Compartilhe:

Entrevista com Claudia Freitas: Empreendedora vencedora da 1ª edição do BrazilLAB

Empreendedora vencedora, conversa com a Equipe BrazilLAB e conta como foi participar da primeira edição do programa.
Em 20 de February de 2017

claudia.jpg

Empreendedora vencedora, conversa com a Equipe BrazilLAB e conta como foi participar da primeira edição do programa.

BIO: Cláudia Freitas é publicitária, cientista social, pós-graduada em Marketing e mestre em Negócios e em Gestão de Sustentabilidade. Em 2014 fundou a startup SO+MA, a fim de incentivar mudanças de comportamento e causar desenvolvimento social com impacto positivo. Sua meta é criar oportunidades e novos caminhos de sucesso aspiracionais e viáveis para a juventude das favelas. 

STARTUP: A So+ma é um Programa de fidelidade com o objetivo de engajar, gerar renda e criar novas oportunidades de negócios, utilizando a tecnologia como base e o resíduo como "moeda" para estimular novos hábitos e comportamentos nos cidadãos.

BrazilLAB: Como descobriu o BrazilLAB  e o que te motivou a participar do programa?

Claudia: Recebi uma indicação de uma professora da FGV (Faculdade Getúlio Vargas). O que me motivou foi o fato único do programa que é de inovar junto ao poder público. 

BrazilLAB: Quais eram suas expectativas antes de começar a participar dos ciclos de acelerações do BrazilLAB e o que mudou?

Claudia: Vindo do setor privado, tinha a expectativa de conhecer um pouco mais sobre o setor público, na perspectiva do poder público. O que aconteceu que mudei meu conceito e conhecimento sobre o setor, com ótimas surpresas de conhecer gestores sérios e que também querem fazer a mudança. 

BrazilLAB: Qual a dica que você dá para aquele empreendedor que quer fazer a diferença/gerar impacto com sua startup, para participar do BrazilLAB?

Claudia:  A dica que eu dou é que o BrazilLAB é hoje o único programa que tem um olhar de inovar junto ao poder público. Ao longo do processo de aceleração foi possível perceber que a qualidade das mentorias é excelente e a dedicação do time é notável. É transparente a dedicação e o objetivo do time de fazerem de tudo para o seu aprendizado e sucesso. Definitivamente uma experiência única. 

BrazilLAB: Quais foram os impactos do programa BrazilLAB para a sua startup? 

Claudia: Foram vários impactos, mas os mais importantes foram do lado pessoal, meu amadurecimento como empreendedora e em relação a startup uma mudança substancial na proposta de valor da So+ma. 

BrazilLAB: O que você achou do DemoDAY e qual a importância dele para a sua startup? Você já tinha tido a oportunidade de falar para gestores públicos? 

Claudia: Superou e muito as expectativas. A qualidade da banca e o profissionalismo do processo foram admiráveis. Além da visibilidade que o processo traz, foi muito importante para validar a solução da so+ma e dar definitivamente segurança de que estamos no caminho certo. Fortaleceu nossa vontade e objetivo de transformar com impacto positivo. E não, nunca tinha falado para gestores públicos. 

BrazilLAB: Qual a sua expectativa para a implementação do projeto em uma das prefeituras parceiras do BrazilLAB? Como você avalia a importância do comprometimento do BrazilLAB na implementação em pelo menos uma prefeitura? 

Claudia: Expectativa de muito aprendizado, de ajustar o que for necessário para criar um modelo sólido de inovação junto com o poder público. Que possa servir de modelo e seja replicado para muitas outras prefeituras. Ter o time do BrazilLAB ao longo dessa jornada de implementação é fundamental. E diria também é um grande diferencial do programa, o comprometimento não apenas com a aceleração e também com "mão na massa" nos apoiando em todo o processo.

Relacionados