Compartilhe:

Evento com cofundador do BrazilLab abre o Programa de Incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes

Guilherme Dominguez, Cofundador do BrazilLAB, participou da abertura das atividades do Programa de Incubação do Polo Digital
Em 07 de April de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta última quarta-feira (24/03) as atividades do Programa de Incubação do Polo Digital, com evento online com a participação do Cofundador e Diretor do Programa de Aceleração do BrazilLAB, Guilherme Dominguez. A reunião contou com a participação das dez startups selecionadas, do prefeito Caio Cunha e da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

“Estamos muito felizes por estar aqui porque estamos em um processo de encontrar uma nova forma de apoiar a conexão das startups com o poder público. Acreditamos muito na cultura do ‘dar de volta’, ou seja, retribuir o apoio que recebemos da sociedade. Contem com a gente. Parabéns a todas as startups, à Prefeitura de Mogi das Cruzes e ao Alto Tietê Valley. Tenho certeza que vocês vão colher muitos frutos positivos deste período”, afirmou Dominguez. 

O BrazilLAB é uma organização não-governamental que completará cinco anos em breve e realiza um trabalho de conexão de startups com o poder público. Durante sua apresentação, Dominguez explicou o trabalho desenvolvido em ações como programa de aceleração de startups, modernização de legislação, eventos e parcerias internacionais.

O Programa de Incubação do Polo Digital terá a participação de dez startups, que, durante o evento, fizeram uma pequena apresentação sobre suas propostas, em formato de pitch. Esta edição é voltada para startups que tragam soluções para desafios da gestão de políticas públicas em diferentes pastas, trabalhando os conceitos voltados à GovTechs e Cidades Inteligentes. Com isso, a Prefeitura poderá participar mais ativamente do apoio aos empreendedores, como uma plataforma para inovação. 

“Este ano, temos a oportunidade de trabalhar com as GovTechs e isso é importante porque nunca se fez tão necessária a inovação no setor público. E principalmente o espírito das startups de criar, testar, corrigir os erros e conseguir a implantação, resolvendo realmente os problemas”, disse o prefeito Caio Cunha.

Com as restrições sociais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, as primeiras etapas do Programa de Incubação acontecerão de forma remota. Este trabalho compreende o diagnóstico dos negócios, que será feito por meio de entrevistas individuais com os responsáveis pelas startups, feitas por membros do CMIT, do Sebrae-SP e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Na sequência, também de forma online, serão feitas mentorias com os participantes, para que possam ser propostas soluções para as questões encontradas no diagnóstico. O Sebrae também oferecerá ações de capacitação, como aulas e workshops.

Com a chegada de períodos de maior flexibilização social, estão previstas mentorias presenciais e coletivas e a ocupação do espaço do Polo Digital pelas startups, sempre respeitando as regras sanitárias e de distanciamento social. Mais para frente, serão realizadas apresentações junto às Secretarias Municipais, conectando as startups aos desafios da gestão pública, e, por fim, o tão sonhado demoday, em que os projetos são apresentados para possíveis clientes e investidores.

As startups que participam do programa deste ano são A Tenda com Jogos, Agrigu, Brasil Clin, Agylog, Conecta Pulse, Educaton, Muteki, Psiquedu, Wisethings e Tec Academy.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, o secretário-adjunto de Educação, Caio Callegari, além de representantes do escritório regional do Sebrae-SP e do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica (CMIT) também participaram da abertura do programa.

Confira a matéria na íntegra no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Relacionados