SAÚDE: Foco em inovação e melhoria de processos - BrazilLAB
PT EN
SAúDE.INOVAçãO, SETOR PúBLICO

SAÚDE: Foco em inovação e melhoria de processos

04/05/2016

O Brasil teve uma evolução significativa nos seus principais indicadores de saúde, alcançando uma redução de 70% na mor

 O Brasil teve uma evolução significativa nos seus principais indicadores de saúde, alcançando uma redução de 70% na mortalidade infantil, 50% na mortalidade materna, e um aumento para 74,5 anos em relação à expectativa de vida. Essa evolução se deve principalmente a uma melhora nas condições de vida e à estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), que aumentou o acesso da população aos serviços de saúde.

No entanto, os resultados de saúde ainda não são uniformes entre os Estados e estão abaixo de países comparáveis. O SUS tem problemas crônicos de filas, que podem chegar a três anos para uma cirurgia, e ao mesmo tempo uma taxa de ocupação de leitos hospitalares de 52% versus 76% na média dos países da OCDE.

A população está insatisfeita com a saúde no Brasil – 75% consideram saúde a primeira prioridade de atuação e 44% avaliam a saúde em geral como ruim ou péssima.

Adicionando aos desafios atuais, a população também passará por um rápido processo de envelhecimento ao longo dos próximos 15 anos, praticamente dobrando o percentual de idosos em 2030. Isso resultará em uma grande pressão sobre o sistema de saúde, aumentando de 4 a 5 vezes a necessidade de serviços por conta da incidência de doenças crônicas.

A partir deste cenário, desafiamos empreendedores a pensarem e submeterem ideias e/ ou soluções já existentes a partir das seguintes perguntas:

- Como a tecnologia pode ajudar a reorganizar o Sistema Único de Saúde colocando o paciente como foco, equalizando a questão de agendamentos e filas por consultas, exames e cirurgias buscando atingir melhores resultados com os recursos disponíveis?

- Como a tecnologia pode ajudar a desenvolver sistemas de monitoramento e serviços móveis de saúde a baixo custo que possa ajudar a combater doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes?

Para mais informações sobre o tema acesse:

Ranking de Competitividade dos Estados

Estudo Visão Brasil 2030

Portal Saúde

Data SUS

Veja Também:

Inovação e empreendedorismo no setor público são temas de evento gratuito do BrazilLAB

Realizado pelo BrazilLAB, encontro reunirá startups, governo e academia no Google Campus

O que vem por aí? As propostas de candidatos à presidência que se apresentaram no GovTech Brasil

No encerramento da convenção, cinco presidenciáveis subiram ao palco para compartilhar suas visões sobre inovação no setor público. Confira aqui um resumo de cada um

GovTech Brasil: de acordo com especialistas, a inovação na segurança pública é “para ontem”

Especialistas reuniram-se em São Paulo para debater desafios e soluções para a área. Veja agora os destaques desse encontro