Compartilhe:

BrazilLAB na CBN - Quais os caminhos para a transformação digital no Brasil?

Letícia Piccolotto, fundadora do BrazilLab, participou do programa Revista CBN e falou sobre o cenário atual da digitalização no Brasil
Em 18 de April de 2019

Neste último sábado, 13 de abril, a founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, participou do quadro “Revista CBN”, apresentado pela jornalista Pétria Chaves, na Rádio CBN. A entrevista foi pautada no lançamento do estudo Panorama da Transformação Digital do Brasil, realizado pelo BrazilLAB, em parceria com a Fundação Brava e o CPI. Ouça a entrevista na íntegra neste link.


--> Conheça o site do estudo <--

Durante o bate-papo, Letícia destacou os principais pontos sobre o atual panorama da sociedade brasileira no que diz respeito à evolução tecnológica e digital. “A má notícia é de que a internet, apesar de não ter um preço tão abusivo, ainda é algo que compromete o orçamento das classes C, D, e E. Ainda é um grande desafio a internet estar no dia a dia desta população". Mas há pontos positivos: "a boa noticia é que estamos avançados em alguns eixos e temos alguns desafios que não são tão difíceis de serem alcançados", destacou Letícia.

Apesar do país ser hoje um dos mais conectados do mundo, há ainda um gap muito grande quanto à capacitação digital e o uso adequado das redes, seja para obter informação, seja na hora de cobrar o governo de suas responsabilidades. "Ainda precisamos enfrentar desafios complexos para nos tornarmos uma nação mais moderna e conectada com a população e suas necessidades",  afirmou.

Letícia reforçou também que existem muitas oportunidades para o Brasil avançar na pauta de governo digital, mas faz um alerta para os riscos de digitalizar a burocracia. “O grande risco é a ‘E-burocracia’, trazendo para esfera digital a burocracia que já acontece na esfera física. Quando os governantes estão falando de serviços digitais, eles precisam entender o que o cidadão quer”, ressaltou. 

É do governo a responsabilidade de se colocar como protagonista no tema, entendendo que haverá um déficit de profissionais na área digital nos próximos anos, sendo necessário criar políticas públicas para nossos jovens se capacitarem nas assim chamadas “profissões do futuro”.

 “A tecnologia pode impactar governos e trazer benefícios diretos para a população, para o cidadão. Ela é uma ferramenta que pode, sim, levar a uma transformação digital e aumentar a produtividade do país e diminuir a desigualdade social”, concluiu Letícia. Ouça a entrevista na íntegra neste link.

  --> Quer impactar o setor público? Conheça o Selo GovTech! <--

Sobre o Estudo Transformação Digital

Boa notícia para quem trabalha pela inovação no país: acaba de ser lançado o Panorama da Transformação Digital do Brasil. Trata-se de um aprofundado relatório sobre o cenário atual da digitalização por aqui, com dados de infraestrutura, principais desafios e projeções para o futuro. O objetivo do estudo é construir um diagnóstico da transformação digital do governo brasileiro, contribuindo assim para as mudanças fundamentais que os novos tempos exigem. O estudo foi lançado por Letícia Piccolotto, Founder do BrazilLAB, durante o DemoDay do 3º Ciclo do Programa de Aceleração, realizado no último dia 28 de março, em São Paulo.

Realizado em parceria entre o BrazilLAB, a Fundação Brava e o Center for Public Impact (CPI), o estudo busca identificar gargalos da transformação digital por meio de uma análise das seguintes áreas: inclusão digital, infraestrutura e conectividade, habilidades digitais, conteúdo digital, serviços digitais do governo, segurança e integridade dos dados e processo de contratação no setor público.

Relacionados