Inscreva-se para a 2ª edição do BrazilLAB Talks: "Compras Públicas - Desafios e Oportunidades de Inovação"

A 2ª edição do BrazilLAB Talks contará com o lançamento exclusivo do estudo de Compras Públicas produzido pelo BrazillLAB, em parceria com a Fundação Brava e o Center for Public Impact
Em 19 de October de 2020

O BrazilLAB, primeiro hub GovTech do país, que tem como missão conectar o ecossistema de startups ao setor público, lançou em setembro a iniciativa “BrazilLAB Talks”, uma série de conversas online e ao vivo que terá edições até o final do ano com a participação de especialistas nacionais e internacionais nos temas de inovação, tecnologia e gestão pública. O projeto tem como objetivo promover debates sobre experiências, desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias digitais pelo setor público brasileiro.


Inscreva-se para assistir

No dia 29 de outubro, às 14h30, acontece a segunda edição online do evento, que tem como título BrazilLAB Talks: "Compras Públicas - Desafios e Oportunidades de Inovação". O evento que contará com o lançamento do estudo realizado pelo BrazilLAB em parceria com a Fundação Brava e o Center for Public Impact - CPI. A pesquisa “Como estimular as compras públicas de inovação tecnológica no Brasil?” traz um levantamento da legislação nacional que regula a compra de tecnologias inovadoras no país, além de um diagnóstico sobre os principais desafios e oportunidades vivenciados por gestores públicos e empreendedores. 

“Nós conseguimos mapear quais são os principais desafios vivenciados por gestores públicos, órgãos de controle e empreendedores das áreas de tecnologia e inovação. Eles podem ser classificados em três temas: desafios relacionados ao desenho da legislação, lacunas de conhecimento e riscos percebidos. Um desafio comum é o desconhecimento dos mecanismos mais recentes e dos casos concretos aplicados às aquisições de inovação tecnológica. Por essa razão, compartilhar boas experiências, sejam as internacionais mas, sobretudo, as nacionais, é algo fundamental para ampliar o repertório desses atores”, afirma Bruna Mattos, Gerente de Projetos da Fundação Brava e responsável pela pesquisa.

Experiências nacionais e internacionais de compras públicas de inovação tecnológica foram mapeadas e apontam para possibilidades de promover a digitalização de serviços ofertados pelo setor público. Por fim, a pesquisa traz recomendações para aprimorar a legislação atual de compras públicas, ampliar o uso dos dispositivos existentes para a aquisição de tecnologias inovadoras e também fortalecer o ecossistema GovTech no Brasil

“As alterações à legislação nacional são muito importantes, uma vez que o desenho atual tende a dificultar as compras públicas de inovação tecnológica, mas parte fundamental do esforço passa por fortalecer e diversificar o ecossistema de inovação e de GovTechs. Isso envolve diversas ações, desde a mudança no mindset de gestores públicos, até a ampliação dos mecanismos de financiamento e incentivo às startups GovTech. Somente com esse esforço poderemos garantir o surgimento de soluções digitais em diversidade, quantidade e qualidade para atender às necessidades dos governos”, finaliza Letícia Piccolotto, Fundadora e CEO do BrazilLAB.

O evento contará com a participação de Guilherme Dominguez, cofundador e Diretor do Programa de Aceleração do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, CEO e Fundadora do BrazilLAB e João Rampini, Diretor do Programa de Cidades Inteligentes da Embaixada Britânica no Brasil.

A segunda edição do BrazilLAB Talks “Compras Públicas - Desafios e oportunidades de inovação” conta com apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer, da Fundação Brava e do Consulado-Geral Britânico no Brasil. Para mais informações e inscrição, acesse este link!


Inscreva-se para assistir

 

Serviço – “BrazilLAB Talks: Compras Públicas - Desafios e oportunidades de inovação”
Horário: Dia 29 de outubro de 2020, das 14h30 às 16h30
Inscrições para acompanhar a transmissão online do lançamento: Inscreva-se aqui.

 

Sobre o BrazilLAB

BrazilLAB é o primeiro hub GovTech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.

Relacionados