Compartilhe:

PitchSampa: Construindo uma São Paulo mais inteligente e humana

O Programa tem por objetivo a contratação de projetos de microempresas e empresas de pequeno porte, inovando a solução de desafios diários.
Em 07 de May de 2019

Se você tem uma solução inovadora para apresentar para a Prefeitura de São Paulo, o momento é agora. Juntamente com a Secretaria Municipal de  Inovação e Tecnologia, a Prefeitura lançou o programa PitchSampa, buscando, principalmente, acelerar e tornar mais eficiente as contratações de tecnologia por parte da administração pública. E mais, o vencedor receberá até 74 mil reais para desenvolver sua solução. Confira o regulamento.

 

Os desafios desta edição

Para Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, a ideia é “mudar a lógica tradicional de se contratar tecnologia, em que o governo aponta detalhadamente a solução que deseja”, dessa forma, o ecossistema de inovação traz as soluções, e assim, a administração pública amplia o escopo de alternativas possíveis para resolver o problema.

E foi isso mesmo que o Programa fez. Os dois desafios lançados para esta edição são voltados para área de endimento ao cidadão e gestão de equipamento, sendo eles:

  • Desafio 1
    Como verificar, de forma automatizada, a qualidade das respostas dadas ao cidadão por meio do SP156 (portal de atendimento ao cidadão)?
  • Desafio 2
    Como automatizar e otimizar, de forma segura, o monitoramento das unidades dos Telecentros (frequência dos agentes de inclusão, disponibilidade de internet e o uso das máquinas)?

 

Como participar

Para participar, os candidatos devem se inscrever até o dia 29 de maio de 2019, enviar um vídeo de até dois minutos e um plano para o desenvolvimento e implementação da proposta. O PitchSampa é uma iniciativa inspirada em outras ações já realizadas como o Concurso de Projetos do Mobilab, da própria Prefeitura, e no Pitch Gov.SP do Governo do Estado de São Paulo, em que startups apresentam soluções inovadoras para auxiliar os problemas enfrentados pelo governo paulista.

O edital adota a modalidade “concurso de projetos”, prevista na Lei de Licitações (8.666/1993), com planejamento ágil de entregas, atribuição de papéis e responsabilidades, além de fortalecer a parceria entre empresas e a iniciativa pública para apontar soluções.

 

Avaliação dos inscritos e etapas do Programa

 Até três projetos por desafio serão premiados com o valor de 6 mil reais, avaliados por uma comissão de julgamento formada por servidores públicos especialistas nos temas dos desafios e em TI. Após essa fase, haverá um período de dois dias de imersão, para que os projetos classificados possam desenvolver uma prova de conceito da ideia apresentada.

A melhor prova de conceito receberá o montante de até 74 mil reais para desenvolver a solução juntamente com uma equipe do governo, que apoiará a implementação da proposta e a transferência da tecnologia para o setor público.

 

Relação ganha-ganha

Com o PitchSampa, além de fomentar o ecossistema de inovação da cidade no desenvolvimento de soluções para os desafios da maior capital da América Latina, a Prefeitura de São Paulo possibilita que essas soluções sejam absorvidas e replicadas na administração pública. Dessa forma, é possível consolidar um ambiente favorável a inovações que correspondam à realidade de São Paulo na construção de uma cidade mais inteligente e humana.

Já para os participantes, algumas boas razões para participar do Programa é a publicidade e divulgação em canais oficiais da Prefeitura, o acesso a dados e informações de grandes programas realizados pela mesma, o uso do espaço público para validação e prototipação da solução, recebimento de Mentoria de servidores e gestores públicos especialistas nos desafios e por último, mas não menos importante, premiação pela geração de valor público a milhões de municípios.

 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou acesse o site do Programa.

Relacionados