Compartilhe:

Lista IE GovTech 2020: Startups aceleradas pelo BrazilLAB marcam presença

O documento da escola de negócios espanhola tornou-se referência global de soluções eficazes de inovação no setor público
Em 03 de March de 2020

A IE Business School é uma das mais prestigiadas instituições de ensino de negócio do mundo. Sediada em Madri e com escritórios em 28 países - incluindo o Brasil -, a Universidade costuma figurar em posições de destaque de rankings como o do Financial Times. Anualmente, a IE publica uma lista com as 100 startups, scale-ups e pequenas e médias empresas digitais que estão fornecendo as soluções mais eficazes para o setor público. O documento tornou-se referência para a área de GovTech, apontando tendências e mostrando caminhos para empreendedores que pretendem ingressar no setor. 

Na lista publicada mais recentemente, a IE GovTech 2020, há seis empresas brasileiras, e quatro delas são aceleradas pelo BrazilLAB. Trata-se de uma notícia que deve ser celebrada, porque os critérios utilizados na lista são bastante rigoroso. É realizada uma aprofundada pesquisa nos principais mercados empreendedores da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai), além de Portugal e Espanha, e as soluções identificadas precisam ter tração de mercado. As escolhidas são classificadas em quatro segmentos diferentes: Fornecimento de Serviços Públicos, Gestão Pública e Integridade, Infraestrutura Digital e Qualidade Democrática. 

Os modelos de negócio são diversos, com empresas que trabalham exclusivamente com o setor público e outras com uma carteira mista de clientes. A maioria das soluções listadas focam na melhora dos serviços públicos (37%) e da gestão pública (31%), o que comprova que as startups podem agregar imenso valor à relação de governos com os cidadãos, e à tomada de decisões dos gestores públicos.

 

Conheça agora as seis brasileiras que estão na lista:

 

Gesuas (Acelerada pelo BrazilLAB)

A startup está na categoria Gestão Pública e Integridade. Grande vencedora do último ciclo de aceleração do BrazilLAB, GESUAS tem o propósito de fornecer a secretarias de assistência social instrumentos para que pessoas possam superar suas situações de vulnerabilidade ou risco social, por meio de ferramentas de gestão, informação e conhecimento. A startup faz isso por meio de uma plataforma que provê tecnologias e serviços para informar, educar e conectar as pessoas, para assim estarem preparadas a desenvolver suas ações no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

 

UpSaúde (Acelerada pelo BrazilLAB)

Também na categoria Gestão Pública e Integridade, a UpSaúde é uma plataforma de Telemedicina para médicos e psicólogos, marcação de consultas e gestão integrada para o SUS. 

A solução contribui para umentar os repasses do PAB-FIXO, ou seja, o Piso da Atenção Básica que é repassado pelo Governo Federal aos municípios. Além disso, a UpSaúde aprimora o planejamento das ações, amplia o acesso e a qualidade da assistência prestada, pode reduzir custos em saúde, evita longos deslocamentos de pacientes e profissionais, e promove acesso a diagnósticos oportunos e tratamentos que de outro modo seriam impossíveis.

 

Sipremo (Acelerada pelo BrazilLAB)

Ainda na categoria Gestão Pública e Integridade, temos a Sipremo, que está participando do ciclo atual de aceleração do LAB. A empresa desenvolveu uma inteligência artificial capaz de monitorar e prever com horas de antecedência onde e quando um desastre natural pode acontecer. O resultado das análises é apresentado em uma plataforma na nuvem, onde se oferece uma forma de vincular informações de forma geolocalizada e em tempo real.

 

CityTech (Acelerada pelo BrazilLAB)

Presente na categoria Qualidade Democrática com a plataforma Urban Insights, a CityTech utiliza o poder da Inteligência Artificial para entender os anseios da população sobre as questões das cidades expressas no mundo digital, e para promover uma gestão pública mais participativa e inteligente. 

A plataforma coleta dados disponíveis em diferentes fontes, como Twitter, Facebook e Notícias, analisa os textos com técnicas de aprendizagem profunda de máquina, e fornece aos municípios e órgãos públicos informações valiosas para aproximá-los das reais necessidades dos cidadãos e apoiá-los em suas tomadas de decisões, tornando a gestão pública mais eficaz e próxima dos cidadãos. 

[NOTA]: Na lista da IE GovTech, a CityTech figura como startup chilena. Isto ocorreu porque a empresa, que tem sede no Brasil, também opera naquele país.

 

Signa

Presente na categoria Fornecimento de Serviços Públicos, a Signa é uma plataforma que oferece cursos online para pessoas surdas, acompanhando-as em sua formação profissional com conteúdo criado em libras (língua brasileira de sinais) e com uma metodologia de ensino específica para seus estudantes.

 

Gove.Digital

Presente na categoria Gestão Pública e Integridade, a Gove é um negócio de impacto social que existe para auxiliar prefeitos, secretários e técnicos a transformarem as administrações públicas municipais em organizações mais eficientes.

A empresa acredita que gestores públicos comprometidos podem utilizar a tecnologia e metodologia para aumentar a eficiência das administrações públicas e obter mais recursos, melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão.

 

Confira a lista completa da IE GovTech 2020.

Relacionados