Rede - BrazilLAB
PT EN
REDE

REDE

Conheça nossos embaixadores e mentores

Saiba mais

Embaixadores

Assim como nós, os embaixadores do BrazilLAB são pessoas que acreditam que é necessário estimular, no Brasil, uma cultura voltada para a inovação no setor público, a partir do apoio a empreendedores de alto impacto. Eles nos representam por meio de seus valores. E também apoiam as realizações e a divulgação do BrazilLAB, além de se engajarem para maximizar os nossos alcance e impacto.

José Roberto Marinho

José Roberto Marinho é formado em História pela PUC Rio e Geografia pela UFRJ. Filho do jornalista Roberto Marinho, ele e seus dois irmãos dividem o controle da Rede Globo. Foi Vice Presidente do Sistema Globo de Rádio e lançou em 1991 a CBN (Central Brasileira de Notícias), a primeira emissora de rádio a transmitir 24 horas por dia de jornalismo. No ano seguinte fundou o Instituto Acqua, organização não-governamental voltada para questões ambientais.

José Roberto Marinho

Presidente da Fundação Roberto Marinho

Luiz Felipe D’Avila

Luiz Felipe D’Avila atua como professor, palestrante e coach em Liderança Pública. Estudou Ciências Políticas na American University in Paris e Administração Pública na Harvard Kennedy School. É autor de vários livros de história e política.

Luiz Felipe D’Avila

Diretor Presidente Centro de Liderança Pública

Letícia Piccolotto

Letícia é mestre em Ciências Sociais e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui especialização em Liderança pela Harvard Business School e em administração pública pela Harvard Kennedy School. Com o intuito de promover uma agenda positiva no país, em 2016, Letícia fundou o BrazilLAB – www.brazillab.org.br – hub de inovação que tem como objetivo apoiar e desenvolver empreendedores que tenham soluções eficazes para os problemas do Brasil e que queiram trabalhar em parceria com o setor público. Letícia também participa de diferentes projetos como consultora, palestrante, Professora e Coach em Empreendedorismo, Gestão e Liderança Pública, após ter atuado nos últimos 15 anos em diferentes organizações como o Banco Goldman Sachs, o Instituto Empreender Endeavor, a Fundação BRAVA, o Centro de Liderança Pública e a Fundação Bloomberg.

Letícia Piccolotto

Founder BrazilLAB

 Ronaldo Lemos

Ronaldo Lemos é advogado, especialista em tecnologia. Sócio do escritório PNM Advogados. É mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor em direito pela USP. É pesquisador visitante e representante no Brasil do MIT Media Lab. É um dos criadores do Marco Civil da Internet. Foi pesquisador e professor visitante nas Universidades de Oxford, Princeton e Columbia. É Membro do Conselho de Administração da Mozilla, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e de outras organizações sem fins lucrativos na área de inovação. Foi eleito em 2015 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos "Jovens Líderes Globais". Professor da cadeira de Direito da Internet da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É fellow da Ashoka. Parecerista e autor de livros, artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi vice-presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e já integrou o Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.

Ronaldo Lemos

Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio

Pedro Paulo Diniz

Pedro Paulo Diniz é empresário e ex-corredor de Formula 1. Transformou a fazenda de sua família na Fazenda da Toca: um local de conexão e co-criação de iniciativas que regenerem o sistema em que vivemos. Localizada em Itirapina, a 200km de São Paulo, mantém uma produção de frutas, ovos e grãos 100% orgânicos e dedica-se a pesquisa e desenvolvimento de abordagens agroflorestais em larga escala, com cultivo de diversas variedades de plantas que ajudam a balancear a produção de biomassa com a necessidade nutricional do solo, das lavouras e animais. Pedro almeja que, através da produção orgânica e biodinâmica sistematizada e organizada para atuar em larga escala, a Fazenda da Toca seja um catalisador para o desenvolvimento agrícola e para a regeneração ambiental, no Brasil e além.

Pedro Paulo Diniz

Founder and CEO at Fazenda da Toca Organicos

Manoel Lemos

Manoel Lemos é formado em Engenharia da Computação pela Unicamp. Atualmente é Diretor Geral da RedPoint eventures, o primeiro fundo de Venture Capital brasileiro patrocinado por fundos do Vale do Silício. Anteriormente, trabalhou na Abril como Chief Digital Officer. É fundador do Fazedores, uma iniciativa dedicada ao Movimento Maker no Brasil e foi criador do BlogBlogs, o maior indexador de blogs em língua Portuguesa do mundo. Manoel adora empreender, ajudar outros empreendedores e também atua como investidor anjo em startups que queiram mudar o mundo.

Manoel Lemos

Diretor Geral da Redpoint Eventures

Thiago Fernandes

Thiago Fernandes é formado em Relações Internacionais pela PUC/SP e pós-graduado em Project Management pela Fundação Vanzolini – USP/SP. Trabalhou como Coordenador Geral na United Nations Association e como Strategic Planning no Instituto Plural, o qual implementa programas para empoderar adolescentes de escolas públicas em São Paulo. Atualmente, é Head de ESG do Bank of America Merrill Lynch para América Latina.

Thiago Fernandes

Head de ESG do Bank of America Merrill Lynch para América Latina

Lúcia Dellagnelo

Lúcia Dellagnelo é Diretora e Presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB, uma associação sem fins lucrativos criada para impulsionar uma transformação sistêmica, por meio da inovação e tecnologia, promovendo maior equidade, qualidade e contemporaneidade na educação pública brasileira.

Lúcia Dellagnelo

Diretora e Presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB

André Barrence

André Barrence é o Diretor do Campus São Paulo e lidera o Google for Entrepreneurs no Brasil para fortalecer uma vibrante comunidade de startups e inovadores. Ele possui formação em direito (UFMG) e administração pública (Escola de Governo de Minas Gerais), além de mestrado pela London School of Economics and Political Science e programas de educação executiva pela Harvard University. André conhece intimamente muitos aspectos do ecossistema de startups e atuou em quase todas as etapas da jornada de um empreendedor. Foi co-fundador e diretor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, um dos mais bem-sucedidos programas de aceleração do país, e sócio-diretor da Geekie, uma startup de educação e aprendizado personalizado. Também é um defensor ativo de novas políticas públicas para empresas em estágio de crescimento, mentor e empreendedor. Em 2014, foi vencedor do prêmio Jovens Inspiradores da Revista Veja como um dos novos líderes para futuro do Brasil.

André Barrence

Head do Campus São Paulo

Emília Paiva

Emília Paiva é formada em economia pela UFMG, com mestrado em planejamento urbano na Universidade da Pensilvânia e doutorado em geografia na PUC de Minas Gerais. Emília começou sua carreira no mercado financeiro em uma multinacional da área de higiene e limpeza em São Paulo. Trabalhou no setor público como empreendedora pública e diretora vice-presidente no Escritório de Prioridades Estratégicas do governo de Minas Gerais. Atualmente é sócia- diretora da Innpact.

Emília Paiva

Sócia- diretora da Innpact

Mentores

O time de mentores do BrazilLAB é o grande responsável por guiar os empreendedores em suas jornadas, que, como se pode imaginar, não são fáceis. Afinal, trata-se de oxigenar o setor público e aliar diferentes atores na implementação de soluções de problemas da sociedade moderna. Para exercerem esse papel, os mentores congregam conhecimentos distintos e complementares, o que representa perfeitamente os objetivos do BrazilLAB. São pessoas de governos, setor privado e terceiro setor, com diferentes experiências e que, unidas, formarão o pilar essencial para levar os empreendedores selecionados a alcançarem seus objetivos.

Raul Borelli

Raul Borelli é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É também especialista em gestão com ênfase em finanças pela Fundação Dom Cabral e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira como assessor jurídico em órgãos públicos da administração mineira e, desde 2007, é sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados. Em 2010, tornou-se responsável pela equipe do escritório sediada em Belo Horizonte. Tem focado sua atuação na consultoria em direito regulatório e na concepção e no apoio à gestão jurídica das múltiplas formas de parceria entre o Poder Público e o setor privado, com destaque para a infraestrutura e para o desenvolvimento de serviços públicos. Atua também no patrocínio de processos administrativos e judiciais ligados a esses temas.

Raul Borelli

Sócio do Manesco Perez Advogados

Pablo Cerdeira

Pablo Cerdeira é professor da FGV DIREITO RIO e Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade - CTS/FGV. Advogado formado pela Universidade de São Paulo em 2002, atua desde o final dos anos 90 com Direito e Tecnologia. Foi coordenador do Prêmio Innovare e do Justiça Sem Papel pela FGV. Atuou na Reforma do Poder Judiciário e foi Chefe de Gabinete do Conselheiro Joaquim Falcão no CNJ em suas duas primeiras composições (2005/2007 e 2007/2009). Na FGV criou o Supremo em Números em 2009. Foi Subsecretário de Defesa do Consumidor na Cidade do Rio de Janeiro e Chief Data Officer da Prefeitura do Rio de Janeiro, chefiando o Escritório de Big Data da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2013 e 2016.

Pablo Cerdeira

Head do Centro de Tecnologia e Sociedade - CTS/FGV

Gustavo Fernandes

Professor Assistente do Departamento de Gestão Pública da EAESP-FGV, é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, tendo recebido por sua dissertação de mestrado a terceira colocação no Prêmio BNDES em 2008. Foi visiting scholar do Global Institute, King`s College London, University of London, tendo realizado pós-doutoramento em Harvard. Além disso, foi Diretor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo entre 2008 e 2009, tendo participado de diversas comissões de concurso público, destacando-se o concurso para Substituto de Conselheiro. É pesquisador nas áreas de políticas públicas, especialmente, nos temas de educação e de desenvolvimento.

Gustavo Fernandes

Professor FGV e Assessor Especial da Presidência do TCE/SP

Eder Campos

Eder Campos é formado em economia pela PUC/MG e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG. Eder começou sua carreira no setor público atuando no planejamento estratégico e gestão por resultados no Governo do Estado de Minas Gerais. Foi um dos organizadores do livro Estado para Resultados e um empreendedor público envolvido na agenda de monitoramento e avaliação das políticas públicas. Ainda atuou como gerente da PPP do Mineirão e coordenou o projeto Agenda de Melhorias que compilou melhores práticas para a agenda de gestão no setor público. Nos últimos anos atuou no setor privado em consultorias com foco na implementação de projetos e estruturação de gestão em empresas familiares e startups, e atualmente está como gerente de Gestão Corporativa da Iguá S/A, empresa de Saneamento, auxiliando nas agendas de gestão de pessoas e planejamento.

Eder Campos

Gerente de Gestão Corporativa na Iguá Saneamento S/A

Luis Paulo Loreti

Engenheiro de Produção, com experiência de 18 anos como sócio fundador e diretor executivo industrial de uma empresa líder na Indústria de Sinalização e Comunicação Visual. Atuou também como consultor na área de gestão estratégica, reorganização industrial e de processos, estudo de viabilidade de unidades fabris e desenvolvimento de novos negócios, utilizando metodologias como Lean Manufacturing e Design Thinking, entre outros. Co-criador e gestor de um espaço de inovação, que conta com um coworking, uma desenvolvedora de negócios e de um Lab para cursos e eventos, baseado no conceito de economia colaborativa e espaço de trabalho e desenvolvimento compartilhado. Atualmente está na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com o desafio inicial de desenvolver e implantar o Startup São José – um projeto para o estímulo e desenvolvimento do ecossistema de startups na região.

Luis Paulo Loreti

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Alexandre Schneider

Alexandre Schneider é mestre em Administração Pública pela FGV. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Educação da cidade de São Paulo. Ocupou diversas funções na administração pública. No governo Mário Covas (1995-2001), foi chefe de gabinete das secretarias dos Transportes e da Segurança Pública. Foi gerente de Políticas Públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e diretor-financeiro da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Entre 2006 e 2012 foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo.

Alexandre Schneider

Secretário de Educação de São Paulo

Filipe Sabara

Filipe Sabará é Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de São Paulo, além de ser músico, filantropo e multiempreendedor nas áreas sociais, ambientais e de sustentabilidade. Ele é o idealizador e fundador da ARCAH, instituição proeminente no resgate, capacitação e reinserção social de pessoas em situação de rua. É também idealizador e fundador da RELOAD Positive Beauty, marca de produtos de beleza naturais e veganos, e atua como palestrante nos temas de sustentabilidade, positividade e responsabilidade socioambiental.

Filipe Sabara

Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de São Paulo

Mario Hirose

Mário Hirose é Economista e Pós Graduado pela Universidade Católica de São Paulo, PUC- SP. Possui especialização em Administração no IMI International Management Institute - Genebra Suiça. Foi CEO de Empresa Multinacional Finlandesa na Europa e CEO e Diretor de Empresas Multinacionais Americanas no Brasil. Tem experiência Internacional na abertura de novos mercados, atuando em mais de 60 países na Europa, EUA, América Latina, Ásia e África. Atualmente é Diretor Titular Adjunto do Departamento de Meio Ambiente (DMA) e Diretor do Departamento de Relações Internacionais (DEREX) da FIESP. É também membro do COSEMA Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e membro do Conselho Industrial do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Mario Hirose

Diretor Titular Adjunto do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da FIESP

ccc