Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
SUSTENTABILIDADE INOVAçãO

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: combate ao desperdício da água e soluções para reutilização

03/05/2016

Desenvolvimento sustentável é definido pela Organização das Nações Unidas como aquele que “satisfaz as necessidades pres

Desenvolvimento sustentável é definido pela Organização das Nações Unidas como aquele que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

O Brasil possui 13% dos recursos hídricos superficiais do planeta, mas 73% deles concentram-se na bacia hidrográfica amazônica, onde habita apenas 4% da população brasileira. Ademais, a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água depende de condições climáticas que são afetadas pelo aquecimento global. A crise de abastecimento enfrentada por São Paulo e Rio de Janeiro em 2015 evidenciou esse desafio.

E não é só o setor público como todos os setores da economia têm sua parcela de responsabilidade nessa história. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a agricultura é quem mais consome água no Brasil, quase 70% do que é captado vai para a irrigação. O uso doméstico é responsável por 8% do consumo enquanto a indústria fica com 22%.

A água é um recurso limitado e o seu desperdício tem consequências graves para a sociedade. Segundo um relatório do Ministério das Cidades, 41% de toda a água tratada é desperdiçada - o que equivale a um número inimaginável de litros não aproveitados e cerca de R$ 4 bilhões de prejuízo.

A partir deste cenário, desafiamos empreendedores a pensarem e submeterem ideias e/ ou soluções já existentes a partir das seguintes perguntas:

- Como a tecnologia pode ajudar na implementação de um modelo escalável e sustentável para reutilização de água no Brasil (tratamento de esgoto, água da chuva, entre outras iniciativas)?

- Como a tecnologia pode ajudar a promover uma nova cultura de cuidado com a água engajando o poder público e a iniciativa privada?

Para mais informações sobre o tema acesse:

ONU - Água e Energia

Cidades Pela Água

Aliança pela Água

Visão Brasil 2030

Veja Também:

Inovação no Setor Público Artigo de Letícia Piccolotto no JOTA: Govtechs e as previsões do setor para 2021

Artigo de Letícia Piccolotto no JOTA: Govtechs e as previsões do setor para 2021

Relatório mostra que há 80 startups no Brasil que são consideradas GovTechs relevantes; confira o artigo da CEO do BrazillAB

Inovação no Setor Público Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da OCDE publica estudo de caso do BrazilLAB

Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da OCDE publica estudo de caso do BrazilLAB

O estudo de caso do OPSI relata a trajetória e destaca as principais iniciativas do BrazilLAB

Programa de Aceleração Conheça as 58 Startups e PMEs aceleradas pelo BrazilLAB no ano de 2020

Conheça as 58 Startups e PMEs aceleradas pelo BrazilLAB no ano de 2020

Em 2020, o BrazilLAB concluiu 3 ciclos de Aceleração, 2 DemoDays e acelerou 58 Startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs)