Em parceria com a FNP, BrazilLAB assume secretaria-executiva do Fórum Inova Cidades

Com apoio da FNP, o Fórum Inova Cidades reúne secretários e dirigentes públicos em busca de uma agenda voltada para a inovação nas cidades brasileiras
Em 29 de June de 2021

BrazilLAB assumiu, a partir do dia 1º de junho, a secretaria-executiva do Fórum Inova Cidades, iniciativa que tem apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e reúne uma rede de secretários e dirigentes públicos com o objetivo de construir uma agenda para promover a inovação em cidades. O anúncio foi feito durante a 3ª edição do BrazilLAB Talks, realizada no último dia 28 de maio e que teve como tema central "Os Laboratórios de Inovação e sua importância para a digitalização de serviços públicos".

Antes executada pelo Instituto Arapyaú, a secretaria-executiva tem um importante papel na articulação entre prefeitos e secretários municipais na construção de agendas em comum, como afirmou o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre. Ele participou do encontro e classificou o trabalho como uma “passagem de bastão muito bem-feita” entre as entidades. Durante a conversa, o representante da FNP resgatou algumas reflexões em torno da iniciativa.

“Aproveito para lembrar o Fórum que precedeu o atual, o de Ciência e Tecnologia, que passou por várias reflexões e se transformou. Na época, quando me foi perguntado ‘o que as cidades precisam para inovação?’, disse que essa pergunta deveria ser respondia por quem trabalha diretamente nas cidades, que seriam essas pessoas que iriam reunir o que é preciso responder para identificar os gargalos nesse setor”, ressaltou.

Gilberto Perre aproveitou para frisar a importância do diálogo entre prefeitos e secretários. “Os prefeitos apostam nas redes de secretários municipais. Os diálogos podem ajudar a apontar caminhos a seguir. Às vezes, alguns debates são de temas muitos específicos e os secretários se debruçam nesses temas. É preciso apostar nessa agenda, na inovação e no patrocínio para a digitalização dos serviços públicos. Precisamos reunir esses prefeitos para entrar em contato com os secretários para que a pauta seja discutida com grandiosidade”

Para Thais Ferraz, gerente de planejamento e comunicação do Instituto Arapyaú, o foco no trabalho desempenhado até o momento estava em “engajar a agenda de inovação na gestão pública, com foco no diálogo.” “Acreditamos em fomentar a inovação pública municipal como um meio de acelerar o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas nas cidades. Essa transferência é natural e indicador de sucesso.”

O cofundador e CEO do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, que assume agora os trabalhos do Fórum Inova Cidades na secretaria-executiva, agradeceu a nova parceria e garantiu que conduzirá os serviços focado no diálogo e na inovação. "Agradeço a confiança em nossa atuação, pois é uma honra o BrazilLAB poder suceder o trabalho do Instituto Arapyaú, que foi muito bem feito ao longo desses anos. É uma responsabilidade muito grande em poder manter o legado desta iniciativa e tenho a confiança de que iremos seguir construindo uma agenda estratégica para promover a inovação em cidades", destacou Guilherme.

A presidente do Fórum, Cris Alessi, também participou do encontro e comentou que o tema inovação está cada vez mais presente nos municípios. “Estamos vivenciando um momento de renovação pós-eleição, com secretários novos e prefeitos novos, com a inovação na pauta. Esse tema foi prioridade na maior parte das campanhas e é um ponto de reflexão em todo país. São visões diferentes que precisam estar coesas para que entreguemos soluções que resolvam e melhorem todas as escalas, de Norte a Sul, e todos os públicos, cidades menores e maiores. Todas podem ter ganhos com a visão de inovação”, finalizou.

Fórum

O Fórum Inova Cidades tem o objetivo de construir uma agenda para promover a inovação em cidades, sendo o principal interlocutor dos municípios brasileiros junto aos demais poderes, às esferas governamentais e à sociedade civil organizada.

Os integrantes do Fórum são secretários e dirigentes públicos municipais espalhados por todo o país. A rede se reúne nos espaços de debate para compartilhar desafios e colaborar para soluções que melhorem o ambiente de inovação nos governos locais.

 

Assista a 3ª Edição do BrazilLAB Talks na íntegra

Relacionados