Compartilhe:

Veja o que startups da rede do BrazilLAB têm feito para combater a pandemia de COVID-19

Lista de soluções abrange diversos setores, como saúde, educação, segurança e cidadania.
Em 28 de April de 2020

Desde que foi definida como pandemia por decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS), a COVID-19 mobilizou o mundo inteiro de maneira sem precedentes. De uma forma ou de outra, todos os setores da sociedade se engajaram no combate ao vírus e na mitigação das consequências do isolamento social.

Neste cenário, a tecnologia se tornou ainda mais necessária. Nunca precisamos tanto da inovação, de soluções e iniciativas que sejam capazes de dar conta de demandas urgentes, que poucos meses atrás sequer existiam. E e as startups têm um perfil apropriado para encarar esses desafios, pois já nasceram preparadas para se adaptar às mudanças impostas pelo mundo atual.

As startups que compõem a rede do BrazilLAB têm trabalhado intensamente nesse sentido. Veja, abaixo, as iniciativas de enfrentamento ao COVID que foram implementadas por algumas delas:

 

UpSaúde

A startup está atuando lado a lado com os municípios. Foram disponibilizados serviços de Monitoramento remoto para casos suspeitos, sistema de teleconsultoria (entre profissionais) e teleorientação (para a população) e marcação de consultas para sala de priorização, que é o atendimento a casos com sintomas respiratórios com sistema de pré-consulta virtual.

 

Clever Care 

As soluções da startup estão auxiliando o combate contra o avanço do COVID-19 no Hospital Albert Einstein, no Centro Clínico Gaúcho e no Hospital do Câncer em Barretos.

 

Universaúde

A startup abriu à população o Telessaúde para tirar dúvidas sobre o COVID-19. A ferramenta está a disposição 24 horas todos os dias via Chat online. Além disso, foi realizada uma “Quarentena de Lives” com 40 encontros online através do Instagram em http://www.instagram.com/universaude de 18/03/2020 até 10/06/2020 abordando 7 cursos da área da Saúde para gestores e profissionais de saúde. Por fim, a startup realizou capacitação de municípios e organizações de saúde com ações personalizadas para o enfrentamento do COVID-19 a fim de cuidar e proteger gestores, trabalhadores e população com medidas objetivas e eficazes neste momento tão relevante. 

 

Psicologia Viva 

A startup oferece psicólogos online com uma base de milhares de profissionais em todo Brasil.

 

Colab 

A plataforma Colab e a startup de inteligência de dados Epitrack se uniram para ajudar na identificação do risco de casos de coronavírus no Brasil. Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo Colab gratuitamente em seu celular e fornecer informações sobre o seu estado de saúde para construir coletivamente um grande mapa nacional de risco, que está disponível no site Brasil Sem Corona.

 

Interceleri 

A startup está disponibilizando gratuitamente suas ferramentas para deixar o ensino-aprendizado da matemática mais divertido: o Matematicando, jogo educativo digital que utiliza a cor como gatilho de memória e promove exercício neurolinguístico; e o Geometricando que, por meio de realidade virtual, reconhece formas geométricas regulares.

 

Parças

A startup tem o objetivo de reduzir o risco de disseminação do COVID-19 na cidade. Para isso, utiliza o canal de comunicação que o Colab cria entre o cidadão e a prefeitura de modo a favorecer a coleta de dados para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas com probabilidade de ocorrência dos surtos.

 

Bright Cities

A startup oferece uma plataforma de diagnóstico e soluções para governos e, neste contexto, reuniu várias soluções de enfrentamento ao COVID-19.

 

4MTI

A startup desenvolveu plataformas de diagnóstico e monitoramento de dados, disponíveis neste link

 

Kriativar 

A startup decidiu disponibilizar gratuitamente seus Smart Toys. São  brinquedos  de antigamente com a tecnologia  da Realidade  Aumentada. No site está disponível o link para download.

 

FazGame 

A startup liberou o acesso premium do FazGame de forma gratuita para todos os professores que quiserem trabalhar projetos de aprendizagem através da criação de games com seus alunos, pelo período de 3 meses. Disponível neste link

 

Tamandua Edu 

A startup disponibilizou sua plataforma de ensino através de filmes, séries e documentários com mais de 290 títulos disponíveis. Disponível neste link

 

Fábrica de Negócio

Em parceria com as startups Pitang e Brainy Solution, a startup desenvolveu o aplicativo Atende em Casa, lançado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco. A plataforma conecta enfermeiros e médicos a pacientes com suspeitas de terem contraído a Covid-19. Assim, é possível orientar melhor a população e evitar a sobrecarga das unidades de saúde.

 

Gesuas 

A startup desenvolveu uma plataforma especificamente para o período de pandemia. Mais informações neste link.

 

Acordo Certo 

A startup criou um blog com informações centralizadas sobre o auxílio emergencial.

 

OriginalMy

A startup criou o OPEN PRESCRIPTION, um jeito barato e seguro de fazer a prescrição médica para o paciente. 

 

NearBee 

A startup foi contratado pela Ambev para liderar a solução ligada à interações preventivas. A solução, além de uso para mitigar risco em ambientes produtivos privados, está avançada para adoção governamental. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma de monitoramento de quarentena assistida.

 

Prosas

A startup criou um espaço onde é possível encontrar todos os editais relativos ao combate do COVID-19. Disponível neste link. Além disto, está oferencendo de forma gratuita o sistema do Prosas para editais emergenciais relacionados ao Covid-19 até 30/06.

 

Jusbrasil

O Jusbrasil lançou uma página que reúne informações jurídicas gratuitas e relevantes para toda a população brasileira nesse momento de tantas incertezas. Disponível aqui

 

Cuco Health

A startup disponibilizou a solução Enfermeira Digital para atendimento online à população. Disponível neste link.

Relacionados