Compartilhe:

Infracast: confira uma conversa sobre inovação e infraestrutura com Letícia Piccolotto e Guilherme Dominguez, do BrazilLAB

Episódio do podcast do portal Jota teve a Fundadora e o Diretor do BrazilLAB como convidados
Em 31 de March de 2020

Há alguns meses, o portal Jota, de jornalismo especializado no acompanhamento jurídico e institucional do país, lançou o Infracast, o primeiro podcast brasileiro dedicado a temas de infraestrutura. Com episódios semanais, o Infracast tem abordado tópicos centrais, como a Nova Lei Geral de Concessões, PPPs (Parcerias Público-Privadas), investimentos em infraestrutura etc.

No episódio da primeira semana de março, os apresentadores Isadora Cohen e Fernando Marcato conversaram com Letícia Piccolotto e Guilherme Dominguez, respectivamente Fundadora e Diretor do BrazilLAB. A conversa teve como eixo duas perguntas: como a inovação ajuda na melhoria dos serviços públicos? E como agregar inovação a arranjos públicos-privados?

“Todas as startups que passaram pelo programa de aceleração - e, hoje, são mais de 90 - têm, como foco, a prestação de serviços. Muitas delas são healthtechs e edtechs que já trabalham no setor privado, e trabalhamos para que elas vejam as oportunidades do setor público. Nós mostramos possíveis caminhos”, afirmou Letícia. “E o nosso programa de aceleração tem, como eixo central, o User Experience do cidadão. Colocamos os empreendedores no lugar das pessoas que usam transporte público, que usam o sistema de saúde, para que criem soluções mais eficazes”.

Com relação à infraestrutura, Guilherme lembrou que, já na primeira edição da aceleração, uma startup aplicou a inovação para aprimorar a infraestrutura de coleta resíduos. “A So+ma Vantagens, startup que foi a grande vencedora daquela edição, faz um programa em parceria com várias prefeituras de pontuação de resíduos. As pessoas que levam resíduos para serem tratados recebem pontos que podem trocar por cursos ou bens consumo. Já na área de smart cities, temos soluções de uso de inteligência artificial para regulação semafórica e temporização de iluminação pública de led, por exemplo”.

Você pode conferir a conversa na íntegra por meio deste link, caso seja assinante do Jota, ou este link, do Spotify

 

Relacionados