Compartilhe:

GovTech em Manaus: inovação e tecnologia são temas do VH Summit

A abertura do evento será no dia 3 de agosto, no Auditório da OAB/AM e contará com a presença de especialistas no tema das govtechs
Em 30 de July de 2019

Dos dias 3 e 10 de agosto, acontecerá, em Manaus, o “VH Summit: Governo e Tecnologia”, evento que tem como um de seus objetivos contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia para setor público no Amazonas. As govtechs (empresas de base tecnológica voltadas para o governo) tem se tornado uma tendência mundial. Um dos motivos que podem explicar o crescimento da pauta é que este segmento de startups irá movimentar 440 bilhões de dólares até 2025, mais do que as fintechs (startups voltadas para área financeira) e proptechs (startups voltadas para o setor imobiliário), segundo Edward Elliott, Gerente de Programa do GovTech Fund Public.

A abertura do evento será no dia 3 de agosto, no Auditório da OAB/AM e contará com a presença de especialistas no tema das govtechs como Alexandre Barbosa do ITSRio, Pablo Cerdeira da FGV, Fernando Rieche do BNDES, Rafael Ribeiro da ABStartups, Rodrigo Felisdório do TCU e Deraldo Almeida da Gartner, que irão tratar dos impactos da transformação digital nos governos.

Além disso, ao longo da semana, no espaço do VilaHub Café Coworking ocorrerão diversas atividades como oficinas, painéis e palestras sobre saúde, educação, blockchain, transporte, gestão pública e muito mais, além da presença ilustre de Fernando Seabra, Diretor do Programa Startup Ecosystem da FIESP e líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil.

Durante o evento ocorrerá ainda um Datagame , que é um desafio de análise e tratamento de dados, algo inédito em Manaus. O tema do Datagame será “Libertando Dados Governamentais no Amazonas” e contará com a participação especial de Álvaro Justen, idealizador dos projeto Brasil.IO e colaborador do projeto Serenata de Amor, um dos maiores nomes do país quando o assunto é dados abertos.

O governo tem um papel fundamental para os avanços da tecnologia e inovação, logo, pensar uma agenda govtech com propostas e soluções que ajudem a melhorar o serviço público pode ser o primeiro passo para colocar o Amazonas em uma posição privilegiada no contexto da nova economia 4.0. Segundo Gustavo Jinkings, um dos organizadores do evento: “Enquanto na Argentina, Chile e Uruguai é possível abrir uma empresa em um dia na internet, no Brasil, esse prazo pode chegar à 79 dias. Em países como Estônia e Índia a identidade digital já é uma realidade, no Brasil ainda estamos atrasados tentando digitalizar todos os documentos como o RG, CPF, CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Cartão do SUS... É preciso haver uma mudança de mentalidade no setor público.”

O VH Summit: Governo e Tecnologia tem o apoio do Acelera Amazônia, selo da Fundação Rede Amazônica, que tem como objetivo inspirar e fortalecer o empreendedorismo inovador através de ações que conectem empreendedores, instituições e comunidade levando em consideração o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região. 

O evento será uma verdadeira imersão no mundo das govtechs e reunirá gestores públicos, investidores, empreendedores, acadêmicos, estudantes, servidores públicos e entusiastas interessados em expandir seus conhecimentos sobre tecnologia e inovação. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.vhsummit.com.br

Relacionados