Compartilhe:

DemoDay: Prefeituras marcam presença e destacam o papel da inovação na gestão pública

Prefeitos e representantes de mais de 20 cidades assistiram às apresentações das seis startups finalistas e ajudaram a selecionar as três vencedoras
Em 27 de March de 2019

No dia 28 de março, em São Paulo, as seis startups finalistas da 3ª edição do Programa de Aceleração do BrazilLAB apresentaram suas soluções de GovTech para uma banca composta por especialistas e representantes de prefeituras - confira os vencedores aqui. Após as apresentações, Beth Blauer, Diretora Executiva e Fundadora do Centro de Excelência Governamental da Universidade Johns Hopkins (GovEx), fez uma breve palestra sobre inovação no setor público.

No evento, estiveram presentes os gestores dos seguintes municípios: Aracaju, Belo Horizonte, Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Petrolina, Petrópolis, Porto Velho, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Luís, Teresópolis e Volta Redonda.

 

Uma aproximação fundamental

A participação de prefeituras é importante não somente porque aproxima os empreendedores e setor público, mas porque contribui para a mudança de paradigmas dentro das gestões municipais. Para Marcus Melo, Prefeito de Mogi das Cruzes (SP), “a inovação e a tecnologia são caminhos” para algumas mudanças urgentes na esfera pública. Sobre a participação no evento, Melo ficou satisfeito: “quero parabenizar pela iniciativa. Como jurado, foi maravilhoso acompanhar as apresentações das startups.”

Guti, Prefeito de Guarulhos, também aprovou o evento: “gostamos muito, porque vimos como soluções inovadoras e, muitas vezes, baratas, podem de fato melhorar a qualidade de vida das pessoas. Já Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto, destacou a variedade das soluções apresentadas: “o evento demonstrou extrema inovação no sentido de trazer soluções que certamente cabem para muitos dos milhares de municípios do país. Os prefeitos estão ávidos para encontrar soluções mais eficientes e menos onerosas.”

 

Favorável à inovação de todos os tipos

Já para Miguel Coelho, Prefeito de Petrolina (PE), a inovação é “importantíssima” para as prefeituras porque elas estão “no centro da burocracia”. E não somente a inovação tecnológica, mas na forma de pensar e realizar a gestão. “Precisamos encurtar os processos para serem mais ágeis, para que tenhamos resultados melhores graças ao tempo economizado. Sou muito favorável à inovação de todos os tipos, desde o pensamento até as processuais”, afirma ele.

Sobre a participação no DemoDay, Miguel Coelho destaca a “oxigenação” por um “contexto de fora”. “Como nós estamos sempre muito envolvidos na gestão, 24 horas por dia, sete dias por semana, é sempre bom sairmos um pouco para conhecermos o que está acontecendo em termos de novidade, até para entendermos o que pode nos ajudar no dia a dia”, afirma o Prefeito.

 

Soluções na bagagem

Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth ressaltou o estreitamento de laços com empreendedores: “fiquei muito feliz por poder acompanhar as soluções tecnológicas apresentadas aqui. Estamos perto da inovação e vermos essa nova geração apresentando propostas pra gestão pública é muito importante, vai ajudar demais.”

E Vinicius Claussen, Prefeito de Teresópolis, voltará para a cidade de “mala cheia”: “acabei de ver seis projetos maravilhosos. Saio daqui muito impressionado com o que vi. Vou levar para Teresópolis soluções gratuitas para melhorar a vida das pessoas e trazer mais tecnologia para a gestão pública.”

 

Na próxima edição pode ser você no palco!

A quarta edição do Programa de Aceleração terá suas inscrições abertas em breve! Clique aqui para não perder nenhuma novidade. Você pode vir a ser uma das aceleradas do BrazilLAB e contar com uma rede de especialistas e gestores públicos em sua jornada!

Nosso programa tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os principais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Faça parte!

Relacionados