Compartilhe:

Para inspirar: BrazilLAB e Fundação BRAVA lançam site com cases de sucesso de GovTech pelo mundo

Repositório online apresenta iniciativas em que a tecnologia ajudou a transformar políticas públicas de diversos países
Em 24 de September de 2019

De que forma a inovação pode ser aplicada para potencializar os resultados de políticas públicas? A partir dessa pergunta, o BrazilLAB e a Fundação BRAVA, em parceria com o Centre for Public Impact (CPI), criaram um repositório de cases de inovação e aplicação de soluções digitais em diferentes lugares do mundo: confira aqui.

O projeto traz um conjunto de experiências sistematizadas pelo CPI em diversos países, nas mais diferentes áreas de atuação governamental. Em comum, todas têm o uso de ferramentas digitais para aprimorar os serviços prestados. Cada caso foi analisado a partir da avaliação do impacto público, considerando-se três principais dimensões: legitimidade, política e ação.

O objetivo da iniciativa é de ampliar o conhecimento sobre o uso de tecnologias por parte de governos. As informações foram reunidas sob diferentes temas, como empreendedorismo, transporte público, acesso à internet e transporte. 

 

Os exemplos que vêm da Colômbia e da Nova Zelândia

Uma dessas soluções foi o colombiano iNNpulsa, nome dado à Unidade de Gestão de Crescimento Empresarial do Governo Nacional. Trata-se de uma organização que reúne empreendedores e gestores públicos para fortalecer o ecossistema de startups e de empresas de pequeno e médio portes no país. Durante seus primeiros quatro anos, o iNNpulsa canalizou cerca de US$161,6 milhões em suporte para o empreendedorismo e inovação na Colômbia. 

Destaca-se também o projeto Rural Broadband Initiative. Desenvolvido na Nova Zelândia, a iniciativa busca fornecer acesso à banda larga de alta velocidade para 630.000 cidadãos residentes em localidades rurais.  

Para Letícia Piccolotto, as experiências presentes no repositório trazem exemplos inspiradores de iniciativas no tema da transformação digital dos governos, incluindo o Brasil. “Acreditamos que os cases contribuam para ampliar o conhecimento sobre o tema e para inspirar a adoção de soluções inovadoras por diferentes governos. Em resumo, demostram que é possível produzir mudanças consistentes, de maneira rápida e contínua”, afirma a Fundadora do BrazilLAB e Presidente Executiva da Fundação Brava. 

Inicialmente, serão publicados sete cases sobre experiências de transformação digital implementadas em cidades dos Estados Unidos, Espanha, Nova Zelândia, Canadá e Colômbia. O repositório será atualizado mensalmente, com novas iniciativas traduzidas, e contará também com experiências desenvolvidas no Brasil. É o caso do Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI), implementado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Estado do Amapá, e que consistiu em um ciclo de aceleração para startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas ao governo. 

Acesse e conheça em detalhes essas histórias inspiradoras!

 

Seja parte desse movimento GovTech!

O BrazilLAB vem buscando formas de facilitar a contratação de tecnologia pelo setor público, sendo sua última iniciativa a criação do Selo GovTech, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais.

Relacionados