Nosso programa está mobilizando profissionais do setor de tecnologia do Vale do Silício e Brasil para mentorar startups brasileiras que estão criando produtos ou serviços inovadores que visam reduzir desigualdades no Brasil, principalmente em educação. Além da mentoria, os fundadores das empresas vencedoras vão participar de diálogos com investidores, líderes em tecnologia. “É importantíssimo apoiar empreendedores no Brasil que estão trabalhando nessas áreas de impacto; problemas difíceis requerem a criatividade e o empenho que esses empreendedores trazem.”, comenta o Co-Fundador do Instagram Mike Krieger, do time de jurados.
No time de jurados e mentores também está a Chief Designer Officer do PayPal Daniela Jorge. “Tecnologia esta’ moldando todos os aspectos do mundo em que vivemos. Pra nós que trabalhamos aqui no Vale, esse programa é uma oportunidade incrível de contribuir pra expansão das startups de impacto, compartilhar um pouco do que aprendemos aqui e fomentar inclusão digital em comunidades brasileiras”, comenta Daniela.
O programa de impacto reflete duas tendências globais: foco em diversidade e investimentos em ESG. Para o conselheiro da DASA Alexandre Barros, do time de mentores, “o Brasil precisa diminuir as desigualdades e ter na diversidade um valor que nos acrescenta. Nossos empreendedores e a tecnologia vão acelerar o desenvolvimento da sociedade brasileira.”
Outra tendência global é o aumento de investimentos em ESG (Ambiental, Social e de Governança). Nos Estados Unidos fundos de ESG representam mais $250 billhões em investimentos. “Não há empresa que possa sobreviver a longo prazo se não incluir em sua estratégia a forma pela qual irá retribuir para a sociedade agregando valor de alguma forma”, comenta a investidora Veronica Serra, Sócia-Fundadora da Innova Capital.
Segundo ela, os investidores querem “comprar” empresas que estão não só pensando, mas adotando práticas que estão alinhadas com o ESG. “Dessa forma, o capital irá fluir e favorecer empresas que praticam e se importam com impacto.”
Além dos jurados, mentores do programa incluem membros do conselho BayBrazil, empreendedores e executivos do setor de tecnologia que trabalham na Baía de São Francisco. O programa é apoiado por: AWS, BV, Facebook, Google, Itaú, Pinheiro Neto Advogados e Silicon Valley Bank. E conta com as seguintes redes parceiras: Abstartups, BrazilLAB, Cubo, Distrito, Google for Startups, StartSe, RME, BlackRocks e Vale do Dende.
Confira o artigo na íntegra no site da BayBrazil.