Como ajudar govtechs com soluções para saúde, impostos e sustentabilidade

Conheça mais sobre a Aceleração Govtech do BrazilLAB
Letícia Piccolotto Em 31 de January de 2023

 

*Texto publicado originalmente na coluna semanal de Letícia Piccolotto no UOL/Tilt.

 

O ano de 2023 se inicia com novos governos eleitos nos estados e no governo federal. As novas lideranças têm diante de si muitos desafios para garantir a implementação de políticas públicas que possibilitem o acesso a direitos sociais e econômicos para a população brasileira, especialmente após os anos de crise provocada pela covid-19. A gestão pública demandará o desenvolvimento de soluções inovadoras que tenham a capacidade de impactar o maior número de pessoas e em um curto espaço de tempo. Diante dessa demanda, a tecnologia será a principal aliada para a construção do país que queremos e merecemos.

Foi com esse pensamento que em 2016 fundei o BrazilLAB, o primeiro hub de inovação govtech criado no Brasil. Ele conecta empreendedores com líderes governamentais e acelera soluções desenvolvidas por startups, com foco na melhoria dos serviços públicos. Em seis anos de experiência na aceleração e certificação de startups govtech e um portfólio de mais de 150 soluções inovadoras para problemas públicos, a missão do BrazilLAB é estimular uma cultura de inovação no setor público, de fora para dentro, por meio do apoio a empreendedores de alto impacto que estão engajados na busca de soluções para problemas públicos complexos. Desde de sua primeira edição, em 2016, nosso programa de aceleração já recebeu mais de 1250 inscrições, 130 organizações aceleradas, uma rede de mais de 90 mentores e 2.200 municípios rodando as soluções aceleradas ou certificadas. A contribuição do BrazilLAB para o ecossistema govtech já tem sido reconhecida internacionalmente.

Em 2022, concorrendo com 64 entidades internacionais de 17 países, fomos a organização vencedora do prêmio "Excelência no Apoio em Inovação", o chamado "GovTech Awards", conferido por um júri de especialistas internacionais reunidos pela Public e o GovTech Summit 2022, em Haia, na Holanda. Receber tal reconhecimento foi uma felicidade, acumulamos orgulhosamente resultados e números de impacto como fruto da soma de muito trabalho, dedicação e esforço coletivo. E esse trabalho não pode parar.

Em dezembro de 2022, foi lançada mais uma edição do Programa de Aceleração de Startups GovTech. O lançamento oficial da turma 7, que conta com apoio da AWS e do UK Tech Hub, ocorreu durante o BrazilLAB Talks #8.  O programa de aceleração tem como objetivo apoiar startups e PMEs a validarem seu modelo de negócio B2G (Business to Government) e a ampliarem suas conexões com o poder público. O nosso programa conta com mentoria especializada, webinários, acesso a networking e a líderes públicos, conhecimento sobre os desafios municipais e apoio na otimização de um modelo de negócio para trabalhar com o setor público. Anualmente o BrazilLAB apresenta desafios públicos temáticos, baseados em um mapeamento dos principais problemas do poder público para aquele ano.

Para 2023, o Programa de Aceleração GovTech está em busca de startups que tenham soluções para três desafios temáticos. São eles:

1. Cidades Digitais e Sustentabilidade (Green GovTech)

  • Quais tecnologias podem apoiar os municípios brasileiros no monitoramento e redução da pegada de carbono de suas atividades?
  • Como estimular a adoção de estratégias e inovações voltadas para compras públicas sustentáveis e inclusivas?
  • Quais soluções podem tornar as cidades mais inclusivas e responsivas?
  • Como tornar a gestão pública mais resiliente diante dos desafios ambientais e climáticos?
  • Como mensurar e combater o impacto da corrupção nas mudanças climáticas e a falta de integridade socioambiental?

2. Digitalização de Serviços de Saúde (Health GovTech)

  • Quais tecnologias podem apoiar o poder público no Brasil (União, estados e municípios) na otimização da gestão da saúde pública no Brasil?
  • Como apoiar a digitalização de prontuários médicos, redução de filas, adoção de telemedicina e gestão de insumos, com rapidez e segurança?
  • Como estimular a adoção e difusão de novas tecnologias para o poder público no Brasil voltadas à prevenção e diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer?

3. Otimização e Eficiência Tributária (Tax GovTech)

  • Quais tecnologias podem auxiliar o poder público brasileiro no esforço de tornar 100% digitais a interação Estado e contribuinte, inclusive com transparência na arrecadação e despesa tributária?
  • Como tornar possível a digitalização de todos os processos administrativos tributários brasileiros?
  • Como dar mais transparência às políticas de benefício fiscal, mensurando o seu impacto ambiental e econômico, bem como a responsabilidade social e ambiental das empresas beneficiadas?

A inscrição e a participação no programa são gratuitas —inclusive equity free. Contudo, é obrigatória a participação em todas as etapas do programa de aceleração, sob pena de desclassificação da empresa participante. Podem se inscrever quaisquer startups ou pequenas e médias empresas (PME's) que possuam soluções que atendam a um dos desafios apresentados.

Após os três meses de capacitação, as seis melhores startups participantes terão a oportunidade de apresentar suas soluções a uma banca avaliadora composta por especialistas da rede BrazilLAB. As três startups/PME's com melhor desempenho serão premiadas, com benefícios que incluem um ano do Selo GovTech do BrazilLAB, acesso a investidores e participação em eventos nacionais e internacionais.

As inscrições para a Turma 7 da aceleração ocorrem até 7 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o site e não perca a chance de transformar a gestão pública com tecnologia.

 

Confira o texto na íntegra no UOL/Tilt.

>> Confira mais textos publicados na coluna semanal de Letícia Piccolotto no UOL/Tilt. <<

 

Relacionados