Na cabeceira do campeão: conheça os livros que inspiraram o técnico Bernardinho - BrazilLAB
PT EN
Livros Bernardinho Campeão Livros que Inspirão

Na cabeceira do campeão: conheça os livros que inspiraram o técnico Bernardinho

23/02/2018

Bernardinho menciona os cinco livros que o nortearam em sua trajetória vencedora.

No final de 2017, aconteceu o principal evento do calendário do BrazilLAB: a segunda edição do DemoDay. Na manhã do dia 06 de dezembro, as startups finalistas apresentaram o fruto do trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de aceleração. Neste artigo, você conhece as vencedoras e fica por dentro de tudo o que aconteceu no evento.

Mas, antes de ocorrer a apresentação das startups, Bernardinho, ex-técnico campeoníssimo com as seleções masculina e feminina de vôlei, inspirou os participantes com a palestra “Liderança e Empreendedorismo na Era Digital”. Na apresentação, ele abordou temas fundamentais para qualquer empreendedor, como liderança, resiliência, trabalho em equipe, determinação e outras lições fundamentais para qualquer empreendedor.

Para nós, foi uma honra receber um dos maiores campeões da história do vôlei. E Bernardinho deixou duas mensagens que marcaram os presentes: “ninguém é especial. Eventualmente fazemos coisas especiais, em momentos especiais”, que mira o grande inimigo de um bom trabalho em equipe: o ego. A outra mensagem diz respeito à resiliência: “O vencedor é o perdedor que tentou mais uma vez” (frase do escritor inglês George Augustus Moore).

 

Leituras que inspiram vitórias

Na palestra, Bernardinho também mencionou cinco livros que o nortearam em sua trajetória vencedora. Abaixo, compartilhamos mais informações sobre cada um deles para que você se inspire também:

 

Make Your Bed: Little Things That Can Change Your Life...And Maybe the World, de William H. McRaven

Em maio de 2014, o almirante dos Navy Seals norte-americanos William H. McRaven fez um discurso para a cerimônia de formatura de alunos da Universidade do Texas com inspiração no slogan da instituição: “O que começa aqui muda o mundo”.

Então, ele compartilhou dez princípios simples que aprendeu ao longo do treinamento dos Navy Seals — entre os mais duros que existem —, e que ajudaram-no a superar desafios ao longo de toda a sua carreira. O discurso viralizou imensamente, e o livro tornou-se um best-seller mundial.

 

Where Men Win Glory - The Odissey of Pat Tillman, de Jon Krakauer

Nos EUA, Pat Tillman é hoje uma lenda. Ex-jogador de futebol americano, em meados de 2002, ele recusou um contrato multimilionário da NFL para juntar-se ao exército, e foi morto dois anos depois, no Afeganistão.

Mas, a julgar pela obra de Krakauer, autor de No ar rarefeito e de outros best-sellers, o Pat Tillman “real” era ainda mais notável, e consideravelmente mais complexo do que aquele que o público conhece. De acordo com Bernadinho, a leitura inspira pelo teor de humanidade e heroísmo que carrega.

 

Legado. 15 Lições de Liderança que Podemos Aprender com o Time de Rugby All Blacks, de James Kerr

Você não precisa ser fã de rugby para saber que os All Blacks neozelandeses são a equipe de maior sucesso da história do esporte. O índice de vitórias é mesmo extraordinário: 86%.

Mas qual é o segredo? Como os jogadores lidam com a pressão? Como treinam para atingir o mais alto nível? Para responder a todas essas questões, o autor James Kerr passou cinco semanas ao lado dos jogadores durante os preparativos para a Copa do Mundo de Rugby de 2010 e descobriu que o sucesso tem tudo a ver com a cultura do time, com os conceitos que eles empregam no dia a dia. E o livro é presença indispensável na cabeceira de qualquer líder.

 

What Makes a Leader: Why Emotional Intelligence Matter, de Daniel Goleman

Outro best-seller. O livro reúne diversos artigos sobre inteligência emocional do “papa” do assunto, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman publicados na Harvard Business Review e em outros veículos.

Os artigos de Goleman tornaram-se mundialmente famosos, e são sempre citados como indispensáveis para qualquer líder engajado em melhorar o desempenho e alavancar a inovação de sua equipe.

 

O ego é seu inimigo, de Ryan Holiday

A última recomendação de leitura de Bernardinho é um libelo contra “o maior inimigo de gênios promissores”:o ego.

Neste livro, o norte-americano Ryan Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas — não pela fama, mas pelo trabalho e legado. De acordo com Bernardinho, as estratégias e táticas desenvolvidas por essas figuras fascinantes ajudam os líderes e empreendedores a combaterem esse inimigo tão poderoso.

Veja Também:

Inovação e empreendedorismo no setor público são temas de evento gratuito do BrazilLAB

Realizado pelo BrazilLAB, encontro reunirá startups, governo e academia no Google Campus

O que vem por aí? As propostas de candidatos à presidência que se apresentaram no GovTech Brasil

No encerramento da convenção, cinco presidenciáveis subiram ao palco para compartilhar suas visões sobre inovação no setor público. Confira aqui um resumo de cada um

GovTech Brasil: de acordo com especialistas, a inovação na segurança pública é “para ontem”

Especialistas reuniram-se em São Paulo para debater desafios e soluções para a área. Veja agora os destaques desse encontro