Compartilhe:

Startup acelerada pelo BrazilLAB inova no atendimento à saúde pública em Petrolina (PE)

Aplicativo da UPSaúde vai contribuir para a diminuição de filas em postos de saúde e para melhorar o monitoramento do tratamento de pacientes
Em 01 de April de 2020

A UPSaúde, uma das vencedoras do último Ciclo de Aceleração do BrazilLAB, está levando tecnologia e inovação para o atendimento à saúde pública na cidade de Petrolina, em Pernambuco. A startup assinou, com a gestão municipal, um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação da solução que desenvolveu - um aplicativo que processa e dissemina, para os órgãos públicos, informações sobre pacientes de modo a otimizar o atendimento à saúde. O projeto é uma parceria do BrazilLAB,  Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Prefeitura de Petrolina.

O app da UPSaúde permite, também, que a população agende a consulta de qualquer lugar, o que ajuda a diminuir as filas em postos de saúde. Serão seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) beneficiadas na cidade, abrangendo também um total de 22 equipes de saúde da família. Ao todo, estima-se que cerca de 80 mil usuários do SUS sejam beneficiados.

 

Acompanhamento em tempo real

“É um projeto piloto que vai durar seis meses”, explica o Prefeito Miguel Coelho. “Por meio do aplicativo, vamos facilitar a vida do paciente do SUS e principalmente oferecer informações mais verdadeiras para as nossas equipes”. A conexão entre a Prefeitura e a startup ocorreu por meio do BrazilLAB. “É uma parceria que conecta inovação e a tecnologia para enfrentar um dos principais problemas do país, que é a questão da saúde pública. Com o aplicativo, a pessoa pode marcar de casa, do trabalho ou de qualquer lugar, e nós conseguimos fazer o acompanhamento em tempo real do atendimento”, conclui o Prefeito.

Para Rodolfo Lira, fundador e CEO do UPSaúde, o desafio é dar eficiência a uma rede que já é bem organizada. “Nossa startup busca eliminar barreiras que existem para um atendimento de qualidade no SUS. Encontramos em Petrolina uma rede muito bem estabelecida, e agora queremos inovar. Vamos implementar formas eficientes de monitorar o atendimento e dar qualidade de acesso à população”, afirmou ele.

 

Próximos passos

A assinatura do Acordo aconteceu durante a visita da startup à cidade. Nela, a equipe da UPSaúde apresentou a ferramenta aos servidores e gestores da saúde. Além disso, conheceu os equipamentos que serão beneficiados pelo projeto e os processos que serão afetados e redesenhados.

O próximo passo, que durará cerca de três semanas, é cadastrar os servidores na plataforma, preparar o conteúdo que será disparado aos usuários e adaptar a ferramenta à realidade diagnosticada durante a visita. Por fim, a startup retornará ao município para demonstrar o funcionamento do aplicativo, capacitar as equipes e preparar a divulgação do aplicativo à população.

Relacionados