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Sai a papelada, entra a agilidade: conheça a solução que está transformando a emissão de licenciamento e alvarás de construção nas cidades

Startup paranaense desenvolveu plataforma que digitaliza trâmites burocráticos e gera economia de recursos para municípios.
Em 06 de December de 2019

A aprovação de projetos de construção e de reforma pode dar muita dor de cabeça. É o tipo de burocracia que costuma atrasar ou mesmo travar um projeto, o que, em maior escala, pode comprometer até mesmo a economia de um município. Foi pensando em reverter esse cenário que surgiu o AprovaDigital, sistema que aposta na inovação para ajudar as Prefeituras a desburocratizar e acelerar a tramitação de licenças e alvarás. De acordo com Marco Antonio Zanatta, fundador da startup de Cascavel (PR), “a ideia foi desenvolver uma solução que resolvesse realmente os problemas de licenciamento”. 

No Estado de São Paulo, o AprovaDigital já foi implementado em municípios como Mogi das Cruzes e Santa Bárbara D’Oeste. No primeiro, todos os processos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo se tornaram 100% digitais. Só esse processo gerou economia de mais de R$ 500 mil na impressão de papéis - a matéria abaixo, do Jornal da Band, tem detalhes sobre a implantação na cidade. 

Assista ao vídeo:

Já em Santa Bárbara, a expectativa é de uma significativa redução no prazo de emissão de alvarás de obras, que atualmente é de três meses, além da economia.

 

iFood como referência

Marco sentia os problemas da burocracia na pele. Arquiteto de formação, tinha que lidar diariamente com o licenciamento e a emissão de alvarás. “Eu não conseguia entender o que o poder público queria. Não havia um site que orientasse, e por causa disso as idas e vindas dos projetos eram intermináveis. Não tinha um iFood para facilitar esse processo”, conta o empreendedor. 

Foi essa constatação que deu origem à empresa. Marco e sua equipe desenvolveram uma plataforma de simplificação de procedimentos administrativos para a aprovação de projetos de edificações, e a apresentaram à Prefeitura de Cascavel, que topou implementá-la. Hoje, o AprovaDigital está presente em dez municípios do país, com vários outros já encaminhados. 

“Os gestores públicos entendem rápido os benefícios que a solução traz para as cidades: agilidade, economia e desburocratização”, afirma o empreendedor. Além de eliminar custos de impressão, a digitalização de processos torna desnecessários o arquivamento e os trâmites de “pastinhas”. “Nosso foco é a redução de custos, não o aumento de receitas. Essa redução é mais tangível para os prefeitos.”

 

De sessenta para dez dias

O AprovaDigital faz jus ao nome. “É tudo feito pela internet. A tramitação, a emissão de documentos, os ajustes, as correções em projetos. O responsável pela obra só precisará ir à Prefeitura em casos muito específicos. E se você quiser aprovar uma obra lá no Japão, você consegue”, explica Marco Antônio. A economia de recursos públicos é importante; mas, no geral, é a redução de prazos que mais faz diferença para os municípios. Em média, o tempo dos trâmites cai de sessenta para dez dias, o que fomenta a economia da cidade e resulta em melhoria no ambiente de negócios local.

Por tudo isso, o AprovaDigital recebeu o Selo GovTech do BrazilLAB. Trata-se de uma certificação independente criada para ampliar o portfólio de startups que participam do hub - reunindo ainda mais empresas que possam solucionar desafios da gestão pública brasileira. Se você tem uma empresa que se enquadra nesse setor e quer fazer parte da nossa rede, clique aqui e conheça tudo sobre a iniciativa!

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