Compartilhe:

Singapura pode se tornar a cidade mais inteligente do mundo

Uma das menores nações do planeta está usando a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. Que tal seguirmos esse exemplo? O BrazilLAB quer contribuir para a adaptação de modelos e a criação de soluções específicas para a nossa realidade.
Em 18 de July de 2018

Singapura sempre foi conhecida como um centro comercial, graças a sua posição geográfica. Mas grandes iniciativas estão para mudar esse título de trading hub para a smart city modelo. Chan Cheow Hoe, diretor de informações do governo de Singapura, afirma que “Houve uma determinação em transformar o que fazemos com tecnologia”. Por ser ao mesmo tempo uma cidade e um país, as ações e políticas públicas se tornam muito visíveis aos olhos do público. Curiosamente, Cheow também é vice-presidente-executivo da GovTech, a agência nacional responsável pela implementação na vida cotidiana.

Momentos of life

Um indicador crucial desse mindset é o projeto que operacionaliza o conceito de Moments of Life. Um aplicativo visa aliviar o estresse dos principais eventos da vida de alguém com a ajuda da tecnologia. O que faz todo o sentido, já que a grande maioria das vezes que entramos em contato direto com o governo estamos passando por grandes eventos nas nossas vidas. Marcos como o registro de nascimento de alguém da família, a obtenção da certidão de casamento ou a notificação de um óbito. Essa abordagem é parte da transformação dos serviços do governo. Singapura quer atingir um nível de relação que não haja atrito entre governo e cidadãos, e o estado seja um provedor de serviços eficiente, acessível e amigável. Nesse sentido, o app ganhará uma versão para empresas, trabalhando de forma inovadora momentos da vida dos empreendedores. O objetivo é facilitar e desburocratizar a abertura de empresas e a solicitação de licenças como a permissão para um restaurante operar.

myResponder

Na cidade que se aproxima cada vez mais de ser a mais inteligente do mundo, há iniciativas menores que trabalham demandas específicas. Um dos maiores sucessos de Singapura nesse sentido é um aplicativo que alerta cidadãos locais treinados em primeiros socorros quando há alguma emergência médica nas proximidades. Se alguém precisa de atendimento, qualquer um pode acionar o app myResponder, que envia uma notificação push para pessoas cadastradas dentro do raio de 400 metros. Mais de 14 mil cidadãos se inscreveram no serviço. Essa é a prova de que o trabalho em Singapura não é apenas dedicado a governar vidas, mas também salvá-las.

Mas como Singapura se tornou uma das cidades mais inteligentes?

O mérito começa no timing. Singapura reconheceu rápido o potencial da tecnologia e hoje existem centenas de milhares de sensores em torno da cidade monitorando por exemplo o tráfego de veículos. Outro fator que contribui para a nação despontar como referência é o fato de ser uma cidade-estado. Há poucas dores de cabeça relacionadas a geografia, e consequentemente de tecnologia. Se alcançar 100% de cobertura com a televisão aberta já é um desafio no Brasil, imagine serviços como internet por fibra. Singapura é beneficiada nesse quesito pelo tamanho e topografia.

Cheow Hoe, observa que há pouquíssimos desafios de rede. “Singapura tem sorte” afirma Cheow, “não nos preocupamos com conectividade porque ela está em toda parte. Essa estrutura está a frente até de países de 1º mundo como o Reino unido. A nação está se preparando para atualizar a rede para 5G, mas esta não é uma preocupação latente. “Não precisamos de tudo em 5G” afirma Cheow, que reforça a preocupação principal de tornar Singapura tão inteligente quanto possível.

Cheow Hoe quer que Singapura se torne um modelo para todo o mundo. E para ser referência, eles buscam referências. Não é por acaso que a nação já hospedou o evento Digital Goverment Exchange por algum tempo. Representantes de governos ao redor do planeta já conferiram o que estava sendo realizado por lá e compartilharam conhecimento valioso sobre como superar desafios globais. Cada país faz algo positivo, é importante reunir essas experiências. E isso ocorrerá cada vez mais com o aumento da conectividade não só nas cidades inteligentes, mas entre essas cidades. Um movimento colaborativo para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades.

O BrazilLAB não só acredita nessa forma de transformar as sociedades como incentiva aqui a aceleração de novas soluções. É a integração entre o ecossistema de startups e gestores públicos que nosso governo terá capacidade para inovar e avançar no campo das cidades inteligentes.

 

Relacionados