O DemoDay do 4º Ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB será realizado no próximo dia 21 de agosto, às 14h (horário de Brasília), em exibição totalmente online. O evento contará com uma palestra internacional sobre o cenário GovTech na Ibero-América, que será conduzida por Carlos Santiso, Diretor de Inovação Digital do Estado no Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF. Carlos Santino é membro do Conselho do Futuro Global sobre Transparência e Anticorrupção do Fórum Econômico Mundial e em 2019 foi nomeado pelo Apolitical como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo sobre a pauta de Digitalização de Governos.
Carlos Santiso é o Diretor de Inovação Digital do Estado no Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, departamento que fundou ao ingressar na corporação em setembro de 2018. Ele é membro do Conselho do Futuro Global sobre Transparência e Anticorrupção do Fórum Econômico Mundial, membro fundador do Centro para o Desenvolvimento Democrático de Burkina Faso e membro do conselho consultivo do Fórum de Governo Global na Grã-Bretanha. Em 2019, ele foi nomeado pelo Apolitical como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo sobre a pauta de Digitalização de Governos.
Anteriormente, ele liderou as divisões de Inovação em Serviços ao Cidadão e de Capacidade Institucional do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele também atuou como gerente de setor de governança do Banco Africano de Desenvolvimento (ADB); como conselheiro de governança do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e como conselheiro do Gabinete do Primeiro-Ministro da França.
Cidadão da França e da Espanha, ele morou e trabalhou na Grã-Bretanha, Colômbia, Peru, Suécia e Tunísia e realizou trabalho político, operacional e analítico em mais de 40 países na Europa, África e América Latina. Ele é PhD em Economia Política Comparada pela Johns Hopkins University, mestre em Política Econômica Internacional pela Columbia University e mestre em Políticas Públicas pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris.
Depois de concluídos os três módulos presenciais de Aceleração e as mentorias online ao longo do primeiro semestre deste ano, agora seis startups selecionadas apresentarão suas soluções na fase final do programa, destinado a identificar soluções digitais inovadoras que possam contribuir para a eficiência de serviços públicos em três grandes áreas: smart cities e urban techs, habilidades da sociedade 5.0 e eficiência na gestão pública. As empresas serão avaliadas por uma banca composta por membros do BrazilLAB, prefeitos, gestores públicos das esferas estadual e federal, além de investidores e especialistas em tecnologia e governo.
Foram 300 empresas inicialmente inscritas e 26 participaram do programa de aceleração, das quais seis finalistas foram selecionadas para essa última etapa e apenas três serão definidas como as vencedoras.
Segundo Letícia Piccolotto, fundadora do BrazilLAB, as soluções desenvolvidas este ano reafirmam o potencial que o empreendedorismo voltado para a inovação tem de promover transformações positivas no setor público brasileiro. “É incrível ver a quantidade de parceiros que conseguimos mobilizar e a demanda de órgãos públicos que nos solicitam para a construção de soluções, mostrando, assim, que o caminho da inovação será cada vez mais explorado”, afirma.
Idealizada pelo BrazilLAB, a iniciativa já acelerou mais de 81 startups ao longo dos seus quatro ciclos de aceleração e ajudou essas empresas a formatarem suas soluções para atender as principais demandas do setor público. Confira as finalistas da edição deste ano:
Atualmente, 18 mil órgãos públicos no Brasil precisam promover cotações de preços para realizar seus processos de compras. Essa etapa de cotação de preços é a mais lenta de toda a fase interna da licitação, chegando a durar 60 dias. O Fonte de Preços apresenta preços homologados de outros entes públicos de todas as esferas, que podem ser utilizados como valores referenciais para definição do valor estimado da licitação. Essa atividade é realizada em cinco minutos.
Sistema de gestão do fluxo de normativos, utilizado hoje na indústria financeira mas com potencial de escala em outras áreas, que proporciona controle efetivo do risco regulatório por meio da integração de processos de conformidade de normas legais com políticas internas. Através de uma solução inovadora, LegalBot democratiza o acesso à inteligência regulatória.
Plataforma online de desenvolvimento e conexão de educadores. O sistema utiliza tecnologia para potencializar o aprendizado de técnicas e melhores práticas em gestão de sala de aula e habilidades sócio-emocionais, alinhadas com as diretrizes da BNCC.
A startup criou o Matematicando, solução que contribui de forma rápida e eficiente para que o aluno aprenda a matemática básica com uma metodologia que usa a cor com um gatilho de memória e promove exercício neurolinguístico. Tudo isso embarcado em jogo educativo digital.
É uma plataforma exclusiva de diagnóstico de cidades para gestão pública. A ferramenta tem o objetivo de proporcionar otimização da gestão pública, resultando em melhor qualidade e menor custo de execução dos serviços e aceleração do uso de soluções inteligentes como benchmarks, contribuindo significativamente para a evolução das cidades.
Solução que utiliza câmeras/vídeos para extrair uma "impressão digital" do modo de andar de uma pessoa. Com isso, é possível identificar esta pessoa mesmo sem a face visível e a longas distâncias (100 metros), pois apenas utiliza-se o movimento corporal e o modo de a pessoa andar para gerar esta "impressão digital".
DemoDay BrazilLAB
Data: 21 de agosto
Horário: das 14h às 17h
Local: Transmissão on-line
Link para inscrição: INSCREVA-SE AQUI