Inovação na educação: Startup Árvore firma parceria com Prefeitura de Queimados para mudar a realidade das crianças

Prefeitura de Queimados anunciou a parceria com a startup Árvore para trazer a solução Árvore Livros às escolas da região.
Equipe BrazilLAB Em 16 de May de 2023

No dia 18 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Prefeitura de Queimados anunciou a parceria com a startup Árvore para trazer a solução Árvore Livros às escolas da região. O objetivo é promover o acesso facilitado à leitura, disponibilizando mais de 40 mil exemplares de livros aos alunos da rede municipal de ensino.

O Secretário Municipal de Educação de Queimados, André Assumpção, expressou entusiasmo com a parceria: "Desde quando fomos apresentados à ferramenta da Árvore Livros, toda a equipe pedagógica da SEMED-Queimados criou grande expectativa para iniciar essa utilização." Ele ressaltou a compatibilidade entre a proposta da startup e os planos educacionais da prefeitura, mencionando o benefício adicional de trabalhar o tema da sustentabilidade.

A Árvore Livros é mais do que um repositório digital de livros; é uma ferramenta que auxilia o trabalho pedagógico dos professores e oferece avaliações contínuas do desempenho dos alunos na leitura e escrita. O Secretário Assumpção enfatizou a importância dessa abordagem: "Essa compreensão se fez necessária para a diferenciação entre a proposta da Árvore e outras ferramentas presentes no mercado, facilitando o processo de contratação."

Ahmad Semi Osman, Coordenador de Relações Governamentais na Árvore, destacou a relevância dessa venda para a empresa: "Essa venda para a Árvore na verdade tem um significado muito importante. Além de ser o primeiro município da baixada fluminense que tem acesso à plataforma, considerando que a startup foi criada no Rio de Janeiro, mas não havia realizado vendas na cidade, trabalhar com uma rede como a de Queimados em que já há tablets para todos os alunos nos traz ainda mais facilidade de aplicação para a nossa solução."

Apesar dos desafios burocráticos enfrentados durante o processo de compra pública, a Árvore demonstrou habilidade em lidar com essas questões. Ahmad comentou: "A Árvore tem essa esperteza, essa experiência de vários anos vendendo para governos, então conseguimos superar esse ponto." A expertise da startup, adquirida também na participação no Programa de Aceleração do BrazilLAB, foi fundamental para concretizar a parceria.

O lançamento da solução Árvore Livros em Queimados é um marco importante para a educação municipal, tornando a cidade a primeira no Estado a utilizar essa ferramenta para incentivar a leitura entre os estudantes. A Árvore tem planos de expandir para outros municípios da região e realizar ações presenciais e formações para fortalecer a parceria com Queimados e outros municípios no futuro. 

O BrazilLAB parabeniza a Árvore por essa conquista significativa e por representar com orgulho o ecossistema GovTech na área educacional. Esses avanços contribuem para a transformação do setor público, beneficiando tanto os envolvidos na mudança quanto a sociedade em geral, que passa a ter acesso a soluções tecnológicas de qualidade em seu cotidiano.

Relacionados