Inscrições abertas para o primeiro Programa de Aceleração Digital de Municípios do Brasil, criado pelo BrazilLAB com apoio do CAF.

Serão selecionados até 5 municípios de todas as regiões do país
Equipe BrazilLAB Em 08 de December de 2022

O BrazilLAB, primeiro hub de inovação GovTech do Brasil, e o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF anunciaram em outubro o Programa de Aceleração Digital de Municípios, primeira iniciativa do tipo na América Latina. Após muitas expectativas e mais de 60 pré-inscrições, no dia 25 de novembro foram abertas as inscrições para o programa inovador dentro do setor público. O anúncio foi feito durante a edição número 7 do BrazilLAB Talks, live periódica realizada pelo hub. As inscrições já podem ser feitas acessando o site https://municipiosdigitais.brazillab.org.br/ .

 

O Programa é resultado de uma chamada pública da Direção de Transformação Digital do CAF, que, desde 2019, tem apoiado o ecossistema GovTech iberoamericano, atuando em diversos estudos focados na geração e disseminação de conhecimento especializado, na assessoria técnica a governos e no investimento em startups GovTech. De lá para cá, a área foi responsável, ainda, pelo lançamento da Plataforma GovTechLab e da produção do estudo “As startups GovTech e o futuro do governo no Brasil”, esse também em parceria com o BrazilLAB.

 

Segundo Marcelo Facchina, Executivo Principal da Direção de Transformação Digital do CAF, o papel dos bancos de desenvolvimento internacionais é fundamental para que a transição digital de cidades se dê em escala nos países da região. “Com esse desafio em mente, o CAF entende como oportuno o desenvolvimento de uma iniciativa que apoie os municípios a identificar seus principais desafios em temas de inovação digital, tendo em vista o desenvolvimento de um ecossistema de colaboração público-privada para a geração de parcerias de impacto na transformação do setor público do país”.

 

Por outro lado, com 6 anos de experiência na aceleração e certificação de startups GovTech e um portfólio de mais de 150 soluções inovadoras para problemas públicos, o BrazilLAB já planejava adaptar a sua metodologia para apoiar de forma direta a gestão pública em seus esforços de inovação por meio da transformação digital. “Após 6 turmas do nosso Programa de Aceleração e o lançamento da primeira certificação de startups GovTech do Brasil, o Selo GovTech, entendemos que estava na hora de desenvolver iniciativas específicas para órgãos públicos, para além da conexão com startups de impacto. E a demanda do CAF reforçou esse entendimento. Além da chamada pública do CAF, temos recebido diversas solicitações de consultoria e capacitação dos mais diversos organismos públicos no País e vimos que era hora de levar nossa metodologia de trabalho para gerar impacto também diretamente dentro do setor público”, afirma o CEO e Cofundador do BrazilLAB, Guilherme Dominguez.

 

Após o fim do período de inscrições, com data provável para 30 de janeiro de 2023, é esperado que os municípios façam um diagnóstico prévio da maturidade para estratégias GovTech e de Governo Digital, tendo em vista destacar os candidatos que já possuem algum grau de avanço no tema. Com isso feito, as organizações vão realizar, em cada município, uma sessão de abertura e identificação de atores, desafios, oportunidades e soluções em transformação digital. Em seguida, está previsto o levantamento de fornecedores, organizações, especialistas e gestões municipais referência, relacionadas às soluções que foram priorizadas. Enquanto isso, as gestoras e os gestores públicos participantes vão receber mentorias, individuais e coletivas, com especialistas nacionais e internacionais em GovTech, compras públicas, inovação, transformação digital e empreendedorismo. Por fim, serão realizadas oficinas virtuais de conexão, avaliação de impacto e elaboração de planos de ação GovTech, e um evento de encerramento, em que serão apresentados os resultados do Programa em cada município, que serão também consolidados em uma publicação final, de modo a disseminar esse conhecimento para outros órgãos públicos que queiram se beneficiar da iniciativa. As gestões selecionadas ainda terão o apoio do BrazilLAB na execução dos seus planos de ação e na elaboração de uma Estratégia Municipal de Governo Digital/GovTech. A previsão é que as atividades de formação tenham início em fevereiro de 2023 e se encerrem até agosto do mesmo ano.

Relacionados