Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
Força-Tarefa Covid-19 Crise Socioeconomica Aceleração BrazilLAB

Letícia Piccolotto apresenta FT Covid-19 na CBN: "objetivo é a mobilização da sociedade civil para buscar soluções"

20/07/2020

Em entrevista à Revista CBN, fundadora do BrazilLAB conta que força-tarefa pretende ajudar empreendedores a enfrentar a crise por meio de três pilares: acesso a crédito, educação e digitalização do poder público.

A fundadora do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, participou neste último domingo (19/7) da Revista CBN, programa apresentado por Pétria Chaves, e contou todos os detalhes sobre o novo clico de Aceleração do BrazilLAB: a Força-Tarefa Covid-19. A iniciativa tem como objetivo mapear e acelerar tecnologias que possam ajudar governos a enfrentarem os desafios impostos pela pandemia. As inscrições vão até dia 27 de Julho e podem ser realizadas neste link.

Ao longo da entrevista, Letícia Piccolotto reforçou que as startups e as PMEs possuem potencial para ajudar o Brasil a enfrentar a crise causada pela pandemia. "Acreditamos que as Startups e as pequenas e médias empresas possuem muito conhecimento e soluções bastante importantes para o avanço do Brasil. Isso também pode ser otimizado pelo Poder Público. Mobilizamos uma série de organizações e a sociedade civil para rodar um programa específico para o enfrentamento da crise da pandemia do Covid-19", afirmou.


Inscreva-se aqui

Um dos principais focos da iniciativa é ajudar a encontrar soluções que possam auxiliar o combate da crise socioeconômica que deve se agravar até o fim do combate à pandemia. "O nosso olhar é muito focado na crise socioeconômica que o Brasil vive. Sabemos que é uma crise sem precedentes. O FMI projetou uma queda de mais de 5% no PIB do Brasil ao final desta crise, e a FGV projetou uma taxa de mais de 18% de desemprego. Sabemos que isso afetará a desigualdade social de forma significativa e a tecnologia pode ter papel fundamental no enfrentamento desta crise", reforçou Letícia.

"Dentro do nosso programa, queremos ajudar os empreendedores dentro de três pilares. O primeiro é a inclusão produtiva. Como podemos garantir o acesso ao crédito, tanto em áreas rurais como em áreas periféricas. O segundo pilar é a educação, temos um desafio grande de evitar o aumento da taxa de evasão escolar. Precisamos entender como a tecnologia vai engajar os jovens a voltarem a frequentar as salas de aula. O terceiro pilar é a Digitalização do Poder Público, que estava muito mais atrasado nesta questão que as empresas do setor privado", destacou a fundadora do BrazilLAB.

O BrazilLAB foi fundado há quatro anos e é reconhecido por um histórico de mais de 80 startups aceleradas que atendem dezenas de prefeituras e órgãos governamentais, além de uma rede de mais de 30 municípios parceiros. A Força-Tarefa Covid-19 conta com o apoio de organizações parceiras da instituição, como o Instituto Humanize, a Fundação Arymax e a Amazon Web Services.

“Diante de uma pandemia, surgem novas questões que exigem respostas imediatas. Nossas vidas mudaram abruptamente e a propagação do vírus gerou consequências jurídicas, econômicas e sociais graves para as quais os governos não estavam preparados. As mudanças foram exponenciais e a tecnologia também o terá de ser. As soluções digitais terão um papel fundamental no combate aos mais diversos impactos negativos do coronavírus, e nosso objetivo é acelerar a transformação digital necessária para que o poder público responda com efetividade a esses novo cenário”, explica Letícia Piccolotto, fundadora e CEO do BrazilLAB.

Conheça mais sobre a Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB e inscreva a sua solução neste link.

 

Confira a entrevista na íntegra, aos 43 minutos:

Veja Também:

Programa de Aceleração Confira as 15 Startups e PMEs selecionadas para o 1º Batch do Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

Confira as 15 Startups e PMEs selecionadas para o 1º Batch do Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

Foram mais de 250 cadastros e 131 inscrições concluídas de todo o país e de fora dele. Conheça as empresas que têm potencial de transformar o setor público por meio da inovação

Programa de Aceleração Demoday 2020: grande final do 4º Ciclo da Aceleração do BrazilLAB acontecerá no dia 21 de agosto

Demoday 2020: grande final do 4º Ciclo da Aceleração do BrazilLAB acontecerá no dia 21 de agosto

Em exibição de forma inédita, totalmente online, seis startups disputam uma vaga entre as três vencedoras

Inovação no Setor Público GovTech em pauta: confira um resumo dos textos de julho de Letícia Piccolotto no UOL

GovTech em pauta: confira um resumo dos textos de julho de Letícia Piccolotto no UOL

Em sua coluna no UOL Tilt, Letícia Piccolotto abordou no mês de julho os temas de saúde mental, inteligência artificial e liderança adaptativa