Compartilhe:

Habilidades Humanas, Mães na Tecnologia e LegisTech: veja um resumo dos textos de maio de Letícia Piccolotto no UOL

Letícia abordou no mês de maio pautas sobre a o uso da tecnologia no Legislativo brasileiro, habilidades das mães na pauta de inovação e tecnologia e falhas no auxílio emergencial
Em 04 de June de 2020

A Founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, tem um blog no UOL que é totalmente dedicado à pauta de GovTech. Com postagens semanais, o espaço se tornou parada obrigatória para quem quiser ficar em dia com o que acontece de mais relevante no campo da inovação no setor público, com o diferencial de trazer o ponto de vista de quem conhece o segmento fundo. 

E todo mês, nós preparamos para um resumo dos artigos do mês anterior. Confira abaixo as postagens de maio:


Além do digital: habilidades humanas vão determinar seu trabalho no futuro

No dia 1º de abril foi comemmorado o dia do trabalho no Brasil e em diversos outros países. A data sempre foi muito oportuna para realizarmos um balanço a respeito de todas as conquistas, avanços e desafios que ainda se fazem presentes nesta que é uma atividade tão antiga e fundamental para a humanidade. Com a crise trazida pelo coronavírus, o momento ganha ainda mais importância – e um profundo grau de apreensão. Afinal, todos nós temos visto como as manchetes sobre a pandemia ora se concentram nos impactos negativos para a saúde pública e outrora para a economia, especialmente para o trabalho e emprego. Como ficará o mercado de trabalho após a pandemia?

Saiba mais sobre o tema neste link.

 

Habilidades das mães devem ser aproveitadas em tecnologia e inovação

Em maio foi celebrado o dia das mães e nada mais oportuno do que discutirmos a atuação de mulheres e mães em cargos de liderança nas áreas de tecnologia. Letícia aponta três ações prioritárias para aumentarmos a participação feminina nestes cargos: 1) desmistificar a ideia de que o trabalho na tecnologia não é um “lugar” para elas; 2) garantir que os espaços de trabalho sejam receptivos às mulheres-mães; 3) reforçar a importância de que as mulheres possam ter acesso à educação contínua e de qualidade.

Leia o post na íntegra neste link.


Falhas no auxílio emergencial servem de alerta para o risco de e-Burocracia

Em abril, o governo brasileiro deu um passo fundamental para enfrentar os efeitos perversos trazidos pela pandemia do coronavírus, aprovando o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas em vulnerabilidade social e econômica. A implementação da medida, no entanto, esteve rodeada de desafios e se tornou muito polêmica nas semanas seguintes, especialmente graças aos aplicativos utilizados para inscrição e pagamento do benefício. Neste artigo, Letícia  analisa os principais aprendizados trazidos pela experiência e aponta como eles podem ser fundamentais para outras iniciativas de transformação digital no Brasil. 

Leia mais neste link.

 


Após pandemia, Legislativo brasileiro está mais tecnológico do que nunca

A pandemia de coronavírus tem acelerado a transformação digital em todo o mundo. São diversos os exemplos de como a tecnologia tem auxiliado a enfrentar os desafios sociais e econômicos que temos vivenciado. No Brasil, o momento atual também colocou em evidência o quanto avançamos na transformação digital dos governos, especialmente do Poder Legislativo. Graças ao investimento em tecnologias, as casas legislativas têm mantido a sua atuação, garantindo a aprovação de medidas emergenciais e também o controle sobre o orçamento e gastos públicos.

Leia na íntegra o artigo neste link.


Serviço público digital está longe da realidade brasileira? Não é bem assim

Quem esperava que 2020 fosse ser um ano para superar as expectativas, não poderia estar mais correto. A pandemia de coronavírus trouxe muitas transformações para todo o mundo, uma vez que se trata de um momento sem precedentes. No Brasil, a crise tem sido também uma catalisadora da transformação digital, uma vez que as soluções tecnológicas precisaram ser incorporadas a diversos setores, principalmente no setor público. E a boa notícia é que a tendência de digitalização de serviços não deve retroceder mesmo com o fim da pandemia. Ao contrário, há muitos incentivos para que ela seja incorporada de maneira perene no cotidiano das mais diversas instituições públicas, fazendo como que a atuação dos governos possa ser mais simples, eficiente e justa.

Saiba mais sobre a agenda de digitalização neste link.

Relacionados