Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
GovTech Tecnologia Inovação ENAP Semana de Inovação

Soluções de govtech de Recife e Penedo (AL) são destaques em Semana de Inovação realizada em Brasília

29/11/2019

Parceria com startups da rede do BrazilLAB permitiu que os municípios avançassem no tratamento à saúde e na auditoria de contas públicas

Depois do Smart City Expo em Barcelona, do Web Summit em Lisboa e do GovTech Summit em Paris, foi a vez de Brasília sediar um importante evento sobre inovação no setor público: a 5ª Semana de Inovação. Organizada pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública -, a edição teve, como tema, “Governo para as Pessoas”, sendo abordados assuntos como Experiência do Usuário no Setor Público, Transformação Digital, Tecnologias Exponenciais, Formulação de Políticas Baseadas em Evidências, e Inteligência Artificial em Políticas Públicas. 

Um dos destaques do evento foi a mesa redonda “Governos e Startups - Os Desafios pós-contratação”. Ela reuniu atores municipais que já contrataram e startups que já venderam soluções de inovação para debaterem sobre os principais desafios enfrentados e aprendizados na implementação dos projetos. Na conversa, “contratantes e contratados” expuseram seus pontos de vistas e experiências sobre a implementação de uma mesma solução de inovação em determinado município. 

Estiveram presentes Hamilton Alves, CEO e founder da Fábrica de Negócio (uma das vencedoras do último ciclo de aceleração do LAB), Jonas Melo, Gerente Geral de Tributos Mercantis na Secretaria de Finanças do Recife, Gustavo Menezes, Co-fundador e Diretor de Relações Governamentais e Comerciais da PGS Medical, e Marcos Maggi, Presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Penedo - ICT Penedo, e Diretor Operacional da PGS Medical, Marcius Beltrão, Prefeito do Município de Penedo (AL). A mediação ficou a cargo de Renato Rebelo – Diretor de Inovação e Governo Digital da Fundação Brava e Diretor de Projetos do BrazilLAB.

 

Penedo e a redução de internações

O debate já começou com uma informação alarmante: “Cerca de 4% da população brasileira consome 50% de todos os recursos aplicados na saúde pública”, afirmou o Prefeito de Penedo Marcius Beltrão. Ele se refere aos doentes crônicos, portadores de doenças graves, e explica o que se tornou uma bem-sucedida iniciativa de melhorar o atendimento. “No nosso município, procuramos mudar a situação por meio de uma monitoria maior, melhorando a anamnese dos pacientes e, com isso, reduzindo internações e aprimorando o cuidado de pacientes crônicos.” Para isso, o município contou com a parceria da PGS Medical, startup que tem o Selo GovTech. A PGS desenvolveu uma solução online para uso das equipes de atenção básica do município, com a finalidade de melhorar a gestão e o monitoramento de pacientes com doenças crônicas e casos complexos.

Com a adoção da plataforma por parte das equipes de saúde do município, foi possível estabelecer linhas de cuidados específicas e individualizadas de cada paciente acompanhado. “Foi isso que gerou a melhoria significativa na qualidade de vida dos monitorados, cerca de 2.400 pacientes, e também a economia de recursos financeiros e de materiais no custeio da saúde municipal”, destacou o Prefeito.      

“Estamos falando de pessoas que nem saíam da cama por conta de doenças como diabetes”, contou Gustavo Menezes, Diretor da PGS Medical. “A solução permitiu melhorar muito o atendimento a esses pacientes, que hoje conseguem não só se levantar, mas também realizar tarefas diárias”.

 

Recife colocando as contas em ordem

A seguir, foi apresentado o caso de sucesso de Recife. Em parceria com a Fábrica de Negócios, a capital pernambucana tornou-se referência no combate à a evasão fiscal e à fraude do ISS. De acordo com Hamilton Alves, isso ocorre graças à inteligência de dados: “desenvolvemos soluções na área de analytics, fazendo cruzamento de grandes volumes de dados para combater erros e fraudes”. 

Com isso, a Fábrica de Negócio gerou economia de tempo e de recursos: a auditoria na folha de pagamento de órgãos públicos, que antes levava meses para ser concluída, passou a ser realizada em poucos minutos. E a identificação de erros e fraudes permitiu à Prefeitura otimizar um importante volume de recursos. 

“No nosso trabalho, procuramos ter a visão do órgão público voltada para ele mesmo e a visão do órgão público para o contribuinte”, afirmou Hamilton. De acordo com ele, esses resultados só foram possíveis graças à adesão de Jonas Melo, Gerente Geral de Tributos Mercantis na Secretaria de Finanças do Recife. “A troca foi enorme. Nós tínhamos a tecnologia, mas eles tinham o conhecimento de como aplicá-la. E quando juntamos isso, produzimos soluções que têm causado um impacto muito grande em processos tão complexos. O maior aprendizado que tivemos em pós-contrato foi a aula de gestão pública com essa equipe liderada pelo Jonas, que conhece o servidor lá na ponta, e sabe como trabalhar com ele.”

Veja Também:

Agenda GovTech: eventos de dezembro para você ficar de olho

Agenda GovTech: eventos de dezembro para você ficar de olho

O ano está acabando, mas dezembro ainda tem alguns eventos na área de inovação que merecem a sua atenção. Confira:

Cidades Inteligentes Smart City Expo: Brasil marca presença no principal evento global de cidades inovadoras

Smart City Expo: Brasil marca presença no principal evento global de cidades inovadoras

Realizado em Barcelona, o congresso teve a participação de uma delegação brasileira com empresários, startups, representantes de órgãos governamentais e prefeitos. O BrazilLAB também marcou presença.

Inovação no Setor Público Inovação na saúde pública: estudo mostra, mais uma vez, que este é o caminho

Inovação na saúde pública: estudo mostra, mais uma vez, que este é o caminho

Algoritmos ajudam a prever a qualidade de vida futura de pacientes oncológicos graves. Conheça startups aceleradas pelo BrazilLAB que já estão colocando a tecnologia a serviço da transformação no atendimento à saúde.