na qualidade. A taxa oficial de analfabetismo funcional é de 27%, ou seja, os jovens estão na escola, mas não estão aprendendo, pois não conseguem interpretar textos simples ou fazer operações matemáticas básicas.

Um dos elementos mais importantes para reverter esse cenário é o professor e o seu engajamento com o processo de aprendizagem do aluno.

Estudos também apontam outras razões que explicam os possíveis problemas de aprendizagem. As causas mais destacadas são: falta de assistência e acompanhamento dos pais na vida escolar, nível cultural dos pais, pobreza, violência e conteúdos curriculares inadequados.

Sabemos que a pobreza e a baixa escolaridade dos pais são fatores de forte impacto negativo no processo de aprendizagem. Porém acreditamos na hipótese de que os altos índices de absenteísmo dos professores comprometam o processo. Um estudo elaborado por uma pesquisadora da FGV intitulado – “A Falta Faz Falta?” – demonstrou, por exemplo, que a cada duas ausências de um professor titular, os alunos perdem 0,14 ponto na prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - o Saresp.

A partir deste cenário, desafiamos empreendedores a pensarem e submeterem ideias e/ ou soluções já existentes a partir das seguintes perguntas:

- Como a tecnologia pode contribuir com o desafio de engajar pais e professores no processo de aprendizagem do aluno, reduzindo as taxas de absenteísmo?

- Como podemos implementar soluções tecnológicas para transformar o modelo atual de educação e preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do futuro?

Para mais informações acesse:

Ranking de Competitividade dos Estados

Estudo Visão Brasil 2030

Qedu

Estudo A Falta Faz Falta?

Veja Também:

Inovação no Setor Público Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da OCDE publica estudo de caso do BrazilLAB

Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da OCDE publica estudo de caso do BrazilLAB

O estudo de caso do OPSI relata a trajetória e destaca as principais iniciativas do BrazilLAB

Programa de Aceleração Conheça as 58 Startups e PMEs aceleradas pelo BrazilLAB no ano de 2020

Conheça as 58 Startups e PMEs aceleradas pelo BrazilLAB no ano de 2020

Em 2020, o BrazilLAB concluiu 3 ciclos de Aceleração, 2 DemoDays e acelerou 58 Startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Inovação no Setor Público Artigo de Letícia Piccolotto no JOTA: como políticas públicas podem estimular a formação de profissionais digitais

Artigo de Letícia Piccolotto no JOTA: como políticas públicas podem estimular a formação de profissionais digitais

Boas experiências indicam necessária união entre diferentes atores da sociedade em prol do trabalho colaborativo; confira o artigo da CEO do BrazillAB