Compartilhe:

Inovação contra o COVID-19: sites que mapeiam soluções pelo mundo

Portais destacam iniciativas inovadoras de combate à pandemia pelo planeta - incluindo soluções aqui no Brasil.
Em 28 de April de 2020

Em tempos de pandemia e de isolamento social, torna-se mais evidente uma das principais características do ser humano: a adaptação. Ainda que as mudanças em nossas rotinas tenham sido bruscas e profundas, temos demonstrado grande capacidade de nos adaptar a elas. E a tecnologia vem auxiliando imensamente nesse processo. Já tratamos, neste texto do blog, de como as startups aceleradas pelo BrazilLAB estão utilizando a inovação para auxiliar no combate ao vírus. 

Agora, vamos ampliar essa análise para uma escala global. Afinal, praticamente o mundo inteiro está mobilizado contra a pandemia causada pelo vírus - e as respostas inovadoras têm surgido de todos os lugares, e em praticamente todos os setores da economia e da sociedade. É o que comprova o portal Covid Innovations, que reúne centenas de soluções relacionadas ao combate à COVID-19 em todo o planeta. 

Atualizado em tempo real, o site oferece uma lista de inovações de acordo com cada indústria. E há iniciativas de todos os tamanhos: desde um bingo virtual organizado pelo ator Matthew McConaughey para apoiar uma comunidade de idosos no Texas, até medidas de maior proporção, como o uso de drones pelo Governo de Gana para agilizar a entrega de testes da doença.

 

A inovação nas cidades do mundo

Foi criado, também, um mapa global de inovação relacionada à COVID-19. Elaborado pela StartupBlink em conjunto com a UNAIDS (programa da ONU de combate à AIDS) e a Agência de Inovações de Moscou, o mapa localiza as iniciativas inovadoras em todo o globo, separando-as por cidades, além de disponibilizar um ranking de soluções também dividido por municípios. 

Em São Paulo, por exemplo, são mencionados o Colab, que passou pelo programa de aceleração do BrazilLAB, além da Magnamed, que produz ventiladores respiratórios, e a FLEM - Fundação Luís Eduardo Magalhães -, que criou um painel para monitorar, em tempo real, os casos confirmados de COVID-19 em todo o país.

Por aqui, vale destacar também esta área do site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne, além de soluções inovadoras de combate à doença, notícias de como a tecnologia tem ajudado nesse momento tão delicado, tornando-se uma aliada imprescindível em nosso processo de adaptação.

Relacionados