Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
GovTech Guilherme Dominguez Mogi das Cruzes Programa de Incubação do Polo Digital

Evento com cofundador do BrazilLab abre o Programa de Incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes

25/03/2021

Guilherme Dominguez, Cofundador do BrazilLAB, participou da abertura das atividades do Programa de Incubação do Polo Digital

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta última quarta-feira (24/03) as atividades do Programa de Incubação do Polo Digital, com evento online com a participação do Cofundador e Diretor do Programa de Aceleração do BrazilLAB, Guilherme Dominguez. A reunião contou com a participação das dez startups selecionadas, do prefeito Caio Cunha e da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

“Estamos muito felizes por estar aqui porque estamos em um processo de encontrar uma nova forma de apoiar a conexão das startups com o poder público. Acreditamos muito na cultura do ‘dar de volta’, ou seja, retribuir o apoio que recebemos da sociedade. Contem com a gente. Parabéns a todas as startups, à Prefeitura de Mogi das Cruzes e ao Alto Tietê Valley. Tenho certeza que vocês vão colher muitos frutos positivos deste período”, afirmou Dominguez. 

O BrazilLAB é uma organização não-governamental que completará cinco anos em breve e realiza um trabalho de conexão de startups com o poder público. Durante sua apresentação, Dominguez explicou o trabalho desenvolvido em ações como programa de aceleração de startups, modernização de legislação, eventos e parcerias internacionais.

O Programa de Incubação do Polo Digital terá a participação de dez startups, que, durante o evento, fizeram uma pequena apresentação sobre suas propostas, em formato de pitch. Esta edição é voltada para startups que tragam soluções para desafios da gestão de políticas públicas em diferentes pastas, trabalhando os conceitos voltados à GovTechs e Cidades Inteligentes. Com isso, a Prefeitura poderá participar mais ativamente do apoio aos empreendedores, como uma plataforma para inovação. 

“Este ano, temos a oportunidade de trabalhar com as GovTechs e isso é importante porque nunca se fez tão necessária a inovação no setor público. E principalmente o espírito das startups de criar, testar, corrigir os erros e conseguir a implantação, resolvendo realmente os problemas”, disse o prefeito Caio Cunha.

Com as restrições sociais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, as primeiras etapas do Programa de Incubação acontecerão de forma remota. Este trabalho compreende o diagnóstico dos negócios, que será feito por meio de entrevistas individuais com os responsáveis pelas startups, feitas por membros do CMIT, do Sebrae-SP e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Na sequência, também de forma online, serão feitas mentorias com os participantes, para que possam ser propostas soluções para as questões encontradas no diagnóstico. O Sebrae também oferecerá ações de capacitação, como aulas e workshops.

Com a chegada de períodos de maior flexibilização social, estão previstas mentorias presenciais e coletivas e a ocupação do espaço do Polo Digital pelas startups, sempre respeitando as regras sanitárias e de distanciamento social. Mais para frente, serão realizadas apresentações junto às Secretarias Municipais, conectando as startups aos desafios da gestão pública, e, por fim, o tão sonhado demoday, em que os projetos são apresentados para possíveis clientes e investidores.

As startups que participam do programa deste ano são A Tenda com Jogos, Agrigu, Brasil Clin, Agylog, Conecta Pulse, Educaton, Muteki, Psiquedu, Wisethings e Tec Academy.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, o secretário-adjunto de Educação, Caio Callegari, além de representantes do escritório regional do Sebrae-SP e do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica (CMIT) também participaram da abertura do programa.

Confira a matéria na íntegra no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Veja Também:

Inovação no Setor Público GovTechs e a digitalização no Setor Público: veja o evento organizado pela KPTL com apoio do BrazilLAB

GovTechs e a digitalização no Setor Público: veja o evento organizado pela KPTL com apoio do BrazilLAB

O evento foi o primeiro da série que será realizada por KPTL, Cedro Capital, BrazilLAB e Colab;

Inovação no Setor Público Jurados do Brasil e do Vale do Silício selecionam 4 startups para Programa de Impacto da BayBrazil

Jurados do Brasil e do Vale do Silício selecionam 4 startups para Programa de Impacto da BayBrazil

As quatro selecionadas receberão mentorias com engenheiros, desenvolvedores de produto, designers e administradores que vão ajudar startups em seus desafios

Inovação no Setor Público Exame: Quando começar e como avaliar impacto? O caso do BrazilLAB

Exame: Quando começar e como avaliar impacto? O caso do BrazilLAB

Confira artigo escrito por Leandro Pongeluppe, pesquisador do Insper Metricis, conta um pouco do nosso caminho para a construção de uma avaliação de impacto do BrazilLAB