GovTech em pauta: confira um resumo dos textos de junho de Letícia Piccolotto no UOL

Letícia abordou no mês de junho pautas sobre Fake News, Influencer Consciente, LegisTech e ensino à distância
Em 06 de August de 2020

A Founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, tem um blog no UOL que é totalmente dedicado à pauta de GovTech. Com postagens semanais, o espaço se tornou parada obrigatória para quem quiser ficar em dia com o que acontece de mais relevante no campo da inovação no setor público, com o diferencial de trazer o ponto de vista de quem conhece o segmento fundo. 

E todo mês, nós preparamos para um resumo dos artigos do mês anterior. Confira abaixo as postagens de junho:


Influencer consciente pode ser o novo normal da internet pós-pandemia

A pandemia de coronavírus representou um divisor de águas para o universo dos influenciadores digitais. Se antes era fácil compartilhar e incentivar a compra de viagens, cosméticos, roupas e serviços de beleza, todos esses produtos perdem a percepção de valor e importância em um contexto em que o isolamento social, incertezas sobre o futuro e as restrições econômicas são uma constante todos os dias. Mas nem de longe esse será o fim dos influencers. Há uma real possibilidade para o surgimento de influenciadores conscientes: pessoas que se tornam referência na internet porque usam o seu espaço de fala para vocalizar pautas relevantes, atuais e com uma linguagem que é muito acessível e, principalmente, atrativa. E o mais interessante: eles podem ser verdadeiros aliados, inclusive, para o combate às fake news.

Leia mais neste link.

 

Desafio de educar crianças a distância no Brasil inclui até acesso à luz

De todas as áreas impactadas pela pandemia de coronavírus, poucas foram tão profundamente afetadas como a educação. Segundo estimativas da Unicef, cerca de 1,5 bilhão de estudantes mundialmente estão fora da escola. No Brasil, a alternativa adotada por muitas redes de educação para reduzir esses efeitos negativos tem sido manter as aulas à distância, com o apoio de soluções tecnológicas. Em um contexto de profundas desigualdades digitais, muitos estudantes não estão conseguindo acompanhar as aulas por não terem acesso às condições mínimas para isso, como um computador e internet. A boa notícia é que diversas soluções têm surgido para esse fim!

Leia na íntegra o artigo neste link.


SpaceX é exemplo de GovTech que trouxe inovação da relação público-privado

Um novo capítulo na história humana de exploração espacial foi escrito com o lançamento do primeiro vôo comercial tripulado com destino à estação espacial internacional (ISS). O feito pode ser descrito como extraordinário por diversos motivos, mas chama ainda mais a atenção a parceria entra a agência governamental NASA e a SpaceX. É um ótimo exemplo de como a relação público-privada pode ser um caminho muito rico para a construção de soluções GovTech, trazendo inovação e tecnologias para os governos. Essa cooperação pode se estender para outros desafios do setor público - sejam eles a construção de foguetes para a conquista do espaço ou a criação de um aplicativo que permita que pais possam acompanhar a merenda escolar de seus filhos. 

Leia na íntegra o artigo neste link.


Até seu like influi: como o Brasil está lutando contra as fake news

Além da pandemia de coronavírus que vivemos hoje há um outro “vírus” entre nós e que se dissemina com muita rapidez: as fake news. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere a esse fenômeno chamando-o de “infodemia”, ou seja, a disseminação em massa de informações falsas, dúbias, descontextualizadas, tendenciosas ou deturpadas. A boa notícia é que há diversas iniciativas em curso para combater esse mal que prejudica tanta pessoas. Estamos falando de iniciativas legislativas, o trabalho de organizações da sociedade civil e, principalmente, a inteligência trazida pelo uso de tecnologias disruptivas - de blockchain a machine learning. Todas elas permitem a análise do emaranhado de informações disseminadas a cada segundo e, especialmente, a checagem e a transparência de fontes confiáveis.

Saiba mais neste link.

Relacionados