Compartilhe:

ABStartups e Governo de SP lançam manual para ajudar governos a fazerem parcerias com startups

O anúncio foi feito pelo próprio Governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo
Em 10 de April de 2018

Na última semana, a Associação Brasileira de Startups e o Governo do Estado de São Paulo lançaram um manual para auxiliar órgãos públicos do país a implantar o programa de parcerias com startups. O anúncio foi feito pelo ex-Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo, durante a cerimônia de início das atividades do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia Economia Criativa, do Sebrae-SP.

  • Faça parte do programa de aceleração do BrazilLAB. Saiba mais -->

A cartilha explica todos os procedimentos necessários para criar um programa como o Pitch Gov SP. A partir de agora, qualquer gestor público que tiver interesse em desenvolver um projeto semelhante, terá acesso a um passo a passo detalhado de como implementá-lo. O manual reúne, por exemplo, modelos de documentos, fluxo de ação, plano de trabalho, legislação pertinente, dicas para a seleção de startups, entre outros pontos.

O Pitch Gov é um programa de parcerias entre governo do Estado e startups para desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para os desafios da gestão pública. O apoio da ABStartups ao Governo do Estado de São Paulo a surgiu em 2015,e hoje o programa já conta com duas edições de sucesso, com mais de 500 soluções inscritas e resultados com impacto direto na vida da população.

O Poupinha, robô de atendimento virtual do Poupatempo que foi desenvolvido no âmbito do programa, já atende, em média, 18 mil pessoas por dia e já trocou cerca de 100 milhões de mensagens com os cidadãos. A novidade, agora, é que agentes públicos de todo o país poderão replicar a iniciativa de São Paulo, tendo a disposição documentos ferramentas para executar um programa do tipo.

Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, além de difundir conhecimento, a cartilha é uma ótima oportunidade para outros órgãos públicos aproveitarem a experiência de São Paulo e iniciarem seus programas.

De acordo com o presidente da ABStartups, Amure Pinho, o lançamento do manual possibilita gerar um impacto que seja escalável a nível nacional, que é uma das missões da associação.

“Um ecossistema maduro tem como base a colaboração e a visão de longo prazo de todos. Faz parte da cultura das startups compartilhar os aprendizados, mas ver essa atitude do governo é incrível. O governo de São Paulo foi pioneiro em acreditar no impacto transformador das startups na sociedade novamente, mostra um exemplo a ser seguido”, afirma.

Centro Nacional de Referência em EmpreendedorismoCentro Nacional de Referência em Empreendedorismo

O ex-governador Geraldo Alckmin participou na semana passada da cerimônia de inauguração do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O espaço é administrado pelo Sebrae-SP no Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico localizado na área central de São Paulo e cedido pelo Estado desde julho de 2017.

“Foram R$ 20 milhões de reais de investimento do Estado no edifício, que reabre em uma parceria com o Sebrae. O local será um espaço de referência para o empreendedorismo e economia criativa, atividades muito importantes para o território paulista. O prédio está totalmente restaurado e com acessibilidade”, destacou Alckmin. “A economia criativa é a que mais vai crescer, vai possibilitar a distribuição de renda, irrigar a economia, estimular a atividade empreendedora, a criatividade”, completou.

O projeto beneficiará cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano. Pensado de forma colaborativa, o Centro de Referência é um grande polo para empreendedores, startups, investidores, grandes empresas e governo. O local contará com salas de capacitação, coworking, processos de aceleração de startups e programas de open innovation para parceiros.

Fonte: Startupi

 

Relacionados