PT EN
Logo BrazilLAB
gestao de pessoas inovação HRTechs setor público

Você tem uma solução inovadora para melhorar a gestão de pessoas no setor público? O BrazilLAB quer conhecê-la!

05/08/2018

Inchaço da máquina, custos elevados e baixa efetividade. Acreditamos que talentos são a chave para mudar este cenário e por isso buscamos soluções inovadoras para melhorar a gestão de pessoas no setor público.

Atualmente, temos mais de 2 milhões de funcionários públicos no Governo Federal, 3,2 milhões nos Estados e 6,5 milhões nos Municípios (IBGE). Estes números vêm crescendo ano a ano. De acordo com a  FGV/DAPP, , entre 2000 e 2014, houve um aumento de 42% no tamanho real do setor público, chegando a 44 funcionários públicos em cada 1.000 habitantes, e representando um gasto de quase 12% do Produto Interno Bruto, de acordo com a Época. Os membros da OECD, que estão entre as grandes referências de países desenvolvidos, têm entre 14 e 22 funcionários públicos em cada 1.000 habitantes.

Mas por que então não oferecemos serviços públicos como a Suécia e Noruega? O tamanho do nosso governo não está necessariamente trazendo melhor saúde, educação e segurança. Um dos maiores problemas é que temos alguns dos processos mais ineficientes do mundo, alocando tempo e recursos públicos em ações de baixo retorno para a população. De acordo com o Banco Mundial, a burocracia prejudica mais o desenvolvimento do que o peso financeiro dos tributos.


Saiba Mais #BrazilLAB

O caminho é promover a inovação de dentro para fora

Para reverter a tendência, é preciso promover uma gestão de pessoas alinhada à estratégia de longo prazo de desenvolvimento do Brasil. Estudos como o do Nesta comprovam que governos têm a capacidade de ser os grandes catalisadores de inovações, contanto que tenham agentes catalisadores da inovação, com tempo e espaço para investir no futuro.

O Chile, por exemplo, passou a investir na gestão de pessoas da alta direção e conta inclusive com uma plataforma de acompanhamento público dos concursos, disponível aqui, assim como outras iniciativas para construir uma cultura de inovação.

 

Desafio: Impulsionar o potencial inovador dos governos através das pessoas que estão lá

Alguns dos problemas da gestão de pessoas são: a) tempo exacerbado gasto em atividades operacionais, em detrimento de ações estratégicas; b) distância física do RH; c) falta de integração entre agências; d) inefetividade de processos para a seleção, mapeamento de competências e desenvolvimento profissional; e e) baixa priorização dos assuntos relacionados à gestão de pessoas na alta administração. Além destes desafios, existe o desafio de engajar os funcionários públicos para a adoção e promoção de práticas inovadoras de gestão de pessoas.

Para transformar esse cenário, o BrazilLAB elaborou o seguinte desafio: buscar empreendedores que apresentem soluções inovadoras que descompliquem o dia-a-dia do setor público e criem espaço de desenvolvimento dos gestores e servidores do país. Tal desafio é composto pelas seguintes questões:

Como a Inteligência Artificial pode ajudar no controle e auditoria da folha de pagamento?

Como inovações tecnológicas podem aprimorar processos internos, inclusive aqueles de seleção, monitoramento e desenvolvimento dos funcionários públicos?


Saiba Mais #BrazilLAB

#brazillab2018

Veja Também:

Cidades Inteligentes Mapa Para Simplificação: Endeavor mostra o caminho para cidades mais inteligentes e Fortaleza é exemplo de sucesso

Mapa Para Simplificação: Endeavor mostra o caminho para cidades mais inteligentes e Fortaleza é exemplo de sucesso

Manual orienta gestores públicos a reduzirem o tempo para a abertura e a formalização de empresas. E a capital cearense é um ótimo exemplo dessa transformação.

Global Summit da Singularity University:  os destaques da edição de 2019

Global Summit da Singularity University: os destaques da edição de 2019

Evento reuniu mais de duas mil pessoas no Vale do Silício para debates sobre liderança, transformação digital e tecnologias exponenciais. A Founder do BrazilLAB esteve lá e conta para você como foi.

Promovendo a inovação nos serviços públicos - Um artigo de Letícia Piccolotto, no JOTA

Promovendo a inovação nos serviços públicos - Um artigo de Letícia Piccolotto, no JOTA

A founder do BrazilLAB apresenta, neste artigo, os desafios a serem vencidos pelo Setor Público no caminho rumo à inovação.