Compartilhe:

ClimaTech: startup acelerada pelo BrazilLAB recebe prêmio de plataforma global de mobilização pelo meio ambiente

Com a premiação, o empreendedor Osmar Bambini participou de uma missão na Dinamarca, um dos principais pólos de inovação e sustentabilidade do mundo.
Em 16 de October de 2019

O sistema de detecção de incêndios florestais desenvolvido pela Sintecsys, empresa que participou do 3º Ciclo de Aceleração do BrazilLAB, acabou de conquistar um importante reconhecimento. Trata-se do Sustainary SDG Tech Awards, premiação organizada pela Sustainary, organização dinamarquesa que trabalha com o objetivo identificar tecnologias sustentáveis e fomentar a implementação dessas soluções em todo o mundo. Na cerimônia realizada em Curitiba, a Sintecsys recebeu o prêmio na categoria “Solução Digital”.

Isso rendeu à startup uma viagem para a Dinamarca, para uma missão de cinco dias em um dos ecossistemas de inovação e sustentabilidade mais avançados do mundo. “Foi uma experiência muito rica”, afirma o empreendedor Osmar Bambini, “porque lá estava acontecendo, também, o C40 World Mayors Summit, evento que reúne grandes cidades do mundo com o objetivo de combater mudanças climáticas.”

 

O ativismo pelo trabalho

Ou seja, a viagem à Dinamarca foi uma imersão na pauta do clima. Na mesma época, Copenhage estava sediando também o Live Like Tomorrow, evento focado em soluções urbanas sustentáveis. “Além de frequentar a Sustainary e conhecer startups que têm como foco combater mudanças climáticas, pude circular por esses eventos paralelos e acompanhar debates muito interessantes”, conta Osmar.

O empreendedor destaca alguns conceitos que terão cada vez mais relevância daqui para a frente, como “worktivism” (termo que resulta da junção entre as palavras “work” - “trabalho” e “activism” - “ativismo”). “Falou-se muito do trabalho como forma de ativismo. Em suma, não poderemos mais ter trabalhos que impactem o meio ambiente”, conta ele, que também visitou fundos de venture capital para startups focadas em mudanças climáticas.  

 

Amazônia 4.0

Na missão dinamarquesa, Osmar Bambini confirmou algumas ideias importantes que já tinha. “Percebi que não basta mais ficarmos na conversa; temos que fazer. É o que a juventude tem demonstrado, um ímpeto no sentido de fazer. Voltei da viagem super inspirado, certo de que, na Sintecsys, estamos no caminho certo”. 

Ele conta que, aqui no Brasil, a empresa está somando forças com organizações sem fins lucrativos para ampliar o impacto da solução. Uma parceria recente aconteceu com a Imaflora, que atua para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. A convite do Imaflora, a Sintecsys vai levar uma solução que pode trazer grande valor na proteção dos dez municípios mais afetados pelos incêndios recentes. 

Este foi apenas um dos passos de um movimento cada vez mais forte de ClimaTechs - ou seja, startups criadas para enfrentar as mudanças climáticas. “Junto com as ONGs, essas startups estão atuando para resolver os problemas mais técnicos. Por isso, também são chamadas de ‘startups do fim do mundo’. É um movimento que está crescendo mundo afora, e a Sintecsys tem orgulho de fazer parte dele aqui no Brasil”, conclui o empreendedor.

 

A sua startup também tem o propósito de reduzir impactos ambientais?

O BrazilLAB vem buscando formas de facilitar a contratação de tecnologia pelo setor público, sendo sua última iniciativa a criação do Selo GovTech, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais.

Relacionados