Compartilhe:

Na cabeceira do campeão: conheça os livros que inspiraram o técnico Bernardinho

Bernardinho menciona os cinco livros que o nortearam em sua trajetória vencedora.
Em 23 de February de 2018

No final de 2017, aconteceu o principal evento do calendário do BrazilLAB: a segunda edição do DemoDay. Na manhã do dia 06 de dezembro, as startups finalistas apresentaram o fruto do trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de aceleração. Neste artigo, você conhece as vencedoras e fica por dentro de tudo o que aconteceu no evento.

Mas, antes de ocorrer a apresentação das startups, Bernardinho, ex-técnico campeoníssimo com as seleções masculina e feminina de vôlei, inspirou os participantes com a palestra “Liderança e Empreendedorismo na Era Digital”. Na apresentação, ele abordou temas fundamentais para qualquer empreendedor, como liderança, resiliência, trabalho em equipe, determinação e outras lições fundamentais para qualquer empreendedor.

Para nós, foi uma honra receber um dos maiores campeões da história do vôlei. E Bernardinho deixou duas mensagens que marcaram os presentes: “ninguém é especial. Eventualmente fazemos coisas especiais, em momentos especiais”, que mira o grande inimigo de um bom trabalho em equipe: o ego. A outra mensagem diz respeito à resiliência: “O vencedor é o perdedor que tentou mais uma vez” (frase do escritor inglês George Augustus Moore).

 

Leituras que inspiram vitórias

Na palestra, Bernardinho também mencionou cinco livros que o nortearam em sua trajetória vencedora. Abaixo, compartilhamos mais informações sobre cada um deles para que você se inspire também:

 

Make Your Bed: Little Things That Can Change Your Life...And Maybe the World, de William H. McRaven

Em maio de 2014, o almirante dos Navy Seals norte-americanos William H. McRaven fez um discurso para a cerimônia de formatura de alunos da Universidade do Texas com inspiração no slogan da instituição: “O que começa aqui muda o mundo”.

Então, ele compartilhou dez princípios simples que aprendeu ao longo do treinamento dos Navy Seals — entre os mais duros que existem —, e que ajudaram-no a superar desafios ao longo de toda a sua carreira. O discurso viralizou imensamente, e o livro tornou-se um best-seller mundial.

 

Where Men Win Glory - The Odissey of Pat Tillman, de Jon Krakauer

Nos EUA, Pat Tillman é hoje uma lenda. Ex-jogador de futebol americano, em meados de 2002, ele recusou um contrato multimilionário da NFL para juntar-se ao exército, e foi morto dois anos depois, no Afeganistão.

Mas, a julgar pela obra de Krakauer, autor de No ar rarefeito e de outros best-sellers, o Pat Tillman “real” era ainda mais notável, e consideravelmente mais complexo do que aquele que o público conhece. De acordo com Bernadinho, a leitura inspira pelo teor de humanidade e heroísmo que carrega.

 

Legado. 15 Lições de Liderança que Podemos Aprender com o Time de Rugby All Blacks, de James Kerr

Você não precisa ser fã de rugby para saber que os All Blacks neozelandeses são a equipe de maior sucesso da história do esporte. O índice de vitórias é mesmo extraordinário: 86%.

Mas qual é o segredo? Como os jogadores lidam com a pressão? Como treinam para atingir o mais alto nível? Para responder a todas essas questões, o autor James Kerr passou cinco semanas ao lado dos jogadores durante os preparativos para a Copa do Mundo de Rugby de 2010 e descobriu que o sucesso tem tudo a ver com a cultura do time, com os conceitos que eles empregam no dia a dia. E o livro é presença indispensável na cabeceira de qualquer líder.

 

What Makes a Leader: Why Emotional Intelligence Matter, de Daniel Goleman

Outro best-seller. O livro reúne diversos artigos sobre inteligência emocional do “papa” do assunto, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman publicados na Harvard Business Review e em outros veículos.

Os artigos de Goleman tornaram-se mundialmente famosos, e são sempre citados como indispensáveis para qualquer líder engajado em melhorar o desempenho e alavancar a inovação de sua equipe.

 

O ego é seu inimigo, de Ryan Holiday

A última recomendação de leitura de Bernardinho é um libelo contra “o maior inimigo de gênios promissores”:o ego.

Neste livro, o norte-americano Ryan Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas — não pela fama, mas pelo trabalho e legado. De acordo com Bernardinho, as estratégias e táticas desenvolvidas por essas figuras fascinantes ajudam os líderes e empreendedores a combaterem esse inimigo tão poderoso.

Relacionados