Compartilhe:

StartupON Centro-Oeste: Guilherme Dominguez participa de debate sobre Governo Digital e Govtechs; assista

Organizado pela ABStartups, o StartupON Centro-Oeste contou com três grandes temáticas: Logística, Agronegócio e Agrotechs e Governo Digital e Govtechs.
Em 08 de July de 2020

A pauta GovTech esteve presente no StartupON Centro-Oeste, iniciativa organizada pela ABStartups. Na quarta-feira (01/07), o Diretor do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, participou do debate "Digital ou Morte: como a inevitável transformação digital impactará governo e startups no futuro próximo", ao lado de Rodrigo Scotti (Founder e CEO da Nama), Luis Felipe Salim Monteiro (Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia) e Pablo Valenti (Coordenador Regional de Inovação Digital do BID). Assista abaixo o vídeo na íntegra.

O objetivo da StartupON Centro-Oeste 2020 foi levar aprendizado, interação com empreendedores e especialistas para as regiões afastadas dos grandes polos empreendedores, considerando a impossibilidade de acontecer presencialmente devido à pandemia. Participaram da organização todos os Estados e forão abordamos três grandes temáticas extremamente importantes para a região central do Brasil: Logística, Agronegócio e Agrotechs e Governo Digital e Govtechs.

O Diretor do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, abordou as principais barreiras de entrada para as Startups trabalharem com o poder público. "Um dos maiores aprendizados que tivemos no BrazilLAB foi em relação a falta de uma legislação no Brasil que adimita projetos pilotos que induzam às necessárias contratações diretas depois deste piloto bem-sucedido". Guilherme ressaltou que um dos exemplos de cases sem sucesso de contratação foi a Nama, do CEO Rodrigo Scotti e vencedora do Pitch Gov.SP, que também participou do debate. "Acredito que esteja faltando este último passo para modernizar o ambiente regulatório no que diz respeito às compras públicas de inovação no Brasil", acrescentou Guilherme.

Pablo Valenti, Coordenador Regional de Inovação Digital do BID, destacou também que a tecnologia deve atuar com um meio para atingirmos serviços públicos mais efetivos e de qualidade. "Todos concordam que precisamos acelerar a transformação digital nos governos. Porém, não podemos tratar a digitalização como se ela fosse uma 'palavra mágica'. Mais do que a simples digitalização dos serviços, precisamos ter o foco no impacto que a tecnologia adotada pelos governos geram de impacto na qualidade de vida do cidadão".

Luis Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, reforçou o argumento de Pablo e ressaltou que o Brasil conseguiu "devolver" para a sociedade brasileira cerca de 146 milhões de "horas de burocracia" ao longo dos processos de digitalização dos serviços do Governo Federal. "Esse é um indicador que mostra a possibilidade de termos um Estado menor, de termos um Estado que não está 'pesando nas costas do cidadão'", afirmou Luis Felipe.

Guilherme aproveitou o debate para divulgar em primeira mão o lançamento da Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB, que será divulgada neste Webinário. "Temos uma novidade que irei anunciar em primeira mão. O BrazilLAB vai lançar em julho a nossa Força-Tarefa em resposta ao Covid-19, buscando soluções, não só pensadas para municípios, mas também para Estados e União Federal. Iremos endereçar não somente a questão médica, mas pensando especialmente nas questões sócio-econômicas relacionadas ao impacto da pandemia", destacou.

 

Assista ao debate na íntegra:

Relacionados