Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
Programa de Aceleração Startups BrazilLAB Selecionadas

Confira as 28 Startups selecionadas para o 4º Ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB

13/12/2019

Foram mais de 900 cadastros e 300 inscrições concluídas de todo o país e de fora dele. Conheça as empresas que têm potencial de transformar o setor público por meio da inovação

Chegou a hora de conhecer as startups que vão participar do novo ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB.  Dentre as  mais de 300 startups inscritas, foram 28 selecionadas de dez estados do país, além do Distrito Federal. Todas as regiões brasileiras têm ao menos uma empresa que as represente. Chama a atenção a porcentagem daquelas que já vendem para o setor público: 43%. 


--> Baixe a lista completa das 28 Startups Selecionadas <--

Equidade e diversidade são valores que pautam a atuação BrazilLAB, e isso se refletiu no processo de seleção: 01 em 04 das startups selecionadas são lideradas por mulheres. Estamos orgulhosos dos números apresentados e desejamos que no próximo ciclo essa proporção seja ainda mais equilibrada.

A aceleração terá início em 30/01/2020. E, em 15/04/2020, ocorrerá o DemoDay (saiba mais sobre a última edição neste link), com as seis startups aceleradas e a escolha das três vencedoras. Conheça as startups selecionadas de acordo com os três desafios deste ciclo de aceleração.

 

Confira a lista das Startups Selecionadas:

 

Eficiência na Gestão Pública:

Atlas.IA: A startup criou a MAIA, uma solução de TI que faz uso de IA para identificar demandas repetitivas para aumentar a aplicação do IRDR (Incidente de resolução de demandas repetitivas) nos Tribunais. Ela identifica quali e quantitativamente as discussões repetitivas, ou seja, quais são as discussões que se repetem e em que processos estão contidas. Esta inteligência de informação é entregue para os Tribunais clientes por meio de uma plataforma WEB. Dessa forma os Desembargadores podem propor mais IRDRs e realizar a prestação jurisdicional mais rápida para os cidadãos.

Acordo Certo: Em um país com mais de 62 milhões de endividados, de acordo com o SPC Brasil, a alternativa digital para negociação de dívidas tem sido a mais procurada pelos brasileiros por oferecer em uma única plataforma a possibilidade de acertar os atrasos com mais de uma empresa, além de garantir melhores descontos e evitar o desconforto de interagir com alguém. É esta solução que a Acordo Certo oferece.


Coteaqui: Lentidão na identificação de fornecedores e preços para compras ou orçamentos: a plataforma Coteaqui apresenta fornecedores e preços para demandas industriais 66% mais rápido que as ferramentas tradicionais (telefone, e-mail e planilhas). Estouro de orçamento e erros de precificação: a plataforma Coteaqui gera em média 15% de economia em compras da curva ABC na indústria da construção.

 

DBJus.comO DBJus auxilia a união utilizando suas tecnologias para resolver problemas conhecidos do governo, como acesso a pedidos de medicamentos de doenças raras, conhecimento de prazos, analytics, gestão jurídica interna, relatórios estatísticos, elaboração de teses para melhoria de leis, entre outros.

 

Fleeter App: A startup otimiza as frotas de organizações públicas, fazendo com que, através de uma gestão mais eficiente, a frota possa ser reduzida, mesmo assim aumentando a disponibilidade de viagens para colaboradores, gerando transparência e economia. Através do sistema, os fluxos saem do analógico e passam para o digital, com livro de bordo digital, informações em tempo real, otimização e compartilhamento, reduzindo assim também a emissão de gases poluentes.

 

OriginalMyA startup resolve o problema de burocracia disfuncional e falta de transparência em processos. Somente o mercado notarial no Brasil representa R$15 bilhões. O mercado de identidade digital no mundo chegará a valer US$1.3 trilhões em 2030, e no Brasil será uma oportunidade de 13% do PIB, de acordo com uma pesquisa recente da McKinsey. Com uma plataforma de governança digital de ponta-a-ponta, a empresa eliminamos desde a burocracia para o registro de identidade digital, até a autenticação de documentos e autorizações.

 

RevelaGov: Uma plataforma que transforma dados públicos em informações tratadas, comparadas de forma descomplicada para que qualquer cidadão possa entender para onde e como está sendo gasto o seu dinheiro pelos órgãos públicos. Através da plataforma, é possível identificar indícios de irregularidade, comparar as cidades, detalhar e consolidar todas as despesas da cidade e acompanhar a efetividade dos gastos municipais.


Fonte de Preços: Atualmente, 18 mil órgãos públicos no Brasil precisam realizar cotações de preços para realizar seu processo licitatório. Essa etapa de cotação de preços é a mais lenta de toda a fase interna da licitação, chegando a durar 60 dias. O Fonte de Preços apresenta preços homologados de outros entes públicos de todas as esferas, onde os preços podem ser utilizados como valores referenciais para definição do valor estimado da licitação. O Fonte de Preços realiza essa atividade em cinco minutos.


LegalBot: Sistema de gestão do fluxo de normativos na indústria financeira que proporciona controle efetivo do risco regulatório. Através de uma solução inovadora, LegalBot democratiza o acesso à inteligência regulatória.


Licite LegalPlataforma que oferece celeridade no processo licitatório, maior envolvimento dos agentes nas compras públicas, identificação de problemas para que o gestor possa resolver sem a necessidade de realizar reuniões, além de controle maior sobre os processos e transparência nas aquisições.

 

Percept Gestão e Desenvolvimento: A solução organiza os procedimentos do Instituto de Previdência que demoram a ser prestados à sociedade, em face da má gestão da qualidade de documentos e prazos. Com isso, garante a continuidade do serviço, cria uma identidade e uma memória institucional, orienta o gestor para prestação de contas aos órgãos de controle externo, proporciona segurança e transparência nos processos, orienta para a constituição de reserva financeira, e permite a sustentabilidade do ente.


ProsasO Prosas torna digital e mais eficiente a gestão das parcerias entre governos e sociedade civil, que principalmente em estados e municípios ainda é feita de forma analógica - gerando ineficiência e toneladas de papel. Uma das mudanças trazidas pelos artigos 65 e 81 da Lei 13.019/2014 é a adoção de plataformas eletrônicas em municípios acima de 100 mil habitantes para seleção e monitoramento dos projetos. O Prosas é uma solução pronta e experimentada para esse fins.


Sinn Tecnologia: Sistema que realiza análise prévia de editais em processos licitatórios, com foco na detecção de inconsistências e prevenção de fraudes, utilizando Data e Text Mining, Inteligência Artificial e Machine Learning, com o objetivo de criar uma cadeia de validação distribuída (Blockchain) para garantir que o processo licitatório ocorra dentro da legalidade.

 

Habilidades para a Sociedade 5.0:

Tamandua-edu: Trata-se de uma plataforma de filmes na escola, ou seja, um streaming de filmes e séries destinada aos alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio. Uma plataforma colaborativa que utiliza conteúdos audiovisuais como material pedagógico e integra escolas, gestores, professores, alunos e respectivas famílias, por meio de um sistema que promove o uso de filmes em sala de aula ou para assistir em casa. Um "Educaflix" que irá ajudar a transformar Educação Brasileira.


Eu Ensino: Plataforma online de desenvolvimento e conexão de educadores. O sistema utiliza tecnologia para potencializar o aprendizado de técnicas e melhores práticas em gestão de sala de aula e habilidades sócio-emocionais, alinhadas com as diretrizes da BNCC. É possível capacitar virtualmente o Coordenador Pedagógico como multiplicador do conhecimento nas reuniões pedagógicas coletivas da escola. Todos os materiais seguem a metodologia do ciclo de aprendizagem de adultos.


NTU: Plataforma robótica em nuvem que contempla um Laboratório Virtual de Robótica (LVR) para que cada estudante possa desenvolver atividades personalizadas em torno de uma gama variada de situações, aplicando diferentes tipos de robôs (virtuais – modelos 3D de robôs reais). As práticas de aprendizagem têm maior grau de sensibilização se o estudante tiver acesso aos robôs físicos. Além disso, oferece inúmeros recursos online para capacitação e treinamento de professores em escala.


{Parças} Developers School: Startup que implementa a Justiça Restaurativa com tecnologia, com educação e empregabilidade, trazendo acesso a oportunidades iguais para todos e todas. {Parças} Developers School vem dirigir um olhar para o futuro em busca de um país mais eficiente e capaz de construir consensos.


Inteceleri Soluções: A startup criou o Matematicando, solução que contribui de forma rápida e eficiente para que o aluno aprenda a matemática básica com uma metodologia que usa a cor com uma gatilho de memória e promove exercício neurolinguístico, tudo isso embarcado em jogo educativo digital proporcionando sua prática em qualquer lugar.


MetaMaker: A MetaMaker existe para ajudar crianças e jovens a se expressarem como cientistas, inventores ou até mesmo como pequenos inovadores. E a startup faz isso através do ensino da Robótica, de forma acessível.

 

Smart Cities e Urban Techs:

Infra Solar: Soluções de pontos de recarga sustentável para veículos elétricos que utilizam um software de Inteligência Artificial para fazer otimização do uso desses pontos (logística), que devem ser instalados em locais estratégicos, trazendo eficiência energética. Há uma “Base Checkpoint” para patinetes e bicicletas elétricas e o Hub de Compartilhamento, em que é instalado em locais estratégicos das cidades para recarregar e organizar os modais elétricos, facilitando o acesso dos usuários.


Sipremo: A Sipremo desenvolveu uma inteligência artificial capaz de monitorar e prever com horas de antecedência onde e quando um desastre natural pode acontecer. O resultado das análises é apresentado em nossa plataforma on cloud, onde se oferece uma forma de vincular informações de forma geolocalizada e em tempo real.


Bright CitiesÉ uma plataforma exclusiva de diagnóstico de cidades para gestão pública. A ferramenta tem o objetivo de proporcionar otimização da gestão pública, resultando em melhor qualidade e menor custo de execução dos serviços públicos e aceleração do uso de soluções inteligentes benchmarks contribuindo significativamente para a evolução das cidades.


CONFIRM8: Sistema web e aplicativo móvel possui três lógicas de coleta de dados para absorver qualquer tipo de processo técnico (inspeções, auditorias, fiscalizações, manutenções, etc), fornecendo diferentes tipos de gestão, como: equipes técnicas, gestão eletrônica de documentos, gestão de chamados, gestão de ativos, gestão de não conformidade, gestão de múltiplas bases operacionais e gestão de insumos.


NoLeak: Solução que utiliza câmeras/vídeos para extrair uma "impressão digital" do modo de andar de uma pessoa. Com isso, é possível identificar esta pessoa mesmo sem a face visível e a longas distâncias (100 metros), pois apenas utiliza-se o movimento corporal e o modo de a pessoa andar para gerar esta "impressão digital".


Atman SystemsProdutos e serviços com foco no gerenciamento de trânsito, controle de tráfego e mobilidade urbana. Atualmente, a startup conta com controladores semafóricos instalados em mais de quatro estados, 207 interseções e software de gestão.


ColabHá um enorme vale no relacionamento entre governo e cidadão. Os canais de comunicação do cidadão para o governo, ou eram muito demorados, ou extremamente burocráticos, ou ainda mais: sem nenhuma inteligência de dados por trás deles. O Colab nasce pra simplificar esse relacionamento, construindo uma ponte para trazer mais voz ao cidadão nas decisões do setor público e para trazer mais inteligência nas tomadas de decisão do governo, se baseando em dados.


ONCASENo Brasil, em média, 38,3% da água distribuída é perdida, em parte devido a submedição e vazamentos. Isso equivale a 6,5 trilhões de litros de água. Para resolver os problemas de perdas aparentes de submedição, a startup desenvolveu o SCORA ACQUA, uma solução de IA que analisa e seleciona medidores de água prioritários para troca, com a redução de perdas e aumento do ROI.


Wifi.fiTotens publicitários inteligentes que fornecem Wi-Fi Grátis, democratizando o acesso a Internet em locais de grandes fluxos de pessoas como: praças, parques, pontos turísticos, etc. Além de realizar o projeto de Wi-Fi Livre das cidades, a startup cria comunicação direta do poder público com a população.

 

Selecionamos as 28 Startups… E o que acontece agora?

Os empreendedores dessas startups terão meses de atividades intensas pela frente. De dezembro a março do ano que vem, eles vão receber mentorias e apoio de especialistas para desenvolver e validar seus modelos de negócio. Além disso, irão entrar em contato com gestores públicos, investidores e startups que já atuam em GovTech.

E em 2020 acontecerá o DemoDay, com algumas das startups que se destacaram durante o programa. O evento será aberto para a comunidade, e nele serão anunciadas as vencedoras.


--> Baixe a lista completa das 28 Startups Selecionadas <--

Veja Também:

Programa de Aceleração Inscreva-se para o Webinário de Lançamento da Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

Inscreva-se para o Webinário de Lançamento da Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

No próximo dia 10 de julho, o BrazilLAB lançará a Força-Tarefa Covid-19 em um Webinário com a presença de Letícia Piccolotto, Geórgia Pessoa e Vivianne Naigeborin; participe!

Inovação no Setor Público Prêmio Espírito Público 2020 abre inscrições com homenagens inéditas voltadas a instituições engajadas no combate à Covid-19

Prêmio Espírito Público 2020 abre inscrições com homenagens inéditas voltadas a instituições engajadas no combate à Covid-19

Em sua 3ª edição, premiação nacional irá reconhecer a atuação de profissionais públicos em seis áreas, incluindo equipes de saúde, e irá homenagear instituições na linha de frente do combate à pandemia

Inovação no Setor Público StartupON Centro-Oeste: Guilherme Dominguez participa de debate sobre Governo Digital e Govtechs; assista

StartupON Centro-Oeste: Guilherme Dominguez participa de debate sobre Governo Digital e Govtechs; assista

Organizado pela ABStartups, o StartupON Centro-Oeste contou com três grandes temáticas: Logística, Agronegócio e Agrotechs e Governo Digital e Govtechs.