Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
GovTech Tilt Blog do UOL Letícia Piccolotto Dia das mães Mulheres na Tecnologia

Habilidades Humanas, Mães na Tecnologia e LegisTech: veja um resumo dos textos de maio de Letícia Piccolotto no UOL

01/06/2020

Letícia abordou no mês de maio pautas sobre a o uso da tecnologia no Legislativo brasileiro, habilidades das mães na pauta de inovação e tecnologia e falhas no auxílio emergencial

A Founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, tem um blog no UOL que é totalmente dedicado à pauta de GovTech. Com postagens semanais, o espaço se tornou parada obrigatória para quem quiser ficar em dia com o que acontece de mais relevante no campo da inovação no setor público, com o diferencial de trazer o ponto de vista de quem conhece o segmento fundo. 

E todo mês, nós preparamos para um resumo dos artigos do mês anterior. Confira abaixo as postagens de maio:


Além do digital: habilidades humanas vão determinar seu trabalho no futuro

No dia 1º de abril foi comemmorado o dia do trabalho no Brasil e em diversos outros países. A data sempre foi muito oportuna para realizarmos um balanço a respeito de todas as conquistas, avanços e desafios que ainda se fazem presentes nesta que é uma atividade tão antiga e fundamental para a humanidade. Com a crise trazida pelo coronavírus, o momento ganha ainda mais importância – e um profundo grau de apreensão. Afinal, todos nós temos visto como as manchetes sobre a pandemia ora se concentram nos impactos negativos para a saúde pública e outrora para a economia, especialmente para o trabalho e emprego. Como ficará o mercado de trabalho após a pandemia?

Saiba mais sobre o tema neste link.

 

Habilidades das mães devem ser aproveitadas em tecnologia e inovação

Em maio foi celebrado o dia das mães e nada mais oportuno do que discutirmos a atuação de mulheres e mães em cargos de liderança nas áreas de tecnologia. Letícia aponta três ações prioritárias para aumentarmos a participação feminina nestes cargos: 1) desmistificar a ideia de que o trabalho na tecnologia não é um “lugar” para elas; 2) garantir que os espaços de trabalho sejam receptivos às mulheres-mães; 3) reforçar a importância de que as mulheres possam ter acesso à educação contínua e de qualidade.

Leia o post na íntegra neste link.


Falhas no auxílio emergencial servem de alerta para o risco de e-Burocracia

Em abril, o governo brasileiro deu um passo fundamental para enfrentar os efeitos perversos trazidos pela pandemia do coronavírus, aprovando o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas em vulnerabilidade social e econômica. A implementação da medida, no entanto, esteve rodeada de desafios e se tornou muito polêmica nas semanas seguintes, especialmente graças aos aplicativos utilizados para inscrição e pagamento do benefício. Neste artigo, Letícia  analisa os principais aprendizados trazidos pela experiência e aponta como eles podem ser fundamentais para outras iniciativas de transformação digital no Brasil. 

Leia mais neste link.

 


Após pandemia, Legislativo brasileiro está mais tecnológico do que nunca

A pandemia de coronavírus tem acelerado a transformação digital em todo o mundo. São diversos os exemplos de como a tecnologia tem auxiliado a enfrentar os desafios sociais e econômicos que temos vivenciado. No Brasil, o momento atual também colocou em evidência o quanto avançamos na transformação digital dos governos, especialmente do Poder Legislativo. Graças ao investimento em tecnologias, as casas legislativas têm mantido a sua atuação, garantindo a aprovação de medidas emergenciais e também o controle sobre o orçamento e gastos públicos.

Leia na íntegra o artigo neste link.


Serviço público digital está longe da realidade brasileira? Não é bem assim

Quem esperava que 2020 fosse ser um ano para superar as expectativas, não poderia estar mais correto. A pandemia de coronavírus trouxe muitas transformações para todo o mundo, uma vez que se trata de um momento sem precedentes. No Brasil, a crise tem sido também uma catalisadora da transformação digital, uma vez que as soluções tecnológicas precisaram ser incorporadas a diversos setores, principalmente no setor público. E a boa notícia é que a tendência de digitalização de serviços não deve retroceder mesmo com o fim da pandemia. Ao contrário, há muitos incentivos para que ela seja incorporada de maneira perene no cotidiano das mais diversas instituições públicas, fazendo como que a atuação dos governos possa ser mais simples, eficiente e justa.

Saiba mais sobre a agenda de digitalização neste link.

Veja Também:

Programa de Aceleração Conheça as 9 Startups e PMEs que seguem para a Banca Pitch da Força-Tarefa Covid-19

Conheça as 9 Startups e PMEs que seguem para a Banca Pitch da Força-Tarefa Covid-19

Próxima etapa da Aceleração acontecerá na quarta-feira (23/09) e definirá as Startups e PMEs finalistas para o DemoDay

Inovação no Setor Público BrazilLAB lança “BrazilLAB Talks” para debater a agenda de governo digital no país

BrazilLAB lança “BrazilLAB Talks” para debater a agenda de governo digital no país

Iniciativa inédita organizada pelo BrazilLAB vai promover debates com a participação de especialistas nacionais e internacionais sobre a agenda de inovação e tecnologia para a gestão pública no Brasil

Inovação no Setor Público Fundadora do BrazilLAB entra na lista dos 20 principais líderes GovTech de 2020

Fundadora do BrazilLAB entra na lista dos 20 principais líderes GovTech de 2020

Letícia Piccolotto entrou na lista elaborada pelo Creators que mapeia os líderes de destaque da pauta GovTech em todo o mundo