No dia 24 de novembro, serão conhecidos os três finalistas do BrazilLAB, programa que acelera ideias de startups e conecta os empreendedores com o poder público. O evento será realizado em São Paulo no auditório do Bank of America Merrill Lynch das 08h00 as 13h00. Esta é a primeira edição do BrazilLAB e após 4 meses de aceleração, mais de 120 horas de mentoria, dentre mais de 600 projetos inscritos, 11 soluções foram selecionadas.
Estes empreendedores finalistas farão uma apresentação das suas soluções inovadoras adaptadas à realidade do setor público para uma banca avaliadora composta por especialistas, gestores públicos e investidores, onde terão a oportunidade de apresentar o impacto das suas soluções. Na ocasião, três finalistas serão escolhidos e o vencedor receberá um prêmio de US$ 5 mil para dar início à implementação do seu projeto a partir de fevereiro de 2017.
O BrazilLAB é um programa do CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Endeavor e patrocinado pelo Bank of America Merrill Lynch e o Instituto Betty e Jacob Lafer. Além do desafio para empreendedores, a programação do BrazilLAB inclui uma série de discussões sobre como a inovação e tecnologia podem impactar e provocar mudanças positivas no setor público.
Conheça os 11 projetos participantes.
Com o intuito de ser o elo entre pessoas, empresas e cidades, a Reverse é uma plataforma online de gestão compartilhada de resíduos que integra o poder público, consumidores, comerciantes, empresas de coleta, transporte, destinação, reciclagem e disposição de resíduos. Para as cidades está sendo desenvolvido um sistema online de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, visando o controle do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o acompanhamento de múltiplos indicadores para a criação de estratégias eficientes para a gestão ambiental pública. Para pessoas está sendo desenvolvido um mapa, o qual através geolocalização, informa os pontos de descarte correto de resíduos mais próximos. Para empresas, em paralelo com o mapa, está sendo desenvolvido um Market Place para divulgação de suas atividades diretamente para os usuários.(Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
Com o intuito de solucionar o problema da falta de avaliações completas e participativas dos estabelecimentos de saúde do território brasileiro, a Saluz permite que o usuário avalie por meio do celular ou de um computador diferentes aspectos dos hospitais através de perguntas de satisfação após seu atendimento ter sido realizado. Possibilita, também, a avaliação em tempo real de aspectos da organização geral e infraestrutura dos serviços; do tempo da fila de espera; da humanização dos serviços; do apoio recebido as questões emocionais relacionados a seus problemas de saúde, entre outros. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O Dr. CUCO é uma plataforma que se conecta aos softwares de prontuários médicos, recebendo a prescrição no aplicativo do paciente, a qual é convertida em avisos para que o paciente se lembre de tomar os medicamentes na hora certa. Além de medicamentos, é possível cadastrar lembretes para medições relevantes a pacientes crônicos como pressão arterial, por exemplo. A medida em que o paciente se engaja no tratamento, ele acumula pontos que podem ser revertidos em benefícios relacionados a saúde e bem estar. O app possibilita ainda cotar preços de medicamentos e compartilhar o tratamento com cuidadores.(Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
A partir do uso do aplicativo, os usuários registram e compartilham suas rotinas de alimentação e atividade física através de fotos. Utiliza-se inteligência artificial combinada com a análise manual de imagens para criar planos personalizados de mudança de hábito para cada usuário. A construção do aplicativo tendo como base uma rede social é especialmente efetiva para o atendimento de grandes populações, permitindo a escalabilidade do projeto. Além disso, o aplicativo também tem potencial para ser utilizado como canal de comunicação para outras ações da saúde, como por exemplo campanhas contra Dengue e Zika. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O AppProva é uma plataforma para acompanhamento do desenvolvimento acadêmico de alunos e colaboradores. Através de seu sistema, o AppProva é capaz de identificar os gaps educacionais dos indivíduos bem como avaliar os processos pedagógicos utilizados pelo conhecimento adquirido pelos alunos. O sistema funciona por meio de um banco classificado de questões que pode ser próprio (ENEM/OAB) ou alimentado pelos clientes (ENADE e Corporativo) a partir do qual, baseado nos padrões de acertos e erros dos alunos é capaz de identificar de maneira assertiva os pontos que devem ser retrabalhados ou abordagens que devem ser corrigidas. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
Com a plataforma de comunicação e interatividade milhares de crianças, seus pais e educadores estarão conectados. É possível realizar análises de comportamentos diários e do desenvolvimento pedagógico e social das crianças, reduzir o tempo com atividades operacionais (como agenda, solicitações, reuniões, eventos e etc) e ainda interagir facilmente com os pais, integrando-os ao ambiente escolar. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O sistema permite a comunicação com o paciente de forma personalizada e ativa, proporcionando um cuidado mais próximo. Através da troca de mensagens, inicia-se um diálogo com o paciente para gerenciar atividades rotineiras, como avaliação de sintomas, lembrete de medicamentos, entre outras. Ao receber uma resposta do paciente, esta é classificada em categorias, como: positiva, negativa e numérica. Em seguida, o sistema envia mensagens ou realiza ações como, por exemplo, alertar o médico. Se a resposta do paciente não puder ser classificada, ela é enviada para um especialista, que define sua categoria e permite a continuação do diálogo. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O sistema é automatizado e especializado na ciência do comportamento em gestão populacional, destinado a instituições de saúde pública ou privada, pelo qual um "robô amigo virtual" desenvolve conversas interativas e educativas via celular com seus usuários, auxiliando-os nos cuidados de crianças de 0 a 3 anos de idade (fase essencial para o desenvolvimento da arquitetura, estruturas e circuitos cerebrais, aquisição de capacidades fundamentais e aprimoramento de habilidades futuras). Este amigo virtual acompanha, monitora, coordena, educa, interage e orienta, atuando diretamente nos sistemas de prevenção e indução. O recebimento e retorno de respostas são gratuitos, não requerem a instalação de nenhum aplicativo e não necessitam de acesso a internet. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O aplicativo consiste em um sistema de chamada de emergência ativado automaticamente através da detecção de colisão via smartphones. O sistema informará a localização do sinistro durante a ligação automática de emergência, agilizando assim o envio da equipe de resgate e possibilitando a comunicação imediata entre vítimas do acidente e o profissional da central de emergência. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O MobiEduca.Me é um projeto técnico/pedagógico de monitoramento escolar que disponibiliza consultoria, equipamentos, tecnologias e acompanhamento pedagógico diário com o objetivo de diminuir a evasão escolar, integrar a família na escola, aumentar a segurança dos alunos, combater a violência/bullying e tornar a escola ainda mais democrática e participativa. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)
O projeto atua na mudança de atitude e empoderamento, valorizando o resíduo e, ao mesmo tempo, trazendo benefício real para o cidadão. Através de um sistema de pontuação online, todos os resíduos entregues são computados, transformados em pontos e trocados por produtos alimentícios e itens de cuidados básicos. Ao participar do projeto, além de receber tais produtos de troca, os participantes conseguem ter controle sobre a economia gerada em sua renda familiar, pois após a entrega de seus resíduos é gerado um relatório com todo o impacto ambiental positivo causado. (Acesse o Vídeo e conheça mais sobre o projeto)