Por dentro do Demoday 2017: o evento, as lições e os grandes vencedores do prêmio. - BrazilLAB
PT EN
DemoDay BrazilLAB B2G BeGreen Blu365 Boostr Linte MGov Refinaria de Dados Empreendedorismo

Por dentro do Demoday 2017: o evento, as lições e os grandes vencedores do prêmio.

12/12/2017

Na manhã do dia 06 de dezembro, foi realizada a segunda edição do evento que sintetiza a vocação do BrazilLab. No Demoday, o empreendedorismo é aliado a políticas públicas em uma premiação que serve de ponto de partida para inovações práticas e de real impacto na sociedade.

 

Na manhã do dia 06 de dezembro, foi realizada a segunda edição do evento que sintetiza a vocação do BrazilLab. No Demoday, o  empreendedorismo é aliado a políticas públicas em uma premiação que serve de ponto de partida para inovações práticas e de real impacto na sociedade.

Após um rigoroso processo seletivo, as startups finalistas apresentaram o fruto do trabalho desenvolvido. Foram quatro meses criando, formatando e estruturando soluções que impactam diretamente a gestão de municípios, de acordo com demandas reais apresentadas pelos líderes públicos.

 

Inspiração e trabalho em equipe

BernardinhoAntes do pitch das startups finalistas, Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, inspirou os participantes. Em sua palestra, ele falou  sobre resiliência, trabalho em equipe, determinação e outras lições fundamentais para qualquer empreendedor. Nas palavras do vitorioso técnico, “ninguém é especial. Eventualmente fazemos coisas especiais, em momentos especiais”.  Uma mensagem forte, mas que, segundo ele, combate o ego exacerbado - o grande inimigo de um bom trabalho em equipe.

Quando estamos falando de uma solução B2G, o trabalho em equipe é elevado à décima potência, já que, além da equipe da startup, é necessário que haja uma forte integração dos representantes da população e dos funcionários que participarão da implementação. Um processo que muitas vezes envolve um choque de culturas e um esforço extra de ambos os lados, o público e o privado, para aprimorar a gestão e beneficiar o cidadão.

 

 

 

A vocação do evento

Banca DemoDayO Demoday mais uma vez colocou frente a frente importantes atores da esfera pública e empreendedores com muito a contribuir em áreas como equilíbrio fiscal, agricultura urbana e comunicação.

O formato da apresentação foi de pitch de cinco minutos. As finalistas apresentaram seus desafios e soluções e cada pitch foi seguido de uma sessão de perguntas e respostas. A banca, composta por prefeitos e gestores públicos diretamente ligados a tomadas de decisão, teve dez minutos para fazer questionamentos que muitas vezes mostraram o ótimo preparo e a viabilidade das ideias. As finalistas se apresentaram na seguinte ordem: BeGreen, Boostr, MGov, Refinaria de Dados, Blu365 e Linte.

 

 

Lições do Demoday 2016

Elizabeth JucáAntes do anúncio dos vencedores, Elizabeth Jucá, Secretária de Saúde de Juiz de Fora, apresentou o caso do Cuco Health. Destaque no Demoday 2016, o aplicativo lembra hipertensos e diabéticos dos horários de suas medicações e, caso não haja confirmação de que o usuário tomou o medicamento, um familiar é acionado automaticamente.

Uma ideia simples e de alto impacto, em um cenário de 96 mil pacientes que, com a evasão da medicação, passam a quadros de urgência mais graves para sua saúde e mais onerosos para o município.

Elizabeth compartilhou sua experiência na implementação do projeto com os convidados, transmitindo lições importantes para o sucesso de qualquer iniciativa. O primeiro ponto é o engajamento dos agentes públicos: no caso do Cuco Health, os profissionais de saúde.

Outro aspecto importante é a comunicação constante, para promover mudança de hábitos, tanto do target do app quanto dos multiplicadores dessa iniciativa. O Cuco Health bateu a meta inicial de usuários ativos e segue sua jornada, incorporando o que foi aprendido nesta primeira fase.

 

 

A hora da verdade

Foram três as grandes vencedoras, que receberão o investimento de até R$ 50.000,00, além do auxílio do BrazilLab na implementação do projeto em municípios. E para a startup com maior pontuação, também foi conferida uma bolsa de estudos na Draper University, no Vale do Silício.

VencedoresO terceiro lugar com ficou a startup MGov. Por meio de tecnologia simples e de fácil acesso, os empreendedores apresentaram o que chamam de anti-app, um sistema inteligente que utiliza o sms para comunicação direta com qualquer esfera da população. Chamada de ImpactCom, a ferramenta permite, por exemplo, interações automatizadas com beneficiários de programas sociais. Também permite campanhas de vacinação segmentadas e personalizadas de acordo com o cadastro do município, além de criar um canal direto de comunicação com cidadãos que atualmente não interagem com o poder público.

A segunda startup mais pontuada pela banca foi a Refinaria de Dados. Apenas com a coleta do rastro digital de usuários de wifi público, a solução faz o processamento de grande volume de dados, tendo como foco técnicas de análise preditiva, monitoramento de rede, inteligência artificial e comunicação micro-segmentada. Uma forma de ouvir em profundidade a população, reconhecer seus humores, suas necessidades e medir a aceitação de políticas públicas. Todas informações cruciais para guiar a gestão de uma cidade.

E em primeiro lugar, a startup com maior pontuação foi a Linte, graças à sua proposta para desburocratizar o dia a dia dos servidores e acrescentar eficiência de até 400% do trabalho público. O software de automação de atividades jurídicas, que além de gerar com mais eficiência e segurança documentos jurídicos, permite fácil acesso e gestão constantes das informações. No lugar de templates, o software guia o funcionário público em uma navegação intuitiva que gera o documento necessário, permitindo o uso do tempo de maneira mais estratégica.

 

Balanço do Demoday

Já no primeiro ciclo, a iniciativa do BrazilLAB apresentou resultados, com os projetos selecionados do ano anterior sendo adotados por prefeituras. E o sucesso de uma startup alavanca o sucesso de novas propostas, incentiva a implementação em novos municípios e resultados cada vez mais significativos.

Além disso, o networking gerado no Demoday é certamente um dos grandes legados do evento. Após o anúncio e a celebração do resultado, empresas e agentes públicos deram sequência ao evento não só abordando as startups vencedoras, mas todos os empreendedores. Isso porque o nível dos projetos se mostrou elevado, e ficou claro que as relações criadas ou fortalecidas ali resultarão em inovações para o mercado e a sociedade.

Ótimas surpresas estão sendo preparadas para a edição do Demoday 2018, que será ainda maior e certamente com um efeito acumulativo de transformação social, por meio da integração entre empreendedorismo e gestão pública.

Veja Também:

Inovação e empreendedorismo no setor público são temas de evento gratuito do BrazilLAB

Realizado pelo BrazilLAB, encontro reunirá startups, governo e academia no Google Campus

O que vem por aí? As propostas de candidatos à presidência que se apresentaram no GovTech Brasil

No encerramento da convenção, cinco presidenciáveis subiram ao palco para compartilhar suas visões sobre inovação no setor público. Confira aqui um resumo de cada um

GovTech Brasil: de acordo com especialistas, a inovação na segurança pública é “para ontem”

Especialistas reuniram-se em São Paulo para debater desafios e soluções para a área. Veja agora os destaques desse encontro