PT EN
Logo BrazilLAB
Compras Públicas Licitações Ferramentas de Licitações Inovação Pregões

Compras públicas: 4 soluções inovadoras para você não perder nenhuma oportunidade

24/06/2019

Somando os Governos Federal, Estadual e Municipal, são muitos processos licitatórios. As ferramentas abaixo ajudam sua empresa a realizar o mapeamento para encontrar os melhores negócios.

A vida de empreendedores que trabalham (ou que pretendem trabalhar) com o setor público realmente não é fácil. Os desafios burocráticos relativos à contratação por governos, algo de que sempre tratamos aqui no blog, ocupam boa parte dessa rotina. Neste artigo, Guilherme Dominguez, Diretor do BrazilLAB, analisa as modalidades de licitação e as leis atuais que regulamentam as compras realizadas pelo setor público.

No entanto, os obstáculos já surgem antes mesmo da contratação. Uma das maiores dificuldades enfrentadas por startups de GovTech é o monitoramento dos pregões que acontecem em todo o país. Entre as esferas Federal, Estadual e Municipal, são muitos processos, e é comum que ótimas oportunidades sejam perdidas pelo caminho.

A boa notícia é que algumas empresas de tecnologia estão focando justamente nesse campo de compras públicas. E desenvolveram soluções online que ajudam empreendedores a acompanhar tudo o que acontece. 

Para facilitar a sua vida, selecionamos quatro dessas plataformas, apontando os respectivos destaques de cada uma. Veja só: 

MonitorGov

Trata-se de uma solução que captura informações de compras realizadas pelos governos federal, estadual e municipal. Essa captura é feita por meio de uma ampla varredura nos Portais de Transparência e nos Portais de Compras. 

Destaques: O MonitorGov é uma das empresas que já receberam o selo GovTech do BrazilLAB, certificação cujo objetivo é facilitar a contratação de startups por governos. Além disso, a empresa identificou que os preços praticados são bem diferentes dependendo do fornecedor e do órgão que compra -- ou seja, existe uma variação grande (para mais e para menos) de um mesmo produto comprado por órgãos do governo. Desta forma, foi possível desenvolver um Banco de Preços de produtos e serviços para que os órgãos consultem as informações. Ele é acessado por um Portal que consulta toda a base do MonitorGov e mostra o maior e menor, desvio padrão, percentil, fornecedor que vendeu mais barato e mais caro, órgão que pagou mais barato e mais caro, ranking com os melhores e piores fornecedores, ranking com melhores e piores órgãos baseados no valor pago pelos produtos.

 

Comprasnet Mobile

Este aplicativo foi desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Sebrae. Está disponível gratuitamente e permite consultar informações de compras públicas federais por meio de dispositivos móveis.

Destaques: Só foi disponibilizada a primeira versão do aplicativo, mas ela já contempla funções que ampliam a competitividade e transparência nas compras públicas. Por exemplo: central de mensagens, com avisos de lançamentos e orientações; filtros para o recebimento de avisos de licitações publicadas no dia; e opção de Download de Editais, para que você consiga estudá-los detalhadamente.

 

Effecti

Esta empresa desenvolve uma série de soluções para facilitar a vida dos participantes durante os processos licitatórios. Aqui, destacamos o Monitoramento do Chat do Pregoeiro, sistema que envia alertas sempre que houver convocações ou movimentações no chat dos pregões eletrônicos, reduzindo as chances de você perder boas oportunidades. 

Destaques: A solução envia alertas visuais e sonoros sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões. Isso reduz as chances de você perder convocações ou prazos legais. Todas as atualizações são destacadas em diferentes cores, de modo a ajudar você a focar no que realmente precisa ser resolvido primeiro.

 

REAP

Software de gerenciamento de pregão presencial -- ou seja, é aplicado somente a essa modalidade, sendo excluídos os pregões eletrônicos. 

Destaques: A solução foi desenvolvida pelo grupo Negócios Públicos e permite importar planilhas com muitos itens e propostas de fornecedores. Isso gera uma economia de tempo significativa em cada sessão. 

Além do REAP, o Negócios Públicos também tem outras soluções específicas para o setor de compras públicas. Neste link você encontra mais detalhes.

 

Anotou as dicas? Então escolha qual é a melhor solução para o seu modelo e boa sorte!

Veja Também:

Entender antes de atender e pés no chão:  as dicas de gestores públicos para startups  que querem vender para governos

Entender antes de atender e pés no chão: as dicas de gestores públicos para startups que querem vender para governos

Especialistas em inovação das Prefeituras de Itu e de São Paulo indicam características que consideram indispensáveis em empresas de Govtech

Contratação de inovação pelo governo - Um artigo de Guilherme Dominguez, no JOTA

Contratação de inovação pelo governo - Um artigo de Guilherme Dominguez, no JOTA

O Diretor do BrazilLAB traz, neste artigo, sua contribuição para o Marco Legal das Startups e o desenvolvimento do Termo de Colaboração para Teste de Inovação (TCTI).

Novidades de Govtech: o que ler, ver e ouvir  para ficar por dentro de tudo que acontece

Novidades de Govtech: o que ler, ver e ouvir para ficar por dentro de tudo que acontece

Preparamos uma lista de portais, blogs e podcasts para você não perder nenhuma notícia importante ou oportunidade.