Lista IE GovTech 2021: Startups aceleradas pelo BrazilLAB marcam presença entre as 100 GovTechs

Gesuas, Sipremo, MuniDigital, VU Security, Datasketch e Daoura fazem parte da rede do BrazilLAB e marcam presença no índice
Em 15 de April de 2021

No último dia 25 de março, o Govtech Lab Madrid, ligado ao IE PublicTech Lab, laboratório de inovação da IE Business School, publicou o IE Govtech List 2021, a segunda edição da lista que destaca as 100 startups, scale-ups e PMEs digitais com maior capacidade de impacto na América Latina e na Espanha dentro do ecossistema GovTech. Confira o índice completo neste link.

Ao todo, entraram para o índice 7 Startups brasileiras, sendo que três delas participaram do Programa de Aceleração do BrazilLAB: Gesuas, SipremoDaoura. Completam a lista das representantes do País a Gove, TNH HealthArquivei e Docket. A MuniDigital, startup da Argentina, a VU Security, da Espanha, e a Datasketch, da Colômbia, também foram aceleradas pelo BrazilLAB e estão listadas no índice.

Para a elaboração desta lista, os autores levaram em consideração a qualidade das startups com base na sua tração no mercado, equipe, modelo de negócio, produto, e na contribuição inovadora e no valor gerado para a atividade das instituições públicas e o aprimoramento dos serviços públicos. A Lista IE Govtech 2021 destaca 75 empresas espanholas , 7 brasileiras, 5 argentinas, 4 chilenas, 4 mexicanas, 3 colombianas, 1 uruguaia e 1 venezuelana.

A lista reúne 41 novas startups este ano em relação à edição anterior, por alguns motivos fundamentais: a pandemia tornou visível o potencial desse mercado; gerou nova demanda de instituições públicas; e muitas empresas inovadoras estão começando a ver o setor público como um cliente interessante. De fato, 70% das iniciativas selecionadas têm experiência de trabalho para a administração pública, além de contribuir em diferentes áreas para o desenvolvimento da agenda 2030.

 

Os responsáveis pelo estudo classificaram as empresas em quatro segmentos:

  • Aqueles que oferecem soluções para melhorar os serviços públicos.
  • Aqueles que melhoram a eficiência da gestão e administração interna.
  • Aqueles focados em infraestrutura digital.
  • Aqueles que ajudam a promover a qualidade democrática por meio do fortalecimento da participação e da transparência dos governos.

 

Soluções a serviço da cidadania

A IE Govtech List 2021 destaca que grande parte das soluções se concentra na melhoria da infraestrutura digital (33%) e na prestação de serviços (32% ), seguindo a tendência da lista 2020. Ressalta também o papel central que as cidades desempenham como impulsionadoras e, ao mesmo tempo, beneficiárias do desenvolvimento do ecossistema GovTech. Essa simbiose ocorre especialmente em aspectos como meio ambiente, governo aberto ou gestão operacional.

“Em sua segunda edição da Lista IE Govtech, rastreamos todo o ecossistema para detectar iniciativas emergentes que oferecem soluções para melhorar o serviço público aos cidadãos. Nele estão boa parte das iniciativas que já funcionam em parceria com instituições públicas. Mas também projetos de claro valor para o público que ainda não foram descobertos por governos municipais, estaduais ou outros governos. Um ano de pandemia revelou o potencial do governo para melhorar, facilitar e aproximar as administrações do cidadão”, destacou Idoia Ortiz de Artiñano, diretora do PublicTech Lab da IE University.

Confira o índice completo neste link.

Relacionados