Compartilhe:

Boa notícia: Prefeitura de Teresópolis terá solução de startup acelerada pelo BrazilLAB

Solução da Fábrica de Negócio, uma das vencedoras do último ciclo de aceleração, usa inteligência artificial para promover auditoria na folha de pagamento da gestão municipal. E isto é só o começo.
Em 22 de July de 2019

Na última edição do DemoDay, um dos destaques foi a participação de prefeitos e representantes de 21 prefeituras do país. Com isso, além de selecionar as startups vencedoras do ciclo de aceleração do BrazilLAB, o evento exerceu o importante papel de conectar empresas de GovTech ao setor público, uma vez que os empreendedores puderam conversar diretamente com quem toma as decisões nas gestões municipais.

E já saiu o primeiro resultado dessa conexão: a Fábrica de Negócio, empresa acelerada pelo BrazilLAB, assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de Teresópolis. Foi a primeira assinatura de um dos vencedores do último ciclo de aceleração.

A empresa vai implementar, no município, o Payroll Audit, solução de auditoria de folha de pagamento. Trata-se de uma ferramenta de mineração de dados que utiliza inteligência artificial para realizar auditoria nas folhas de órgãos públicos – contribuindo para melhores práticas e o bom uso dos recursos públicos. 

 

“Melhor possível”

A economia de tempo também é um destaque. Enquanto a auditoria tradicional pode levar meses para identificar distorções nas folhas de pagamento do funcionalismo municipal (como repetição no pagamento de salários, proventos pagos a funcionários que já faleceram etc), o Payroll Audit realiza o serviço em poucos minutos. Mesmo que a quantidade de dados seja imensa: na Controladoria da Prefeitura do Recife, onde a Fábrica de Negócio já atua, a base é de 37 mil funcionários, e a folha é de R$ 147 milhões.

“A expectativa é a melhor possível”, afirmou Hamilton Alves, CEO e Founder da Fábrica de Negócio. “Acho que com a implementação da ferramenta, daqui a trinta dias, já teremos bons frutos para serem colhidos”. O Prefeito Vinicius Claussen concorda: “Vamos implementar a ferramenta e temos as melhores expectativas em relação aos resultados”.

 

Apenas o primeiro passo

O termo de cooperação prevê, também, a implementação de outras soluções no futuro. A proposta é que a empresa proponha sugestões inovadoras, e de baixo custo, na área de gestão de pessoal. Para formalizar a iniciativa, o termo teve a assinatura do Movimento Brasil Competitivo.

Fernando Rabelo, Consultor de Implementação do BrazilLAB, também participou da formalização. De acordo com ele, dentro de um mês a cidade de Teresópolis já acessará os benefícios proporcionados pela solução. “É quando vai começar a operação da ferramenta aqui na Prefeitura”.  

 

Quer ficar por dentro das implementações e outras iniciativas do BrazilLAB? Nos siga em nossa página do Instagram

 

Você também pode trabalhar com o setor público!

Conheça o Selo GovTech do BrazilLAB, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais!

Relacionados