Compartilhe:

Novidades de Govtech: o que ler, ver e ouvir para ficar por dentro de tudo que acontece

Preparamos uma lista de portais, blogs e podcasts para você não perder nenhuma notícia importante ou oportunidade.
Em 15 de July de 2019

A inovação no setor público está se tornando um assunto cada vez mais “quente”. À medida que governos precisam acelerar sua transformação digital para entrar em compasso com a sociedade, todos os dias surgem iniciativas e tecnologias que merecem ser conhecidas. A quantidade de notícias sobre Govtech não para de crescer, e é normal que aumentem também as fontes de informações não tão confiáveis. 

Por isso, é preciso selecionar bem o que você vai ler, ouvir e ver sobre o assunto. Como no BrazilLAB nós respiramos Govtech 24 horas por dia, decidimos compartilhar com você aquelas que consideramos as melhores fontes de informação sobre inovação no setor público. São blogs, podcasts e portais que você pode “favoritar” sem medo, e que te ajudam a ficar sempre por dentro do que acontece.

 

Vamos lá:   

 

Public (texto e vídeos - em inglês)

Um dos principais fundos de venture capital para startups de Govtech da atualidade, o Public.io também organiza eventos que se tornaram referência e é uma das fontes de informações mais relevantes do setor. Recomendamos uma visita diária ao blog deles, sempre tem algo que vale a pena conhecer. 

 

Govtech (texto e vídeo - em inglês)

Portal de notícias sobre inovação no setor público que é atualizado com bastante frequência. Aqui, você vai encontrar cases detalhados, tecnologias emergentes e suas implicações, atualizações de políticas públicas, iniciativas inspiradoras e tudo o que você precisa saber para permanecer em linha com o que acontece de importante no setor.

 

Govtech Singapore (texto e vídeo - em inglês) 

Site de notícias da Agência de Govtech de Singapura, que, ao lado da Estônia, tornou-se referência em inovação no setor público. Atualizado numa média de duas vezes por semana, traz apresentações detalhadas de iniciativas bem-sucedidas do país. 

 

Govtech Fund (texto - em inglês)

Outro dos fundos de venture capital de govtech mais tradicionais da atualidade, o Govtech Fund tem uma área de notícias (com foco em iniciativas de municípios norte-americanos) que merece ser acessada com frequência.

 

Pioneers (texto - em inglês)

Portal de orientação mais abrangente, o Pioneers dedica-se dar a forma ao futuro da inovação em empresas e governos por meio da apresentação de ferramentas, metodologias e iniciativas culturais. Como o próprio nome indica (“pioneiros”, em inglês), é uma fonte preciosa de tendências e insights que têm grande potencial de se tornarem realidade. 

 

Go Public (podcast - em inglês)

Podcast que apresenta histórias de governos que conseguiram implantar inovação. Ainda que seja focado em experiências nos EUA, os programas têm um formato leve e dinâmico, que de fato inspiram.

 

DOBT’s Rewiring Government (podcast - em inglês)

O podcast do DOBT (Department of Better Technology, ou Departamento da Melhor Tecnologia, em inglês), empresa que desenvolve softwares de govtech, é reconhecido como um dos melhores do ramo. Os programas trazem entrevistas com gestores públicos e empreendedores compartilhando experiências (positivas e negativas) de inovação em governos. 

 

Letícia Piccolotto no UOL

Sim, sabemos, todas as fontes acima estão em inglês. Mas a grande imprensa aqui no Brasil já começa a dar espaços para a inovação no setor público. Um deles é a coluna semanal de Letícia Piccolotto, Founder do BrazilLAB, no UOL. Lá, ela traz o que acontece de mais importante no nosso país, além de iniciativas de fora que podem ajudar a transformar a realidade brasileira.

 

E, por último, vale incluir a sessão de notícias do nosso site. De informações sobre o programa de aceleração a entrevistas, o foco é o que há de novo -- e inspirador -- em Govtech.

 

Seja parte da rede do BrazilLAB!

Conheça o Selo GovTech do BrazilLAB, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, sua startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais.

Relacionados