Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
Smart City Business America Congress & Expo brazilLAB Guilherme Dominguez Rodrigo Quinalha Daniela Coimbra Swiatek Fábio Sertori

BrazilLAB debate relação 'Poder Público x Startups' no Smart City Business America

17/04/2018

O Smart City Business America Congress & Expo é o mais importante evento relacionado ao ecossistema das smart cities na América Latina e se destaca por reunir lideranças políticas e empresariais.

Nesta última segunda-feira (17/04),  em São Paulo, o Diretor Jurídico do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, esteve presente na Smart City Business America Congress & Expo,  o mais importante evento relacionado ao ecossistema das smart cities na América Latina. Ao lado de Rodrigo Quinalha (Kick Ventures), Daniela Swiatek (MobiLab) e Fábio Sertori (Startup 4 Cities), Guilherme participou do painel "Poder Público e Startups: como Interagirem e fazerem Negócios".

  • Faça parte do programa de aceleração do BrazilLAB. Saiba mais -->

O obejtivo do painel foi o de estimular uma discussão sobre o desafio da colaboração entre o Setor Público e as Startups, e as diversas formas de alianças públicos-privadas que podem ser estabelecidas entre eles, inclusive por meio de outros agentes do ecossistema, como concessionárias de serviços públicos, por exemplo. A maior colaboração entre os dois universos resultará em cidades mais inteligentes, eficientes e transparentes.

Smart City Business America Congress & Expo 2018Em sua participação, Guilherme Dominguez ressaltou a necessidade de transformações de mentalidade em ambos os lados, na busca por uma conciliação maior de interesses e sinergias.  "Precisamos ter uma mudança de cultura dentro dos governos. É necessário que os governos passem a criar canais de inovação e se mostrem mais abertos à novas soluções. Em paralelo a isso, precisamos contar também com uma mudança na mentalidade dos empreendedores, que têm receio de se relacionar com o Poder Público", destacou.

A sociedade atravessa um período de grandes e aceleradas mudanças, sendo que a tecnologia tem um papel cada vez mais fundamental na melhora dos serviços públicos. "Só existe solução inovadora para problemas relevantes. Nesse sentido, os governos municipais, que são os que impactam mais diretamente a vida das pessoas, tem um manancial de problemas. Com a visão certa, isso pode ser transformado em um manancial de oportunidades", ressaltou o Diretor Jurídico do BrazilLAB.

Outro ponto importante abordado no painel foi sobre as mudanças legislativas na relação entre os dois universos. O debate levantou algumas soluções e indicações na forma de contratações de startups pelo governo, como a possibilidade do Poder Público contratar encomendas tecnológicas, ou então o bônus tecnológico, que é uma subvenção voltada apenas para pequenas e médias empresas que desenvolvam soluções inovadoras.

"Eventos como o Smart City Bussines Latin America são excelentes oportunidades de engajar os diferentes atores do ecossistema em inovação e governo. O evento permite que esses atores possam debater em condições de igualdade e descobrir quais os melhores caminhos voltados ao desenvolvimento de uma agenda comum em GovTech. Permite também que pessoas não familiarizadas com o tema tenham conhecimento das várias iniciativas e soluções para essa área específica", concluiu Guilherme.

 

Smart City Business America Congress & Expo 2018

O evento reune os principais líderes dos setores público e privado, além de especialistas em soluções tecnológicas, planejamento, gestão pública, segurança, mobilidade, conectividade e sustentabilidade, com o objetivo de se criar um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre o desenvolvimento das metrópoles, seus desafios e oportunidades.

Trata-se de um evento do Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às cidades inteligentes no continente americano. Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto, o evento tem o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento integrado das metrópoles.

Veja Também:

Inovação no Setor Público Digitalização de serviços públicos cria mercado para startups; BrazilLAB ganha destaque na Folha de S. Paulo

Digitalização de serviços públicos cria mercado para startups; BrazilLAB ganha destaque na Folha de S. Paulo

GovTechs desenvolvem soluções de tecnologia para governos, como ferramentas de pregões eletrônicos. Guilherme Dominguez, cofundador do inovação BrazilLAB faz um balanço sobre o ecossistema GovTech.

Programa de Aceleração Compras Públicas, Lei de Inovação e Relações Governamentais: como foi o 2º módulo presencial da Aceleração do BrazilLAB

Compras Públicas, Lei de Inovação e Relações Governamentais: como foi o 2º módulo presencial da Aceleração do BrazilLAB

Compliance, propriedade intelectual e aspectos societários foram outros temas tratados na segunda etapa presencial do Programa de Aceleração

Inovação no Setor Público Como um país pode fomentar o ecossistema GovTech? Conheça 5 caminhos listado por especialista

Como um país pode fomentar o ecossistema GovTech? Conheça 5 caminhos listado por especialista

Especialista britânica menciona iniciativas que comprovadamente contribuem para a transformação digital do setor público. E o BrazilLAB está na lista.