Conheça o "Capacity Building of ESOs in Latin America & Caribbean", iniciativa de aceleração em inovação climática para a qual o BrazilLAB foi selecionado!

Dentre 28 escolhidos, com só cinco representantes brasileiros, está o BrazilLAB.
Em 14 de November de 2023

As mudanças climáticas continuam a ser um desafio global, mas as soluções residem nos contextos locais. A América Latina e o Caribe (ALC) contribuem com menos de dez por cento das emissões globais totais de gases de efeito estufa, mas o impacto nesta região é particularmente intenso. Condições climáticas extremas e temperaturas em ascensão ameaçam suas economias dependentes da agricultura. Em resposta, o programa "Developing Capacity of Innovation Ecosystems Actors to Accelerate Climate Technology Solutions in LAC" foi iniciado para apoiar a transição para energias renováveis, preservação de ecossistemas e projetos de inovação climática - movimentos essenciais em uma região que recebeu apenas seis por cento do financiamento global para o clima nos últimos anos.

 

Este programa conjunto é administrado pela EIT Climate-KIC, a principal agência e comunidade de inovação climática da Europa, em colaboração com o BID Lab, um ator vital para o desenvolvimento da inovação na América Latina. Esses esforços são ainda fortalecidos pelo apoio do  Clean Technology Fund, que promove a transformação de energia limpa em economias em desenvolvimento.

 

Com duração de junho de 2023 a maio de 2025, esta iniciativa está destinada a liderar e transformar o cenário de inovação climática em toda a região da ALC, com foco em países como Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México e Peru. O objetivo principal é ampliar as capacidades de incubadoras, aceleradoras e outros facilitadores de ecossistemas na região, capacitando-os a apoiar eficientemente startups focadas em soluções climáticas.

 

O programa foi lançado com uma chamada aberta destinada a Organizações de Apoio ao Empreendedorismo (ESOs), incluindo agências de inovação, incubadoras, aceleradoras, construtores de ecossistemas, investidores de capital de risco, espaços de coworking e hubs. A chamada atraiu 115 inscrições em 16 países, destacando o talento, entusiasmo e a urgência por soluções sustentáveis na região.

 

O processo de seleção foi abrangente, avaliando vários fatores, como experiência em apoio ao empreendedorismo, posicionamento no ecossistema de inovação e a aspiração de co-criar um ClimAccelerator. Dada a qualidade excepcional das inscrições, a coorte foi ampliada de 25 para 28 ESOs, representando 11 países. Dentre os escolhidos, com apenas cinco classificados do Brasil, está orgulhosamente o BrazilLAB.

 

Olhando para o futuro, a coorte passará os próximos quatro meses em um programa de desenvolvimento personalizado, com oficinas e mentoria, com o objetivo de co-criar propostas para acelerar inovações tecnológicas climáticas regionalmente. Eles utilizarão uma suíte de ferramentas de código aberto para administrar seu próprio ClimAccelerator, abrangendo recursos de gestão, conteúdo e uma rede de mentoria. Um framework de impacto climático guiará as start-ups para alinhar seus objetivos ambientais e financeiros, e elas se juntarão a uma rede global de mais de 400 organizações dedicadas à transição para zero emissões.

 

Após esta fase de capacitação, o programa mudará de foco para sua próxima etapa crítica: fomentar inovações climáticas dentro da região. Até meados de 2024, as três a cinco principais ESOs com os resultados mais promissores no programa serão selecionadas e mentoradas para acelerar 100 start-ups de tecnologia climática ao longo de 12 meses. O chamado oficial para start-ups será feito no segundo trimestre de 2024.

 

Para organizações públicas e privadas, bem como indivíduos ansiosos para apoiar a coorte e o desenvolvimento de ClimAccelerators, inscreva-se aqui para fazer parte do ecossistema na América Latina e no Caribe.

 

Conheça o cohort

1. Bolivia

La Paz: Fundación Solydes – Solydes Aceleradora

Santa Cruz de la Sierra: Pista 8  e Santa Cruz Innova – CAINCO 

2. Brasil

Manaus: AMAZ Impact Accelerator e Amazon Investor Coalition (New Brazil Spin-off Project)  

São José dos Campos: BrazilLAB

São Paulo: Cietec e Quintessa 

3.Chile 

Santiago: Fundación Chile / ChileGlobal Ventures e Magical

Temuco: IncubatecUFRO

4.Colombia

Bogota: Corporación Connect Bogotá Región e Ean University / Impacta – Sustainable Entrepreneurship

Bucaramanga: Camara De Comercio De Bucaramanga

Medellin: Corporación BIOINTROPIC  e Impact Hub Medellín

Santiago de Cali: Octopus Force 

5.Ecuador

 Quito: Social Entrepreneurship | CODEIS | Quito (somoscodeis.org) e IMPAQTO

 

6. Guatemala

Ciudad Vieja: Pomona Impact Foundation

Quetzaltenango: Alterna

7.Haiti

Delmas: Banj

8.Honduras

Tegucigalpa: Impact Hub Tegucigalpa

9.Jamaica

Kingston: TBR LAB  

10.Mexico

Ciudad de México: New Ventures (Consultoría en Negocios Sustentables SA) 

Monterrey: Impact Hub Monterrey

San Luis Potosi: StartupLab MX 

11.Peru

Lima: SCALE Incubator

Artigo publicado originalmente em: https://bit.ly/3QncMYC

Relacionados