Compartilhe:

"Só sairemos disso juntos": a filosofia da UniverSaúde para enfrentar a pandemia

Priorizando a colaboração, a startup acelerada pelo BrazilLAB tem conquistado visibilidade com iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus. Conheça os detalhes dessa história
Em 04 de June de 2020

Em tempos de crise, é preciso se reinventar. As respostas de sempre já não dão conta das perguntas que surgem, as novas demandas impostas pelo cenário requerem novas soluções. E isso costuma ocorrer a uma velocidade muito rápida, que só a tecnologia é capaz de acompanhar. Assim, nesses períodos, a inovação ganha ainda mais relevância. Inovação no sentido mais amplo possível, que abrange desde uso da tecnologia de ponta até mudanças culturais e de mindset

É essa concepção de inovação que move a UniverSaúde desde a sua criação, e sobretudo neste período de combate ao surto de COVID-19. Acelerada pelo BrazilLAB, a startup foi fundada em 2017 pelo empreendedor Erico Vasconcelos. “Nossa missão sempre foi cuidar de quem cuida para transformar o jeito de fazer saúde no país”, afirma ele. Isso significa desenvolver soluções para o tripé gestão-educação-população utilizando tecnologias digitais.

 

Rede de apoio mútuo

A empresa seguia em um bom ritmo de crescimento até o mês de março, quando o país foi atingido em cheio pela pandemia. “Perdi 80% do meu faturamento”, conta Erico, que viu dois caminhos pela frente: viver de algumas economias ou enfrentar os desafios que se impunham, procurando novas soluções para eles. Ele optou pela segunda via, mas precisou fortalecer a equipe para o que viria. “Em um primeiro momento, reuni o time de 32 lideranças na UniverSaúde para construir uma rede de apoio mútuo, de colaboração, mesmo, para seguirmos firmes e altivos nesse período de crise”, explica.

Com o time unido e fortalecido, a startup começou a criar iniciativas para auxiliar no combate ao surto do novo coronavírus. Primeiro, foi criada uma página com todas as informações possíveis sobre a doença, sempre atualizadas, incluindo um mapa que apresenta dados de acordo com cada cidade. 

Além disso, a startup abriu, para a população, o serviço Telessaúde para tirar dúvidas sobre a COVID-19. A ferramenta está a disposição 24 horas todos os dias via Chat online. Também foi realizada uma “Quarentena de Lives” com 40 encontros online através do Instagram. A UniverSaúde realizou, ainda, capacitação de municípios e organizações de saúde, com ações personalizadas para o enfrentamento da COVID-19. 

 

Curso e plataforma online gratuita

Erico destaca outras duas iniciativas: “a realização do curso ‘Governando a crise de COVID-19’ para gestores e profissionais de saúde em um formato totalmente online, prático e direto ao assunto, com carga horária de 16 horas durante 4 semanas. E uma plataforma online e gratuita para ajudar gestores de qualquer organizações de saúde que queiram conhecer suas realidades quanto ao número de leitos hospitalares disponíveis, bem como o quantitativo atual de pessoas em condições crônicas nos municípios do país”.

Mas a solução de maior abrangência e impacto, de acordo com o empreendedor, é o AVISACorona. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de inteligência artificial para aproximar governos e sociedade no enfrentamento da epidemia. A ideia surgiu de uma constatação incômoda: os mais de R$ 140 milhões gastos em um serviço telefônico de monitoramento da população do país, sem qualquer sistema de geolocalização. “A Coréia do Sul fez isso via celular, o Vietnã e Taiwan também. Por que não fazemos o mesmo por aqui?”, perguntou-se Erico. 

 

Sistema totalmente integrado

Então, foi criado um app com espelhamento em uma página na internet que permite o input de sinais e sintomas das pessoas - tudo online. Esses dados entram no painel do gestor de saúde, que consegue olhar em tempo real o que acontece. Se houver casos suspeitos, são enviados alertas para a Secretaria de Saúde; e esses alertas estão integrados a um serviço de telemedicina - um médico ou enfermeiro poderá fazer a abordagem da pessoa com caso suspeito onde ela estiver. 

“O AVISACorona é o nosso carro-chefe nesse período, já estamos vendendo para estados e municípios. Há uma previsão de venda para cerca de mil cidades”, conta Erico Vasconcelos. A solução também já repercutiu em veículos de imprensa e tem dado muita visibilidade à empresa. “Acredito que isso acontece porque nossa proposta é atacar a causa do problema, e não as consequências. E para enfrentá-la, precisamos de um novo pacto, de um novo projeto de sociedade construído em torno da colaboração. Nós só sairemos disso juntos, unidos”, conclui o empreendedor. 

 

Saiba mais sobre o AVISACorona:

Relacionados