Compartilhe:

Polo Digital de Mogi das Cruzes cria oportunidades para empreendedores inovadores

BrazilLAB esteve presente no lançamento do projeto.
Em 11 de July de 2017

Projetos inovadores de empreendedores mogianos agora encontram na cidade um espaço dedicado ao desenvolvimento de suas ideias, o Polo Digital de Mogi das Cruzes. A iniciativa foi lançada na manhã desta terça-feira (27/06) pelo prefeito Marcus Melo no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O projeto abre uma nova oportunidade de atividade econômica na cidade e está com inscrições abertas para os empreendedores e startups interessados em participar.

Em quatro anos, a meta é que o projeto contribua para o surgimento de 55 novas startups, o desenvolvimento de 165 atividades e 200 mil pessoas sejam impactadas. “O Polo Digital é um projeto da cidade como um todo. A atividade econômica precisa de novas iniciativas. Contamos com o apoio e colaboração de cada um de vocês, que são os atores principais deste trabalho. A administração municipal está criando um ambiente favorável e vamos trabalhar em conjunto”, disse o chefe do executivo, que apresentou detalhes do projeto ao público. Confira a apresentação comp

O Polo Digital é um espaço para empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas, que a partir de Mogi das Cruzes, possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo. “A Prefeitura tem a responsabilidade e o compromisso de apoiar os empreendedores e os jovens tem nesse segmento um campo ilimitado de oportunidades. O Polo Digital será o ambiente favorável para estas iniciativas.”, disse o prefeito. O espaço é destinado a qualquer empreendedor que tenha uma startup ou apenas uma ideia.

O lançamento reuniu representantes de diferentes segmentos da área acadêmica e empreendedores da região, como o Grupo Alto Tietê Valley. “Esta iniciativa é o estímulo que a região precisava para se desenvolver ainda mais. A parceria entre o poder público e os empreendedores será muito positiva e certamente, colocará Mogi das Cruzes no mapa do desenvolvimento tecnológico”, disse Gustavo Sanches-Palência, um dos fundadores do grupo.

Neste primeiro momento, os interessados deverão fazer sua inscrição pelo site do projeto, no endereço www.mogidascruzes.sp.gov.br/polodigital. Os inscritos participarão de palestras e atividades programas pela equipe do programa. “Inovação não é só tecnologia. Inovar é criar novas soluções para o que é do nosso convívio. Encontrar um problema para resolver. Com o Polo, vamos compartilhar experiências para criar inovação”, disse Rodrigo Garzi, coordenador do projeto. O site estará em atividade a partir desta quarta-feira (28/06).

A experiência mogiana servirá de exemplo para outros municípios, segundo Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Sempre utilizo o exemplo de Mogi, como referência para outros municípios. A cidade tem todos os setores da atividade econômica equilibrados e deve aproveitar esse DNA para fazer a diferença. Mogi está abrindo as portas para o empreendedorismo e estimulando aqueles que desejam empreendeder com o Polo Digital”, disse.

Durante o evento, Sekyia fez parte de um painel de discussão sobre o Polo Digital, mediado pelo CEO do Grupo Elefante Verde, Caio Sigaki, com participação de Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae/SP e Marcello Danelli, analista de projetos do BrazilLAB, que faz a conexão entre startups e o poder público. “Temos um papel de conectar o empreendedor com o poder público. O empreendedor pode ajudar a cidade a pensar seus desafios. Mogi está abrindo uma porta para estes empreendedores”, disse Danelli.

Para Gromik, o Polo Digital é o elo que faltava para os interessados em abrir seu próprio negócio neste segmento. “O polo é a ponte que faltava. Somos procurados por pessoas que querem empreender nesta área de negócios inovadores e agora temos para onde encaminhá-los”, disse. Sigaki, mediador do grupo, destacou que Participaram do evento representantes de empreendedores, associações, universidades, vereadores e autoridades municipais.

 

Espaços projetados para o Polo Digital

A sede do Polo Digital deverá ser concluída em setembro. A área da antiga Incubadora Tecnológica (Intec), em Cezar de Souza, num espaço de 1.000 m2, abrigará o projeto. A reforma do espaço já foi iniciada para abrigar quatro espaços simultâneos, pensados e projetados especialmente para este tipo de atividade.

A iniciativa está vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. “Estamos investindo cerca de R$ 100 mil na reforma da antiga Incubadora Tecnológica (Intec), em Cezar de Souza, que deverá ficar pronto em setembro. Contamos com a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que está auxiliando neste trabalho”, disse o titular da Pasta.

O projeto possuirá um co-work, que é um espaço onde até oito projetos selecionados, ainda em fase embrionária, serão desenvolvidos simultaneamente, com metas de evolução e avaliação periódica a cada três meses. Outro espaço será a incubadora, destinada a 10 startups em fase de crescimento. O projeto prevê assessoria, consultoria e prospecção de capital investidor, entre outros recursos.

O Polo também contará com uma arena de eventos para até 50 pessoas, totalmente gratuita e aberta a todos, para a realização de palestras, workshops, mentoria e outros formatos. Por fim, o projeto contempla ainda um café digital, onde todos os membros poderão trabalhar, utilizando internet gratuita, fazer reuniões e encontrar oportunidades de negócios e parcerias nos murais. 

Por: Kelli Correa Brito

Relacionados