Compartilhe:

GovTech: Construindo uma agenda digital para o setor público

Evento traz para São Paulo especialistas de diversos países para debater os benefícios da digitalização dos governos; ex-presidente da Estônia e co-fundador do Waze estão entre os convidados
Em 25 de June de 2018

O Brasil passa por um momento importante, no qual a população reflete e repensa a política nacional, assim como a forma de se relacionar com o setor público. Neste contexto, o BrazilLAB, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio - ITS Rio, realizará nos dias 6 e 7 de agosto o evento GovTech, que tem como objetivo contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia no setor público brasileiro.

Em tempos de disrupção digital, o BrazilLAB, o ITS Rio e seus parceiros querem trazer para o debate o conceito GovTech, ou seja, tecnologias para governos, a fim de tornar o setor público mais eficiente e menos oneroso. Hoje, de acordo com levantamento do Banco Mundial, os brasileiros gastam quase 2 mil horas, cerca de 88 dias por ano resolvendo burocracias. “As novas tecnologias, além de agilizar os processos, também podem ser utilizadas para aumentar a transparência e abrir caminho para maior participação da sociedade na construção de políticas públicas”, afirma Letícia Piccolotto Ferreira, fundadora do BrazilLAB.

Ao todo são esperados 400 participantes de 10 países diferentes. Serão 20 palestrantes nacionais e 16 internacionais ligados tanto a setores da sociedade civil quanto ao setor público. Um deles é Toomas Hendrik Ilves, que entre 2006 e 2016 ocupou o cargo de presidente da Estônia – um dos países mais digitais do mundo, onde a relação entre população e governo ocorre online e processos como pedido de cidadania podem ser concedidos em até 48 horas.

“Queremos mostrar como os outros países estão utilizando a tecnologia nas suas gestões e debater com especialistas brasileiros quais as soluções mais viáveis para a nossa realidade”, explica Letícia, que também é uma das curadoras do evento, junto com o empresário e apresentador Luciano Huck e o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), Ronaldo Lemos.

“Governos estão se tornando plataformas tecnológicas. Além disso, a tecnologia é a inimiga número um da burocracia. Daí a importância do evento: mostrar o caminho para que o Brasli possa construir um governo digital: simples, eficiente e transparente”, nas palavras de Ronaldo Lemos do ITS Rio.

As atividades ocorrerão em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. Entre os convidados também estão José Clastornik, diretor da Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação do Uruguai e Uri Levine, co-fundador do Waze.

“No final queremos elaborar um documento com as principais propostas de soluções viáveis para que o Brasil reduza o custo das burocracias e se torne um país mais moderno e ágil nos processos”, afirma Letícia.

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o único GovTech Hub que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público. Nosso objetivo é estimular, no Brasil, uma cultura voltada para a inovação no setor público. Fazemos isso apoiando empreendedores que estão engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atual.

Sobre o ITS Rio

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo do impacto e do futuro da tecnologia no Brasil e no mundo. O ITS Rio analisa as dimensões legais, sociais, econômicas e culturais da tecnologia e promove melhores práticas de regulação que protejam a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento.

O evento GovTech: : Construindo uma agenda digital para o setor público é patrocinado pela Fundação BRAVA, Banco Itaú, Magazine Luiza, Instituto Humanize  e Gol.

 

Informações para a imprensa

Loures Consultoria

[email protected]
(11) 2391-5005
Bruno Sisdelli – [email protected] – (11) 95474-7780
Isadora Mota – [email protected] – (11) 99624-8253

Relacionados