Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
GovTech Governo Digital Guilherme Dominguez ABstartups StartupON BrazilLAB

StartupON Centro-Oeste: Guilherme Dominguez participa de debate sobre Governo Digital e Govtechs; assista

01/07/2020

Organizado pela ABStartups, o StartupON Centro-Oeste contou com três grandes temáticas: Logística, Agronegócio e Agrotechs e Governo Digital e Govtechs.

A pauta GovTech esteve presente no StartupON Centro-Oeste, iniciativa organizada pela ABStartups. Na quarta-feira (01/07), o Diretor do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, participou do debate "Digital ou Morte: como a inevitável transformação digital impactará governo e startups no futuro próximo", ao lado de Rodrigo Scotti (Founder e CEO da Nama), Luis Felipe Salim Monteiro (Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia) e Pablo Valenti (Coordenador Regional de Inovação Digital do BID). Assista abaixo o vídeo na íntegra.

O objetivo da StartupON Centro-Oeste 2020 foi levar aprendizado, interação com empreendedores e especialistas para as regiões afastadas dos grandes polos empreendedores, considerando a impossibilidade de acontecer presencialmente devido à pandemia. Participaram da organização todos os Estados e forão abordamos três grandes temáticas extremamente importantes para a região central do Brasil: Logística, Agronegócio e Agrotechs e Governo Digital e Govtechs.

O Diretor do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, abordou as principais barreiras de entrada para as Startups trabalharem com o poder público. "Um dos maiores aprendizados que tivemos no BrazilLAB foi em relação a falta de uma legislação no Brasil que adimita projetos pilotos que induzam às necessárias contratações diretas depois deste piloto bem-sucedido". Guilherme ressaltou que um dos exemplos de cases sem sucesso de contratação foi a Nama, do CEO Rodrigo Scotti e vencedora do Pitch Gov.SP, que também participou do debate. "Acredito que esteja faltando este último passo para modernizar o ambiente regulatório no que diz respeito às compras públicas de inovação no Brasil", acrescentou Guilherme.

Pablo Valenti, Coordenador Regional de Inovação Digital do BID, destacou também que a tecnologia deve atuar com um meio para atingirmos serviços públicos mais efetivos e de qualidade. "Todos concordam que precisamos acelerar a transformação digital nos governos. Porém, não podemos tratar a digitalização como se ela fosse uma 'palavra mágica'. Mais do que a simples digitalização dos serviços, precisamos ter o foco no impacto que a tecnologia adotada pelos governos geram de impacto na qualidade de vida do cidadão".

Luis Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, reforçou o argumento de Pablo e ressaltou que o Brasil conseguiu "devolver" para a sociedade brasileira cerca de 146 milhões de "horas de burocracia" ao longo dos processos de digitalização dos serviços do Governo Federal. "Esse é um indicador que mostra a possibilidade de termos um Estado menor, de termos um Estado que não está 'pesando nas costas do cidadão'", afirmou Luis Felipe.

Guilherme aproveitou o debate para divulgar em primeira mão o lançamento da Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB, que será divulgada neste Webinário. "Temos uma novidade que irei anunciar em primeira mão. O BrazilLAB vai lançar em julho a nossa Força-Tarefa em resposta ao Covid-19, buscando soluções, não só pensadas para municípios, mas também para Estados e União Federal. Iremos endereçar não somente a questão médica, mas pensando especialmente nas questões sócio-econômicas relacionadas ao impacto da pandemia", destacou.

 

Assista ao debate na íntegra:

Veja Também:

Programa de Aceleração Confira as 15 Startups e PMEs selecionadas para o 1º Batch do Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

Confira as 15 Startups e PMEs selecionadas para o 1º Batch do Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

Foram mais de 250 cadastros e 131 inscrições concluídas de todo o país e de fora dele. Conheça as empresas que têm potencial de transformar o setor público por meio da inovação

Programa de Aceleração Demoday 2020: grande final do 4º Ciclo da Aceleração do BrazilLAB acontecerá no dia 21 de agosto

Demoday 2020: grande final do 4º Ciclo da Aceleração do BrazilLAB acontecerá no dia 21 de agosto

Em exibição de forma inédita, totalmente online, seis startups disputam uma vaga entre as três vencedoras

Inovação no Setor Público GovTech em pauta: confira um resumo dos textos de julho de Letícia Piccolotto no UOL

GovTech em pauta: confira um resumo dos textos de julho de Letícia Piccolotto no UOL

Em sua coluna no UOL Tilt, Letícia Piccolotto abordou no mês de julho os temas de saúde mental, inteligência artificial e liderança adaptativa