Compartilhe:

Conheça as 5 cidades que vão participar do Programa de Aceleração Digital de Municípios do BrazilLAB!

Equipe BrazilLAB Em 01 de March de 2023

Em outubro do ano passado, o BrazilLAB – primeiro hub de inovação GovTech do Brasil – e o Banco de desenvolvimento da América Latina - CAF, anunciaram o Programa de Aceleração Digital de Municípios, primeiro do gênero na América Latina. Após a abertura oficial das inscrições, que ocorreu no dia 25 de novembro durante o BrazilLAB Talks (uma das várias lives periódicas realizadas pelo hub), chegou a hora de descobrir quais foram os municípios selecionados para participar do programa. 

 

O Programa de Aceleração Digital de Municípios, é resultado de uma chamada pública da Direção de Transformação Digital do CAF, que, desde 2019, tem apoiado o ecossistema GovTech iberoamericano, atuando em diversos estudos focados na geração e disseminação de conhecimento especializado, na assessoria técnica a governos e no investimento em startups GovTech. De lá para cá, a área foi responsável, ainda, pelo lançamento da Plataforma GovTechLab e da produção do estudo “As startups GovTech e o futuro do governo no Brasil”, esse também em parceria com o BrazilLAB.

 

O PADM foi estruturado com o propósito de fortalecer capacidades e competências de órgãos públicos para a transformação digital e inovação GovTech, a partir da identificação de desafios que possam ser enfrentados com uso de inovação e novas tecnologias desenvolvidas, sobretudo, pelo ecossistema de startups. A aceleração oferecerá suporte, consultoria especializada e acesso à metodologia exclusiva de capacitação do hub, para que esses municípios possam aproveitar todas as oportunidades que a transformação digital oferece.

Com isso em mente, a Comissão de Avaliação precisou examinar as 90 manifestações de interesse e 41 inscrições completas, das 5 regiões do país, completando a difícil tarefa de analisar e classificar todas elas, para definir as finalistas e chegar às 5 escolhidas. O processo de seleção foi mais longo e mais difícil do que esperávamos, pois o equilíbrio nas pontuações foi a regra. 

 

Sem mais delongas, as 5 cidades selecionadas para compor o PADM são:

- Araguaína-TO

- Belo Horizonte-MG

- Campo Grande-MS

- Maceió-AL

- Porto Alegre-RS

 

"Parabéns às escolhidas e a todos os inscritos! Seguimos avançando para consolidar cada vez mais o ecossistema govtech e de governo digital do Brasil!" comemorou Marcelo Facchina, Principal Specialist - Smart Cities and Digital Government no CAF, após a divulgação dos municípios selecionados.

 

O BrazilLAB gostaria de parabenizar não só as cidades selecionadas, mas também todos os 41 inscritos, pois todas as inscrições foram excelentes. 

 

Aos municípios selecionados, o BrazilLAB irá entrar em contato para passar as instruções dos próximos passos do Programa. Aos interessados, é possível acompanhar a cobertura de alguns acontecimentos chaves por meio do site e das redes sociais do BrazilLAB.

 


 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB foi fundado em 2016, sendo a primeira aceleradora e o primeiro hub de inovação GovTech criado no Brasil. Ele conecta empreendedores com líderes públicos e acelera soluções desenvolvidas por startups, com foco na melhoria dos serviços públicos. Sua missão é estimular uma cultura de inovação no setor público, de fora para dentro, por meio do apoio a empreendedores de alto impacto que estão engajados na busca de soluções para problemas públicos complexos, com o uso de tecnologia. Saiba mais em www.brazillab.org.br.

 

Sobre o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF

O CAF é um banco de desenvolvimento presente em 18 países da América Latina, comprometido com a melhoria da qualidade de vida de todos os latino-americanos e caribenhos. Suas ações promovem o desenvolvimento sustentável e a integração regional, além de ter como meta a reativação económica e social da região. Saiba mais pelo site www.caf.com.

 

 

Relacionados