Compartilhe:

5 startups que prometem levar inovações ao setor público

Modelo Business to Governement (B2G) é aposta de algumas empresas iniciantes
Em 18 de December de 2018
*Publicado originalmente por ComputerWorld.

As Startups estão ganhando espaço no mercado apostando em soluções customizada e inovadoras para diversos setores. Um dos focos, claro, é na esfera governamental, onde está boa parte dos grandes contratos de tecnologia. O portal Computerworld listou  5 Startups que estão com soluções GovTechs. Das cinco empresas listadas, três já passaram pelo Programa de Aceleração do BrazilLAB:  4MTI, CityTech e Boostr.

Criar tecnologias para resolver problemas de áreas estratégicas, reduzir burocracia e custo, além de melhorar processos e a relação entre governantes e cidadãos, têm sido os objetivos de muitos empreendedores.

Conhecido como Business to Governement (B2G), o modelo é a aposta de empresas iniciantes para gerar negócios na esfera pública. Embora ainda seja uma prática pouco utilizada, cada vez mais as startups estão buscando o seu espaço para levar as suas inovações para o setor público.

Conheça cinco startups que estão seguindo este caminho:

 

1Doc

Aumentar a transparência e gerar redução de custos nas gestões municipais. Esse é o objetivo da 1Doc, startup de Santa Catarina que desenvolveu uma plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e gestão documental. A solução aumenta a eficiência nos trâmites internos entre as Secretarias do Poder Executivo Municipal e, com mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, visa promover a celeridade dos atos administrativos e permite transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. Cerca de 50 muncípios brasileiros já utilizam a solução na gestão municipal.

 

4MTI

Levar informação para o gestor público por meio da tecnologia. Essa é a missão da 4MTI, startup de Minas Gerais que criou uma solução que utiliza de tecnologia big data para centralizar todas as informações em uma única plataforma. Com isso, gestores de todas as esferas de governo conseguem ter uma visão geral da informação solicitada a partir de relatórios instantâneos e intuitivos. O Ministério Público de Minas Gerais é um dos órgãos que utiliza a solução da startup.

 

CityTech

Usar tecnologias e ferramentas de ponta para construir cidades mais inteligentes e cognitivas é o principal objetivo da CityTech, startup que oferece soluções digitais para ajudar empreendedores, governos locais, empresas, universidades e a sociedade civil a construir cidades mais inteligentes. A partir da sua solução, baseada em inteligência artificial, gestores e equipes de governos, em todos os níveis, podem acessar informações, pontos de vista, tendências e temas prioritários sobre o que as pessoas estão falando sobre uma determinada cidade na Internet.

 

Boostr

Auxiliar gestores públicos que desejam aumentar a eficiência da máquina pública e obter maior transparência ao reduzir perdas de arrecadação e ao identificar novas oportunidades de ganhos de eficiência. É com esse foco que a Boostr busca levar inovação ao setor público. A startup utiliza de big data e inteligência artificial para processar e analisar grandes volumes de dados digitais de pessoas e empresas, transformando em inteligência. Desta maneira, busca-se resolver problemas de gestão e comunicação, especialmente na organização das informações da máquina pública.

 

WeGov

Estimular ações inovadoras no setor público por meio de métodos e ferramentas específicas é o foco da WeGov,  startup qye trabalha em parceria com servidores públicos para difundir métodos e ferramentas que os auxiliem a encontrar e implementar soluções inovadoras para problemas ou desafios enfrentados em suas instituições. O trabalho da WeGov é caminhar lado a lado com servidores e gestores públicos na busca de caminhos mais promissores e eficientes para a prestação do serviço público.

 

Leio o artigo no site do Computerworld.

Relacionados