Inovação Educacional e Colaboração Internacional: A Jornada da Inteceleri na Rede BrazilLAB

Saiba mais sobre a startup que se destaca na região Norte e recentemente teve uma de suas soluções, o MiritiBoard, entregue ao presidente francês, Emmanuel Macron.
Equipe BrazilLAB Em 10 de August de 2023

A crescente integração entre tecnologia e educação tem transformado radicalmente a forma como alunos e professores interagem com o processo de aprendizagem. No coração dessa revolução educacional, a startup Inteceleri emerge como um exemplo notável, elevando a educação a novos patamares por meio da sua ousada abordagem de realidade virtual e tecnologias inovadoras. Como parte da rede de startups aceleradas pelo BrazilLAB, a Inteceleri destaca-se como um pioneiro na convergência entre educação e tecnologia, com soluções que transcendem fronteiras e colaboram para a disseminação do conhecimento.

 

Inteceleri: da concepção ao sucesso internacional

Walter dos Santos, CEO da Inteceleri, revela que a motivação inicial surgiu "a partir da percepção de um déficit de matemática nos alunos que chegavam ao curso de engenharia na Universidade Federal do Pará", o que os levou a buscar maneiras de mudar essa realidade. "Nós pensamos 'por que não criar algo que envolva tecnologia e inovação para ajudar esses alunos na base da pirâmide da matemática básica?'" conta ele. Essa iniciativa evoluiu rapidamente, resultando na metodologia "matematicando" e nos óculos de realidade virtual MiritiBoard VR. Atualmente, os resultados são visíveis, principalmente com o "crescimento na proficiência de matemática em municípios que implementaram o projeto, incluindo melhorias de até 34%", compartilha o CEO. Ele também destaca o impacto da inclusão digital tanto para alunos quanto para professores.

O MiritiBoard VR é uma criação inovadora da Inteceleri que materializa a junção entre educação e sustentabilidade, sendo os óculos de realidade virtual feitos a partir da fibra de miriti, árvore nativa da Amazônia. "Nossos óculos de realidade virtual redefinem o ambiente de aprendizado," destaca Walter. Desde a sua concepção em 2017, os MiritiBoard VR têm sido uma ferramenta fundamental para proporcionar imersão a alunos e professores, possibilitando uma experiência educacional envolvente e interativa. Através dessa tecnologia, "disciplinas complexas como geometria, geografia e outras áreas do conhecimento são desvendadas de maneira prática e tangível", acrescenta o CEO.

A expansão da tecnologia MiritiBoard VR culminou no aplicativo Geometa e essa inovação permitiu que estudantes "mergulhassem em um metaverso onde geometria plana e espacial são entrelaçadas com elementos da língua e cultura francesa", explicou Walter. A visão ambiciosa da Inteceleri é proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender simultaneamente matemática e francês, elevando a experiência educacional a um novo patamar, ressalta ele.

 

Colaboração Internacional: Parceria com a Escola de Língua Francesa 

Um marco significativo na trajetória da Inteceleri foi a parceria estabelecida com a escola de língua francesa, após a capacitação pelo Programa de Aceleração de Startups Govtech do BrazilLAB. A participação no programa foi, de acordo com Walter, um grande diferencial na trajetória da Inteceleri. "Nós aprendemos muito, construímos relacionamentos e entendemos pontos críticos ao atender o governo," destaca. Ele recomenda a participação no programa, que trouxe um conhecimento valioso sobre a dinâmica do setor governamental e ajudou a preparar a empresa para oportunidades nesse segmento.

A partir desse aprendizado, por exemplo, foi possível para a Inteceleri se conectar com diversos agentes da esfera pública e chegar ao ecossistema GovTech internacional, como visto durante um evento em Paris. Nesse evento, o presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu os MiritiBoard VR como presente, apresentando ao mundo uma conexão entre a inovação amazônica e a educação internacional. Essa colaboração não apenas reconheceu o potencial da tecnologia desenvolvida pela Inteceleri, mas também "abriu portas para a introdução da língua e cultura francesa no ambiente de realidade virtual, unindo matemática e francês em um contexto educacional único", relata o CEO.

Além disso, Walter não deixa de expressar sua emoção com tamanho reconhecimento, destacando a trajetória desde a parceria com a Aliança Francesa até a colaboração com a embaixada francesa. Ele enfatiza o alinhamento dos valores e objetivos da Inteceleri com os da França, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental e valorização das culturas locais. "A gente espera que essa tecnologia chegue a um número maior possível de alunos, a começar aqui no Brasil e depois no mundo inteiro," diz ele, enfatizando o potencial transformador da tecnologia imersiva na educação.

 

Impacto Social: Alcançando as Massas na Região Norte 

De acordo com Walter dos Santos, a visão da Inteceleri "vai além da mera inovação tecnológica; ela abraça uma missão de impacto social. Com o objetivo de atingir cerca de 150 mil estudantes da rede pública nos estados do Pará e Amapá, a startup desenha um futuro onde "a educação de alta qualidade se torna acessível para todos, independentemente de suas origens," ele salienta. A colaboração com a Aliança Francesa e o interesse da Embaixada Francesa refletem o reconhecimento internacional do trabalho da Inteceleri, fortalecendo sua posição como líder na transformação da educação na região.

Mas esse não foi o primeiro dos vários momentos de sucesso da startup. O CEO ressalta que "um momento de maior ápice foi quando iniciou a pandemia," já que a tecnologia da Inteceleri se mostrou crucial para o ensino à distância. "Fomos destaque em matérias nacionais e internacionais, destacando nossa tecnologia acessível e sustentável," afirma. 

A jornada da Inteceleri na interseção entre inovação tecnológica, educação e colaboração internacional se revela como um testemunho inspirador. A parceria com o BrazilLAB impulsionou a startup a enfrentar desafios governamentais e a expandir seu impacto, como destacou o CEO. Por meio dos MiritiBoard VR e do aplicativo Geometa, a Inteceleri demonstra como a tecnologia pode revolucionar a educação, proporcionando experiências imersivas e multidisciplinares. 

A colaboração com a França e o reconhecimento pelo presidente Emmanuel Macron ressaltam a visão da Inteceleri em moldar o futuro educacional, alcançando alunos em todo o mundo. E o BrazilLAB, como parte dessa jornada, sublinha a importância de impulsionar startups visionárias que redefinem a maneira como aprendemos e nos conectamos com o mundo, solidificando startups como a Inteceleri como uma força motriz na construção desse futuro.

Relacionados