BrazilLAB realiza Demoday da Força-Tarefa Covid-19 e celebra 30 startups e PMEs com potencial para ajudar o setor público

Iniciativa inédita do BrazilLAB contou com 217 startups e soluções mapeadas nas áreas de digitalização do poder público, educação e inclusão produtiva
Em 15 de December de 2020

Se a transformação digital no setor público era somente uma tendência, com a pandemia de coronavírus ela passou a ser uma realidade inadiável”. Com esse pensamento a CEO e fundadora do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, descreve a importância do Programa Força-Tarefa Covid-19 lançado em julho de 2020. O objetivo da iniciativa era mapear e acelerar 30 GovTechs, as startups que vendem soluções para os governos, em três principais áreas: educação, inclusão produtiva e digitalização do poder público. 


INSCREVA-SE NO DEMODAY

“Trabalhando há quase cinco anos com o ecossistema de GovTechs no Brasil já era evidente o potencial que essas empresas de base tecnológica têm para transformar o setor público nos seus desafios mais complexos. Mas o que nós vimos acontecer no momento da pandemia foi muito surpreendente. As startups de nossa rede mostraram resiliência, efetividade e, em poucas semanas, conseguiram criar soluções específicas para apoiar governos nas demandas de saúde e assistência social. Com a Força-Tarefa Covid-19, o nosso desejo era impulsionar ainda mais esse movimento, buscando outras tantas soluções que estavam disponíveis e prontas para potencializar a ação dos governos em um momento de crise profunda e que demandava resultados e respostas ágeis”, completa Letícia Piccolotto.

Assim, pela primeira vez, o BrazilLAB, primeiro hub govtech do Brasil que atua para fomentar a cultura de inovação no setor público, estruturou um programa 100% online composto por três módulos de aceleração, mentorias coletivas e encontros virtuais das startups aceleradas com gestores públicos. 

Ao todo, foram 217 soluções cadastradas, com representantes de 18 estados brasileiros, além de quatro startups internacionais. Segundo o Diretor do Programa de Aceleração, Guilherme Dominguez, “a Força-Tarefa Covid-19 também serviu como um termômetro da maturidade do ecossistema GovTech”. Das startups inscritas, 73% já tinham um negócio consolidado ou em escala, enquanto 48% já haviam vendido suas soluções para governos. Esses foram os melhores índices em quase cinco anos de BrazilLAB

No próximo dia 16 de dezembro, a partir das 10h30, será realizado um dos momentos mais importantes dessa trajetória, o Demoday. O evento marca o encerramento do Programa de Aceleração e terá como resultado a seleção das grandes vencedoras da Força-Tarefa Covid-19

Das 30 aceleradas, apenas seis participam da grande final, o Demoday da Força-Tarefa Covid-19. São elas, a Árvore, que tem o propósito de democratizar e disseminar o acesso à leitura de forma dinâmica, atualizada, sustentável e econômica, por todo o país através da flexibilidade da tecnologia; a LYS Aprendizagem Simplificada, que desenvolve planos de aula com linguagem empática, motivacional e prática, com vídeos curtos (cerca de 3 minutos), incentivando que o jovem reflita e desenvolva projetos de vida; a Shopping do Cidadão, solução integrada de atendimento ao cidadão; a Dados Legais, uma plataforma automatizada para gestão dos direitos dos titulares de dados; a Jovens Gênios, que atua na área da educação e, a partir do uso de algoritmos de inteligência artificial, permite individualizar o aprendizado e a gamificação para torná-lo mais divertido para os alunos; e a Schoolastic, uma Inteligência artificial 100% desenvolvida com finalidade educacional, capaz de gerar indicadores sobre o desenvolvimento de competências e habilidades de estudantes. 

No Demoday, as empresas deverão apresentar seus pitches e serão avaliadas por uma banca composta por membros do BrazilLAB, prefeitos, gestores públicos das esferas estadual e federal, além de investidores e especialistas em tecnologia e governo. Ao final, três startups serão escolhidas como as grandes vencedoras do programa.

Segundo Letícia Piccolotto, o número de inscritos no programa este ano só mostra que o ecossistema GovTech está aquecido e pode ser um aliado fundamental, especialmente nos momentos de crise, mas também para além deles.

“Finalizamos com muito entusiasmo a Força-Tarefa Covid-19, mas estamos seguros de que esse é só o começo. O Programa reforça a nossa tese de que o ecossistema empreendedor das startups GovTech está preparado para responder às demandas mais urgentes da sociedade e de que, portanto, as parcerias entre setor público e privado podem trazer resultados muito positivos para toda a população”, finaliza. 


INSCREVA-SE NO DEMODAY

 

Serviço:

DemoDay da Força-Tarefa Covid-19 - BrazilLAB
Data: 16 de dezembro, a partir das 10h30
Transmissão: https://bit.ly/3a1pOHI

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub govtech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um  programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.


INSCREVA-SE NO DEMODAY

Relacionados