Compartilhe:

SAÚDE: Foco em inovação e melhoria de processos

O Brasil teve uma evolução significativa nos seus principais indicadores de saúde, alcançando uma redução de 70% na mor
Em 20 de February de 2017

 O Brasil teve uma evolução significativa nos seus principais indicadores de saúde, alcançando uma redução de 70% na mortalidade infantil, 50% na mortalidade materna, e um aumento para 74,5 anos em relação à expectativa de vida. Essa evolução se deve principalmente a uma melhora nas condições de vida e à estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), que aumentou o acesso da população aos serviços de saúde.

No entanto, os resultados de saúde ainda não são uniformes entre os Estados e estão abaixo de países comparáveis. O SUS tem problemas crônicos de filas, que podem chegar a três anos para uma cirurgia, e ao mesmo tempo uma taxa de ocupação de leitos hospitalares de 52% versus 76% na média dos países da OCDE.

A população está insatisfeita com a saúde no Brasil – 75% consideram saúde a primeira prioridade de atuação e 44% avaliam a saúde em geral como ruim ou péssima.

Adicionando aos desafios atuais, a população também passará por um rápido processo de envelhecimento ao longo dos próximos 15 anos, praticamente dobrando o percentual de idosos em 2030. Isso resultará em uma grande pressão sobre o sistema de saúde, aumentando de 4 a 5 vezes a necessidade de serviços por conta da incidência de doenças crônicas.

A partir deste cenário, desafiamos empreendedores a pensarem e submeterem ideias e/ ou soluções já existentes a partir das seguintes perguntas:

- Como a tecnologia pode ajudar a reorganizar o Sistema Único de Saúde colocando o paciente como foco, equalizando a questão de agendamentos e filas por consultas, exames e cirurgias buscando atingir melhores resultados com os recursos disponíveis?

- Como a tecnologia pode ajudar a desenvolver sistemas de monitoramento e serviços móveis de saúde a baixo custo que possa ajudar a combater doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes?

Para mais informações sobre o tema acesse:

Ranking de Competitividade dos Estados

Estudo Visão Brasil 2030

Portal Saúde

Data SUS

Relacionados