Compartilhe:

Por dentro do Demoday 2017: o evento, as lições e os grandes vencedores do prêmio.

Na manhã do dia 06 de dezembro, foi realizada a segunda edição do evento que sintetiza a vocação do BrazilLab. No Demoday, o empreendedorismo é aliado a políticas públicas em uma premiação que serve de ponto de partida para inovações práticas e de real impacto na sociedade.
Em 12 de December de 2017

 

Na manhã do dia 06 de dezembro, foi realizada a segunda edição do evento que sintetiza a vocação do BrazilLab. No Demoday, o  empreendedorismo é aliado a políticas públicas em uma premiação que serve de ponto de partida para inovações práticas e de real impacto na sociedade.

Após um rigoroso processo seletivo, as startups finalistas apresentaram o fruto do trabalho desenvolvido. Foram quatro meses criando, formatando e estruturando soluções que impactam diretamente a gestão de municípios, de acordo com demandas reais apresentadas pelos líderes públicos.

 

Inspiração e trabalho em equipe

BernardinhoAntes do pitch das startups finalistas, Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, inspirou os participantes. Em sua palestra, ele falou  sobre resiliência, trabalho em equipe, determinação e outras lições fundamentais para qualquer empreendedor. Nas palavras do vitorioso técnico, “ninguém é especial. Eventualmente fazemos coisas especiais, em momentos especiais”.  Uma mensagem forte, mas que, segundo ele, combate o ego exacerbado - o grande inimigo de um bom trabalho em equipe.

Quando estamos falando de uma solução B2G, o trabalho em equipe é elevado à décima potência, já que, além da equipe da startup, é necessário que haja uma forte integração dos representantes da população e dos funcionários que participarão da implementação. Um processo que muitas vezes envolve um choque de culturas e um esforço extra de ambos os lados, o público e o privado, para aprimorar a gestão e beneficiar o cidadão.

 

 

 

A vocação do evento

Banca DemoDayO Demoday mais uma vez colocou frente a frente importantes atores da esfera pública e empreendedores com muito a contribuir em áreas como equilíbrio fiscal, agricultura urbana e comunicação.

O formato da apresentação foi de pitch de cinco minutos. As finalistas apresentaram seus desafios e soluções e cada pitch foi seguido de uma sessão de perguntas e respostas. A banca, composta por prefeitos e gestores públicos diretamente ligados a tomadas de decisão, teve dez minutos para fazer questionamentos que muitas vezes mostraram o ótimo preparo e a viabilidade das ideias. As finalistas se apresentaram na seguinte ordem: BeGreen, Boostr, MGov, Refinaria de Dados, Blu365 e Linte.

 

 

Lições do Demoday 2016

Elizabeth JucáAntes do anúncio dos vencedores, Elizabeth Jucá, Secretária de Saúde de Juiz de Fora, apresentou o caso do Cuco Health. Destaque no Demoday 2016, o aplicativo lembra hipertensos e diabéticos dos horários de suas medicações e, caso não haja confirmação de que o usuário tomou o medicamento, um familiar é acionado automaticamente.

Uma ideia simples e de alto impacto, em um cenário de 96 mil pacientes que, com a evasão da medicação, passam a quadros de urgência mais graves para sua saúde e mais onerosos para o município.

Elizabeth compartilhou sua experiência na implementação do projeto com os convidados, transmitindo lições importantes para o sucesso de qualquer iniciativa. O primeiro ponto é o engajamento dos agentes públicos: no caso do Cuco Health, os profissionais de saúde.

Outro aspecto importante é a comunicação constante, para promover mudança de hábitos, tanto do target do app quanto dos multiplicadores dessa iniciativa. O Cuco Health bateu a meta inicial de usuários ativos e segue sua jornada, incorporando o que foi aprendido nesta primeira fase.

 

 

A hora da verdade

Foram três as grandes vencedoras, que receberão o investimento de até R$ 50.000,00, além do auxílio do BrazilLab na implementação do projeto em municípios. E para a startup com maior pontuação, também foi conferida uma bolsa de estudos na Draper University, no Vale do Silício.

VencedoresO terceiro lugar com ficou a startup MGov. Por meio de tecnologia simples e de fácil acesso, os empreendedores apresentaram o que chamam de anti-app, um sistema inteligente que utiliza o sms para comunicação direta com qualquer esfera da população. Chamada de ImpactCom, a ferramenta permite, por exemplo, interações automatizadas com beneficiários de programas sociais. Também permite campanhas de vacinação segmentadas e personalizadas de acordo com o cadastro do município, além de criar um canal direto de comunicação com cidadãos que atualmente não interagem com o poder público.

A segunda startup mais pontuada pela banca foi a Refinaria de Dados. Apenas com a coleta do rastro digital de usuários de wifi público, a solução faz o processamento de grande volume de dados, tendo como foco técnicas de análise preditiva, monitoramento de rede, inteligência artificial e comunicação micro-segmentada. Uma forma de ouvir em profundidade a população, reconhecer seus humores, suas necessidades e medir a aceitação de políticas públicas. Todas informações cruciais para guiar a gestão de uma cidade.

E em primeiro lugar, a startup com maior pontuação foi a Linte, graças à sua proposta para desburocratizar o dia a dia dos servidores e acrescentar eficiência de até 400% do trabalho público. O software de automação de atividades jurídicas, que além de gerar com mais eficiência e segurança documentos jurídicos, permite fácil acesso e gestão constantes das informações. No lugar de templates, o software guia o funcionário público em uma navegação intuitiva que gera o documento necessário, permitindo o uso do tempo de maneira mais estratégica.

 

Balanço do Demoday

Já no primeiro ciclo, a iniciativa do BrazilLAB apresentou resultados, com os projetos selecionados do ano anterior sendo adotados por prefeituras. E o sucesso de uma startup alavanca o sucesso de novas propostas, incentiva a implementação em novos municípios e resultados cada vez mais significativos.

Além disso, o networking gerado no Demoday é certamente um dos grandes legados do evento. Após o anúncio e a celebração do resultado, empresas e agentes públicos deram sequência ao evento não só abordando as startups vencedoras, mas todos os empreendedores. Isso porque o nível dos projetos se mostrou elevado, e ficou claro que as relações criadas ou fortalecidas ali resultarão em inovações para o mercado e a sociedade.

Ótimas surpresas estão sendo preparadas para a edição do Demoday 2018, que será ainda maior e certamente com um efeito acumulativo de transformação social, por meio da integração entre empreendedorismo e gestão pública.

Relacionados